segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Estudantes antenados com a ação preventiva da Defesa Civil

Jovens voluntários participam, na UR-11, do trabalho de identificação de áreas de riscos. Eles conscientizam os moradores sobre a importância da prevenção




Foto:Valter Andrade


Com o objetivo de alertar crianças e adolescentes sobre possíveis problemas causados pelas chuvas a moradores de áreas de risco, e a como proceder nessas situações, a Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes realizou, na manhã deste sábado (06/09), a ação “Mapa de Risco Comunitário”.  A atividade contemplou alunos das escolas municipais Eurico Gaspar Dutra e Antônio Vieira de Melo, na UR-11, Regional 2 (Cavaleiro).
Os jovens envolvidos na ação realizaram o mapeamento da Rua Tatuíra, na UR-11. Além disso, receberam informações sobre a atuação da Defesa Civil, o que elas podem fazer para ajudar o órgão e entregaram aos moradores da localidade panfletos informativos sobre a importância da prevenção dos riscos. Eles atuam como voluntários da Defesa Civil, pois contam com os Nudec’s Jovens (Núcleos de Defesa Civil Comunitários) instalados em suas escolas.
Com os Nudec's, os jovens recebem capacitação e atuam realizando trabalhos de conscientização e de prevenção, identificando possíveis pontos de riscos em suas comunidades. A partir daí, a Defesa Civil é comunicada sobre barreiras com risco de deslizar ou outros pontos vulneráveis e realiza as devidas intervenções.
Para a gerente de planejamento do órgão, Rejane Lucena, é muito importante desenvolver este trabalho."Nossa ação visa conscientizar a população e mobilizar os jovens junto às comunidades. Com o mapeamento, identificamos as áreas de risco e os jovens podem ver na prática qual é o papel da Defesa Civil, além de constatar de perto os riscos e entender o que pode ser feito para minimizar esta vulnerabilidade”, explicou Rejane Lucena.
Os jovens participantes mostram-se conscientes da importância do trabalho, em total sintonia com o verbo prevenir. “Uma ação como esta é muito importante para a comunidade entender melhor sobre a questão dos riscos e para a gente conhecer os pontos e informar à Defesa Civil, já que somos voluntários”, disse Talita Aquino, 18, moradora do bairro de Monte Verde. “É muito bom podermos contribuir para salvar a vida das pessoas”, emendou Mateus Alexandro, 11 anos, estudante da Escola Antônio Vieira de Melo.

MUTIRÃO
Nos finais de semana, a Defesa Civil do Jaboatão realiza mutirões para sensibilizar a população, conhecer as áreas de risco e prevenir que a ação das chuvas cause danos maiores aos moradores dos morros. Neste sábado, o mutirão contemplou a 2ª Travessa José Liberato/Getúlio Vargas, na Regional 2 (Cavaleiro). Participaram 45 profissionais, entre engenheiros, coordenadores, técnicos operacionais e motoristas.  Foram realizadas 48 vistorias, colocação de uma lona, capinação em quatro áreas e 28 atendimentos de educação preventiva. 

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-ordem-publica-e-seguranca-cidada/2014/09/06/NWS,417621,52,567,JABOATAO,2132-ESTUDANTES-ANTENADOS-ACAO-PREVENTIVA-DEFESA-CIVIL.aspx

Nenhum comentário :

Postar um comentário