sábado, 13 de setembro de 2014

Pesquisa Ibope: Dilma amplia vantagem com 39%; Marina tem 31%; Aécio Neves, 15%

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (12) mostra o novo cenário pela disputa da Presidência da República nestas eleições. No levantamento, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) lidera com 39% das intenções de voto, ficando na frente da ex-ministra e candidata do PSB Marina Silva, com 31%. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada no último dia 3, Dilma liderava com 37%, contra 33% de Marina, configurando o cenário de empate técnico, levando em consideração a margem de erro. Porém, no levantamento atual, a petista segue liderando a disputa no primeiro turno.
Alguns analistas atribuem como “natural” uma eventual estabilização e até leve queda da ex-ministra Marina Silva nas pesquisas, que foi alçada à condição de candidata após a morte do ex-governador e candidato do PSB Eduardo Campos, no dia 13 do mês passado. Marina se tornou alvo de debates entre os principais candidatos, mas tem fortes chances de seguir para o segundo turno.
Já o senador e candidato do PSDB Aécio Neves tem 15% das intenções de voto nesta rodada da pesquisa. O candidato do PSC, o pastor Everaldo, tem 1%. Os outros candidatos somados têm 1%, e 8% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Dos pesquisados, 5% não souberam ou não responderam.
O instituto Ibope Inteligência entrevistou 2.202 pessoas entre os dias 5 e 8 de setembro em 144 municípios. A pesquisa foi contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00593/2014.
Marina tem vantagem, mas empata com Dilma no segundo turno
O Ibope fez três simulações de segundo turno. Em todas elas, a candidata do PSB sai na frente, apesar de empatar tecnicamente com a presidente Dilma Rousseff (PT). No primeiro cenário, Marina teria 43% das intenções de voto. Já Dilma ficaria com 42%. Apenas um ponto separa as duas candidatas. Neste caso, brancos e nulos somariam 10% e 5% declararam que não saberiam em quem votar.
Num segundo cenário, Dilma venceria Aécio Neves (PSDB) por 48% a 33% dos votos. Neste caso, brancos e nulos somariam 13% e 6% não saberiam em quem votar. Na terceira hipótese pesquisada, Marina Silva venceria Aécio Neves, com 51% contra 27% dos votos. Neste caso, os brancos e nulos somariam 14% e 8% não saberiam em quem votar.
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2014/09/12/interna_politica,529074/pesquisa-ibope-dilma-amplia-vantagem-com-39-marina-tem-31-aecio-neves-15.shtml

Nenhum comentário :

Postar um comentário