terça-feira, 13 de dezembro de 2011

João Paulo diz que não se pode pensar em mobilidade apenas em função da Copa 2014

O ex-prefeito do Recife João Paulo afirmou, nesta segunda-feira, em encontro com a Comissão de Mobilidade da Assembleia Legislativa, que o caminho para a solução dos problemas na RMR é o planejamento de longo prazo e não apenas emergencial.

“Corremos um grande risco de pensarmos em mobilidade só para a Copa e as Olimpíadas, pois a questão do trânsito entrou em colapso total. Em 10 anos a frota nacional cresceu 100%, devemos debater a mobilidade urbana como questão de Estado”, defende o deputado Federal João Paulo. Para ele, o projeto de lei 166, aprovado pelo Senado e aguardando a sanção da presidenta Dilma, irá garantir o planejamento à longo prazo, pois toda cidade com mais de 20.000 habitantes deve ter um programa de mobildade”.

O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe, Silvio Costa Filho(PTB), disse que a visita a João Paulo acrescentou muito à Comissão de Mobilidade Urbana, visto que ele fez importantes intervenções enquanto prefeito do Recife.

Na sua gestão, segundo balanço apresentado pelo próprio, houve a modernização e sincronização dos semáforos nas principais vias da cidade.


Entre outros pontos, foram citados: O registro das obras-Construção da primeira etapa Via Mangue, do corredor Leste Oeste, 21 km de ciclofaixas e ciclovia de Boa Viagem. A Ordem de Serviço para o Capitão Temudo,reurbanização da avenida Caxangá, com duplicação das paradas de ônibus, inversão do trânsito de Boa Viagem. Houve também a retirada de 8.000 kombis e do transporte complementar, para desafogar o trânsito, a municipalização do trânsito, aumentando em 65% os Guarda Municipais,fez o alargamento da rua Dom Bosco (Boa Vista), Herculano Bandeira(Pina), Benfica. Construção da Passarela de Pedestres como no Coque e no Pina e do viaduto Gregório Bezerra, na Ilha do retiro.


Com tantas iniciativas, não se entende porque o Recife não anda?


“Entendo que foi muito importante conversar com João Paulo, sabendo que, na Prefeitura do Recife, ele fez importantes ações como a municipalização do trânsito, acabou com o transporte alternativo e fez grandes obras, como a paralela da Caxangá, da Beira Rio e a inversão do trânsito de Boa Viagem”. Discutimos ações para o futuro. Dentre os pontos abordados, está clara a importância de se investir em transporte coletivo. Está na hora de Recife pensar na criação de uma Secretaria de Trânsito e Transporte coletivo.”

Estiveram presentes o presidente da comissão, Silvio Costa Filho(PTB), os deputados Vinícius Labanca, Júlio Cavalcanti, José Maurício e Gustavo Negromonte, Ossésio Silva, Ricardo Costa e Odacir Amorim.



Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/12/12/joao_paulo_diz_que_nao_se_pode_pensar_em_mobilidade_apenas_em_funcao_da_copa_2014_120851.php

Nenhum comentário :

Postar um comentário