quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Estado e Caixa pagarão indenizações dos prédios-caixão. Prefeituras, auxílio-moradia

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Parte de prédio desabou há quatro dias em Boa Viagem. Foto: Guga Matos/JC Imagem
Com informações de Julio Cirne, repórter do Blog
Quatro dias depois do desabamento parcial de um prédio-caixão em Boa Viagem, a Justiça Federal chegou a uma definição nesta terça-feira (5) sobre a participação que o Governo de Pernambuco, a Caixa Econômica Federal (CEF) e as prefeituras de cinco cidades do Grande Recife, incluindo a capital, terão nos edifícios desse tipo em que sejam constatados risco à vida.
A identificação dos prédios deve ser realizada na próxima semana pela Defesa Civil e naqueles que apresentem risco aos moradores e a terceiros, o auxílio-moradia deve ser pago pelas prefeituras, enquanto o Estado e a Caixa, juntos, arcarão com as indenizações.
Durante a audiência pública realizada nesta terça, a Prefeitura do Recife apresentou a estimativa de que existem 340 prédios-caixão com risco muito alto de desabamento na cidade. Destes, apenas 124 estão interditados. Outros 28 possuem laudos e 215 ainda estão ocupados.
Além do Recife, também estão envolvidas nos processos as cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Camaragibe. O estudo de impacto que será apresentado na próxima semana deve fechar o acordo já com os valores que cada ente deve repassar.
O levantamento será feito em parceria entre a Caixa o Estado. As duas partes ainda debatem qual o percentual das indenizações que cada um pagará. Na última reunião, o governo havia prometido dois terços, mas recuou e agora quer arcar apenas com um.
Na audiência pública, o Estado alegou que o Orçamento está comprometido com outras obras, como o setor de transporte e mobilidade. Os BRTs foram citados como exemplo. A mudança de postura não foi bem recebida pela Caixa.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/08/05/estado-e-caixa-pagarao-indenizacoes-dos-predios-caixao-prefeituras-auxilio-moradia/

Nenhum comentário :

Postar um comentário