quinta-feira, 25 de julho de 2013

Vivo tem lucro de R$ 914,2 mi no 2º trimestre


(AE) – A Telefônica Vivo registrou um lucro líquido de R$ 914,2 milhões no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

A receita líquida foi de R$ 8,491 bilhões no segundo trimestre, crescimento de 3% sobre igual intervalo do ano passado.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia terminou o período em R$ 2,575 bilhões, uma queda no período de 16,7%, com uma margem de 30,3%, a qual representou uma retração de 7,2 pontos porcentuais.
Segundo a empresa, o Ebitda do segundo trimestre está afetado pela venda de torres realizada no período, que geraram receitas de R$ 79,6 milhões.

A empresa informou ainda o resultado do Ebitda recorrente, sem o valor da venda da torres, que ficou em R$ 2,495 bilhões, uma queda de 8,6%. A margem Ebitda recorrente ficou em 29,4%, com uma queda de 3,7 pontos porcentuais.

RECEITA MÉDIA POR USUÁRIO – A Telefônica Vivo registrou uma receita média por usuário (ARPU, em inglês) de R$ 22,8 no segundo trimestre, representando uma alta de 4,1% sobre igual período do ano passado, de acordo com o relatório de administração que acompanha o balanço da empresa. O ARPU do segundo trimestre foi puxado por dados, que registrou uma alta de 23,4% na receita média, para R$ 7,4. Já o ARPU de voz recuou 3,1%, para R$ 15,5.

A receita líquida do segmento móvel da empresa cresceu 8%, para R$ 5,540 bilhões. Esse desempenho foi impulsionado pelo aumento da receita de dados e serviços de valor adicionado, de 24,7%, e também pela venda de aparelhos, com alta de 90,6%. Já a receita de uso de rede recuou 17,2% na comparação anual, em razão dos cortes de taxas de interconexão. Sem esse efeito regulatório, a receita de uso de rede teria queda de 7,4%, como explica a companhia no relatório de desempenho do segundo trimestre.

A operadora terminou o segundo trimestre com 76,2 milhões de acessos, alta de 0,6%. Deste total, houve um aumento de 20,4% da base pós-paga, para 20,6 milhões. No segmento pré-pago, os acessos terminaram o período em 55,5 milhões, uma queda de 5,2%. Assim, as adições líquidas da empresa somaram 212 mil acessos.

A empresa informou que segue uma política mais restritiva com clientes pré-pago sem tráfego e sem receita. Segundo a companhia, mesmo assim, obteve um aumento de 9,2% do volume financeiro das recargas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário