terça-feira, 30 de setembro de 2014

Armando se compromete com propostas de grupo cultural


Candidato participou de uma sabatina com artistas e produtores culturais (Foto: Leo Caldas/Divulgação)










O candidato Armando Monteiro Neto (PTB) acatou as propostas contidas no manifesto da “Coligação da Cultura de PE”. O petebista participou de uma sabatina com artistas, produtores culturais e profissionais do setor, nesta segunda-feira (29), e se comprometeu em executar as 12 sugestões de ações públicas em seu futuro governo. A pauta, subscrita por mais de mil pessoas, traça algumas diretrizes para a política cultural de Pernambuco pelos próximos quatro anos.
Uma das ações que Armando se comprometeu foi realizar um concurso público para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O certame, segundo o candidato, será feito já no primeiro ano de governo. O objetivo, com o fortalecimento da estrutura, é tornar a Fundarpe mais eficiente frente à condução da política cultural que será implementada em sua gestão e, segundo ele, menos politizada.
Outra promessa do candidato é regionalizar os editais do Funcultura, de modo que os produtores e artistas do interior de Pernambuco se sintam contemplados com acesso a fontes de financiamentos. O senador também garantiu que vai manter a Secretaria Estadual de Cultura no organograma do governo do Estado e, ao mesmo tempo, vai ampliar a rubrica da pasta para celebrar mais investimentos no segmento. Atualmente, os gastos do governo do Estado com a cultura, segundo a categoria, não ultrapassa 0,4% do orçamento estadual.
Armando Monteiro também disse que vai estruturar a TV Pernambuco, que, atualmente, possui um orçamento anual de pouco mais de R$ 1,5 milhão. Com isso, o petebista vai utilizar a emissora estadual para dar vazão à produção artística local. Para o candidato, a cultura tem que estar no centro da estratégia de desenvolvimento de Pernambuco, uma vez que o Estado possui um amplo repertório de produtos no setor.
“A cultura é algo que o Estado precisa vender melhor. E a cultura é transversal. Quando se fala em turismo, tem que se falar em cultura. Educação, cultura. Quer dizer: a cultura tem que estar presente em todas as áreas e ações estratégicas do governo”, afirmou Armando
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=183197

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