quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sobra veículo e falta guarda em Jaboatão


TRÂNSITO Responsável por ordenar o tráfego da segunda maior frota de Pernambuco, a Secretaria Executiva de Trânsito e Transporte (SETT) sofre por causa do déficit de agentes
Jorge Cavalcanti


A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife reforçou na semana passada o efetivo com mais 180 agentes. Enquanto isso, na vizinha Jaboatão dos Guararapes, a Secretaria Executiva de Trânsito e Transporte (SETT) apenas reduz de tamanho. Hoje, tem 68 guardas. Para o trabalho de rua, o número é bem menor. São entre oito e dez funcionários, por turno, para fiscalizar e orientar a frota do segundo maior município de Pernambuco. De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), são quase 143 mil veículos cadastrados na cidade.

Há 12 anos, quando o primeiro concurso público foi realizado, 150 agentes foram chamados para extinta Empresa Metropolitana de Trânsito e Transporte (EMTT). Mas dezenas de cargos foram entregues, sem que houvesse reposição. A prefeitura reconhece o déficit e estima que são necessários, pelo menos, mais 200 guardas para suprir a demanda.

Para agravar o quadro, dos 68 agentes atuais, sete estão à disposição de outros órgãos e poderes e outros 11 são designados para serviços internos, restando apenas 50 guardas. Para os próximos dias, a expectativa é que a SETT perca outros quatro servidores, elevando ainda mais o déficit. Eles passaram no concurso do Detran e serão convocados em breve.

Alguns moradores perceberam, ao longo dos anos, a redução do número de agentes na rua. "No horário de pico, quando vou levar os meninos à escola, não vejo mais um guarda na Avenida Bernardo Vieira de Melo. Antes, era comum. Mais, na volta para casa, sempre tem um perto da prefeitura, na Avenida Barreto de Menezes", criticou a universitária Fabiana Valença, 35, moradora de Piedade.

SEM SERVENTIA

No pátio da SETT, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade, um exemplo da ausência de agentes: cinco motocicletas estão encostadas, sem ter gente para pilotá-las. "Estamos defasados. Quando assumi, os agentes já estavam à disposição. E os que trabalham internamente vão para a rua, quando necessário, como no Carnaval, por exemplo", admitiu o secretário executivo de Trânsito e Transporte, William Carvalho, coronel reformado da Polícia Militar.

A Prefeitura de Jaboatão encaminhou um projeto de lei à Câmara, para realizar o terceiro concurso público para a gestão do tráfego, com a abertura de 100 novas vagas, de acordo com o secretário. O número representa apenas a metade do quantitativo necessário, mas significaria uma melhoria na SETT.

Mas, devido às imposições legais para a contratação em ano de eleições, o coronel William prefere não estipular prazo para a convocação dos aprovados. Diz apenas que todo o processo deve ser concluído no próximo ano. Os agentes provados no primeiro concurso, em 1998, foram convocados dois anos depois. Em 2004, a prefeitura realizou a segunda seleção.

A SETT não sofre apenas com falta de agentes. O órgão tem apenas quatro viaturas. E não possui guincho para a remoção de veículos nem rádios para a comunicação entre os agentes. A frota de veículos da capital pernambucana é quatro vezes maior do que a de Jaboatão. Para efeito comparativo, a CTTU tem hoje 580 guardas, 40 viaturas e um guincho. Um contrato dá a possibilidade do órgão acionar outros cinco pequenos guindastes, caso necessite.

Apesar da diferença em termos de estrutura, a capital pernambucana e Jaboatão assumiram a gestão do trânsito na mesma época. O primeiro o fez em dezembro de 2012. A cidade vizinha, um mês depois.

Na semana passada, a reportagem do JC circulou pelo centro comercial do bairro de Prazeres, cujo tráfego de veículos é agravado por causa dos caminhões de carga e descarga. Na esquina da Avenida Barreto de Menezes com a Rua Santo Elias, usuários do transporte público encontram dificuldades para embarcar nos ônibus. Dezenas de motocicletas estacionam à frente da parada. E os passageiros são obrigados a ficar no meio da rua. A sinalização que diz que o estacionamento vale apenas para táxi é desrespeitada por veículos particulares e caminhões.
 
Fonte: Jornal do Commercio/cidades 6

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