Pouco mais de mil produtores de cana da antiga Usina Catende poderão receber a subvenção federal de R$ 12 por tonelada de cana fornecida na safra 2010-11. Eles estavam impedidos de requerer o subsídio devido a problemas com a gestão da Usina Catende. Os produtores deviam apresentar notas fiscais da cana fornecida da referida safra, mas a documentação não foi emitida pela usina, inviabilizando a participação deles no programa. Porém, a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e o novo síndico Usina, José Lindoso, conseguiram reverter a situação em tempo. Com a iniciativa, serão destinados R$ 2,1 milhões para esses agricultores.
Todavia, os produtores beneficiados devem ficar atentos ao prazo. Ele já acaba no próximo dia 12 de fevereiro. “Todos precisam assinar as declarações de fornecimento da cana-de-açúcar na Secretaria Municipal de Agricultura do município de Catende”, explica o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima. A assinatura será coletada na secretaria porque a usina não funciona mais. O dirigente informa que quem perder o prazo, não terá outra oportunidade para receber a subvenção. As declarações serão anexadas às notas fiscais da cana, que estão sendo emitidas pela massa falida da Usina Catende.
Com a documentação reunida, a AFCP as enviará para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O órgão federal é o responsável por organizar e liberar o pagamento de cada produtor apto a participar do programa. Lima aproveita para agradecer a sensibilidade do atual síndico da massa falida da usina Catende diante do caso, pois, segundo informa o dirigente, foi fundamental para que os antigos produtores de cana conquistassem o direito de receber a subvenção.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=151433
Nenhum comentário :
Postar um comentário