sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bikes para alugar em Jaboatão


Serviço chega ao município com quatro estações e 40 bicicletas disponíveis

A partir de hoje, mais pesssoas na Região Metropolitana do Recife (RMR) terão acesso ao serviço de aluguel de bicicletas públicas. Quatro estações do Bike PE começaram a funcionar, em Jaboatão dos Guararapes, inaugurando a participação do município no projeto. Ao todo, 40 bicicletas estarão disponíveis para a população local (de 644 mil habitantes) e turistas. Uma quinta estação está prevista e pode ser instalada até o fim deste ano. O local estudado fica nos arredores do Shopping Guararapes.

Das quatro estações instaladas em Jaboatão, três ficam no bairro de Piedade e uma em Prazeres. Os critérios utilizados para a escolha dos locais foram a proximidade com relação a centros comerciais, pontos turísticos, terminais de ônibus e metrô e outros equipamentos urbanos, como escolas e faculdades. As que começam a funcionar hoje estão na frente da igrejinha de Piedade, na praça de Massangana, na estação de metrô Monte dos Guararapes e perto da Faculdade dos Guararapes.

A gerente de programação e informação da Secretaria Municipal de Mobilidade, Lúcia Recena, acredita que, no primeiro momento, as bicicletas poderão ser usadas mais como opção de lazer tanto para a população local quanto para turistas. “Muitas pessoas usam nossas ciclofaixas diariamente principalmente com a finalidade de deslocamento para o trabalho ou a escola. No caso das bicicletas de aluguel, acredito que deverão atrair, primeiramente, os que buscam lazer. Mas só uma pesquisa posterior poderá identificar essa demanda”, observou.

O projeto é realizado pela Secretaria das Cidades em parceria com o grupo Serttel/Samba e o banco Itaú. Juntando com o Recife e Olinda, já são 240 bicicletas e 70 estações. Uma vantagem das bikes de aluguel é que elas podem ser usadas por até 30 minutos sem custo. O usuário do cartão VEM também pode usá-las quantas vezes quiser, todos os dias, pagando apenas R$ 10 por ano. Em muitos casos, elas servem com transporte complementar para os que andam de ônibus ou metrô.


Nenhum comentário :

Postar um comentário