quinta-feira, 18 de julho de 2013

Humberto critica rejeição do Congresso ao plebiscito


Senador lembra que vontade de mudanças foram pedidas nas ruas do País (Foto: Divulgação)











Na tribuna do Senado, o senador Humberto Costa (PT) criticou a recusa do Congresso Nacional de atender a proposta da presidente Dilma Rousseff (PT) de fazer um plebiscito com o fim de garantir uma reforma política com participação popular. O petista, inclusive, classificou como estapafúrdias algumas das proposições lançadas por colegas de parlamento. Costa citou a possibilidade de rejeições – por parte de tribunais eleitorais – de contas eleitoras serem ignoradas como um exemplo.

“O que nós temos visto até agora é um conjunto de iniciativas pra debater a reforma , que tem produzido as coisas mais diferentes, algumas delas até estapafúrdias. Hoje, tive a oportunidade de ver nos jornais que uma comissão da Câmara teve o brilhantismo de propor que aqueles que tivessem tido suas contas eleitorais reprovadas pudessem participar do processo eleitoral naturalmente. Entendo que essa ação vai exatamente contra o que todo mundo está querendo”, disparou.

Humberto lembrou que a necessidade da implementação de uma reforma política ganhou força com as manifestações de rua que aconteceram em todo o País. O que, para o petista, garanti-lhe um caráter de essencial para o aperfeiçoamento da democracia brasileira, destacando que o Parlamento tem que discutir a questão.
“Agora é a hora de nós resolvermos os grandes problemas. E é por isso que nós temos de trazer o debate da política para o Congresso Nacional”, disse o senador.

Um dos temas mais importantes da Reforma Política, segundo o Humberto, diz respeito ao modelo do financiamento de campanha. O petista questionou o atual formato do sistema eleitoral, no qual grandes empresas podem doar para candidatos, favorecendo a troca de favores e a corrupção.


Nenhum comentário :

Postar um comentário