sábado, 24 de agosto de 2013

Humberto defende vinda de médicos estrangeiros


O senador Humberto Costa (PT) defendeu, na última quinta-feira (22), em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, a chegada de quatro mil médicos cubanos ao Brasil para atender regiões que enfrentam escassez ou ausência desses profissionais.

Durante o encontro – que discutiu “o Programa Mais Médicos sob a ótica dos direitos humanos” – Humberto considerou inaceitável o nível das críticas feitas por alguns setores ao acordo realizado pelos Ministérios da Saúde do Brasil e de Cuba com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para a vinda dos médicos.

“O argumento mais rasteiro, a coisa mais terrível que eu tenho ouvido até agora é o discurso seguinte: ‘esses cubanos, comunistas…’ Isso é coisa de discurso de militar na época da ditadura, é de gente autoritária”, criticou o senador. “Os profissionais de Cuba são bem formados. Cuba tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo”, complementou citando que no Brasil a média é de 1,8 médico para cada mil habitantes, enquanto em Cuba, o número sobre para seis médicos para cada mil habitantes.


Nenhum comentário :

Postar um comentário