terça-feira, 20 de agosto de 2013

Em São Paulo, Dilma promete seleção todo mês para preencher Mais Médicos


A presidenta da República, Dilma Rousseff, na entrevista que deu às rádios ABC e Brasil Atual FM, nesta segunda-feira, em São Paulo-SP, também falou do programa Mais Médicos.

“Pacto pela Saúde, a mesma coisa. Nós constatamos que tem 700 municípios no Brasil que não têm nenhum médico. Constatamos que tem 1.900 municípios que têm menos de um médico por 3 mil habitantes. Então fizemos um programa que se chama Mais Médicos, que faz parte do Pacto da Saúde, cujo objetivo é a expansão do número de profissionais. O primeiro objetivo é esse: a expansão do número de profissionais, e combina duas ações. A primeira ação: ampliar a formação de médicos no Brasil. Até 2017 nós vamos criar mais 11.400 vagas em cursos de Medicina e 12 mil vagas para residências em áreas prioritárias, como: Pediatria, Cardiologia, Ginecologia e outras.

“Além disso, a contratação imediata de profissionais para atuar nas periferias das regiões metropolitanas, onde falta médico, na grande Santo André... aliás, no grande ABC falta médico, Santo André, São Bernardo. Talvez em São Caetano não falte, que é o maior IDH do Brasil, mas falta em Mauá, falta em Rio Grande da Serra, enfim, falta nos outros municípios. E nós priorizamos a seleção dos médicos brasileiros. Não tendo médicos brasileiros – o que é médico brasileiro? Médico formado aqui –, vamos priorizar médicos formados no exterior. Priorizar, não, nós vamos utilizá-los porque você não tem quem botar, você não tem médico para colocar, nós vamos colocá-los. No primeiro mês de adesão, agora, teve 3.511 municípios que se inscreveram no Brasil inteiro e demandaram 15.470 médicos. Nós conseguimos selecionar 1.618 profissionais na primeira seleção. É bom saber que vai ter seleção aberta todo mês, até que a gente consiga preencher todo o número. Nós só conseguimos 1.618, vamos buscar chegar até os 15 mil. A partir, agora, de agosto começou a segunda seleção, que ainda não foi concluída. Nós também apostamos muito em ampliar a infraestrutura, tanto UBS quanto hospitais, é o caso do hospital novo lá em São Bernardo, que vai, até o final do ano, ser inaugurado, e UPAs – hospitais, eu já falei –, postos de saúde. Num total, nós investimos, para isso, mais 15 bilhões para ampliar isso. Então, eu acredito que nós vamos ter, desses dois pactos, uma boa resposta”.


Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2013/08/19/em_sao_paulo_dilma_promete_selecao_todo_mes_para_preencher_mais_medicos_157417.php

Nenhum comentário :

Postar um comentário