quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rádio na Rádio CBN!



Não perca Robson Leite fala “agora” na rádio no programa CBN total 90.3 AM, apresentado por Aldo Vilela.

Hoje às 15 horas tem Robson Leite na rádio CBN!



Na quarta-feira (29) o vereador é pré-candidato a prefeito da cidade de Jaboatão do Guararapes, Robson Leite (PT) participa às 15h do Debate CBN, na Rádio JC/CBN, com mediação de Aldo Vilela. Robson, falará sobre suas propostas para o município.

Reforma no Conjunto Muribeca

A presidente Dilma Rousseff determinou e, poucas horas depois, a Caixa Econômica Federal deu o primeiro passo para resolver o problema de centenas de moradores do Conjunto Residencial Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, que tiveram que sair de seus apartamentos após interdição.

Reuniões com pessoas que residem nos 15 blocos interditados do condomínio por risco de desabamento e com representantes do governo do Estado e Prefeitura de Jaboatão resultaram no início de elaboração de cronograma de ações no residencial.

O primeiro encontro, entre a Caixa e os moradores, aconteceu logo após Dilma falar sobre o assunto diretamente aos moradores em discurso durante a inauguração de conjuntos habitacionais no Recife, pela manhã.

"Eu determinei à Caixa Econômica Federal o seguinte: não só que ela faça com vocês uma reunião, mas também, que ela leve o seguinte em consideração. Nessa história da Muribeca e dos prédios-caixão, o risco é do morador. Não interessa, em primeiro lugar, de quem é a responsabilidade de ter construído prédios inseguros e colocado gente lá dentro. Isso a gente discute depois. Mas em primeiro lugar nós vamos tratar de resolver o problema da moradia das pessoas que moram nessas condições", destacou a presidente.

A reunião contou com a participação do superintendente Regional da Caixa Econômica, Paulo Nery. À tarde, ele participou de novo encontro, mas dessa vez com o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, e representantes do Executivo estadual.

Segundo Paulo Nery, ações já foram decididas, mas só serão divulgadas após homologação por parte dos órgãos envolvidos prefeitura, governo e CEF.

"Primeiro, ouvimos a demanda dos moradores. Depois, começamos a montar um cronograma de ações", explicou Nery. Segundo ele, o próximo passo é realizar encontro com os moradores, na próxima quarta-feira, às 19h, no Conjunto Muribeca, quando será repassado o cronograma dos planos para os moradores.

No discurso, a presidente também detalhou os critérios do Programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica.

"Essas pessoas correm risco. Para o Minha Casa Minha Vida tem um critério. Nós atendemos aqueles que correm risco. A Caixa Econômica tem a minha determinação de tratar essa questão como prioritária. Num segundo momento, eles discutem a responsabilidade, o que vão fazer, o seguro, o que quiserem. Mas em primeiro lugar, está a segurança das pessoas", garantiu.

O 15º bloco do Conjunto Muribeca foi interditado no último dia 17. Cumprindo decisão judicial, a Defesa Civil de Jaboatão interditou o bloco 199 da quadra 4, onde 32 pessoas residiam.

A decisão atende a uma ação civil pública que tem como alvo a Caixa Seguradora e foi baseada em uma vistoria que constatou a necessidade de interdição imediata para salvaguardar a vida dos moradores.

Fonte: jornal do Commercio

Estado quer otimizar adoção legal

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) participa, na manhã desta terça-feira, da solenidade de assinatura do termo de cooperação entre diversos órgãos do Estado, objetivando prevenir o aborto, o infanticídio e a adoção ilegal de crianças. Intitulada Programa Acolher, a iniciativa foca sua atuação em gestantes em situação de vulnerabilidade que manifestem interesse em entregar seu filho à adoção. O trabalho intersetorial, encabeçado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), busca estratégias sociais para evitar o abandono ou agilizar os trâmites legais para a adoção. A cerimônica será realizada no Centro Integrado da Criança e Juventude, e contará com a presença da secretária-executiva de Atenção à Saúde da SES, Tereza Campos.

“Esse trabalho de acolhimento deve começar na maternidade, para que a mãe informe que quer entregar seu bebê à adoção. Assim, podemos tomar uma série de atitudes para notificar o caso e legalizar a adoção. O trabalho com assistentes sociais e outros órgãos do judiciário também são benéficos para que as mães desistam dessa ideia e até possam ser inclusas em programas sociais e de geração de renda”, afirma a gestora de Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fam.

Entre os objetivos do Programa, haverá o aperfeiçoamento de metodologias de trabalho, no âmbito do Judiciário, voltadas para o atendimento a mães que desejem entregar seu filho para adoção; fortalecimento das articulações entre o Judiciário e a Rede de Proteção do Estado, visando o estabelecimento de ações interligadas de prevenção ao abandono e adoção ilegal de crianças.

As ações do Programa Acolher serão apoiadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria da Mulher, Secretaria da Criança e Juventude, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Ministério Público do Estado de Pernambuco, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de Pernambuco e Metropolitana.

Fonte:http://www.pe.gov.br/blog/2012/02/28/estado-quer-otimizar-adocao-legal/

Pernambuco bate recorde de transplantes de córnea em janeiro

Pernambuco bateu, em janeiro deste ano, o recorde histórico de ses - corneatransplantes de córnea realizados em um mês. Segundo dados da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), 113 pessoas que estavam na lista de espera por uma córnea foram beneficiadas com o procedimento, contra 29 no mesmo período de 2011, o que representa um aumento de 303%.


“Esse número expressivo de transplantes de córnea só foi possível graças ao funcionamento das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes e das Organizações de Procura de Órgãos de Pernambuco (OPOs). Também devemos ressaltar o empenho dos profissionais de saúde. Eles foram indispensáveis no diagnóstico de morte encefálica, acolhimento dos familiares e manutenção do potencial doador”, ressaltou a coordenadora da CT-PE, Zilda Cavalcanti. No Estado, nove serviços são habilitados pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar o transplante de córnea, tendo como centros de referência a Fundação Altino Ventura e o Imip.

Mesmo com os avanços no número de transplantes, a fila de espera por uma córnea ainda é grande, com 1.225 pacientes. Além disso, ainda há espera por rim (1.877 pessoas na lista), fígado (160), rim/ pâncreas (05) e coração (05).

Zé do Rádio – Além das 113 pessoas que voltaram a enxergar ou melhoraram a qualidade da visão, devido à doação de órgãos e tecidos, um transplantado, em especial, tem um grande motivo para comemorar. Ivaldo Firmino dos Santos, o popular torcedor do Sport conhecido como Zé do Rádio, celebra, nesta sexta-feira (02/03), 10 anos do seu transplante de coração. “Este ano eu comemoro aniversário de uma vida nova, uma vida que escolhi querer viver”, disse Zé do Rádio.

Após esperar cinco meses na fila de espera e realizar o transplante, Zé do Rádio se tornou um dos maiores incentivadores da doação de órgãos em Pernambuco. “Só quem passa por uma situação como a minha, sabe a importância desse gesto. Só estou vivo graças ao transplante”, explicou.

Doação – O primeiro passo para o transplante deve ser dado pelo possível doador, ao informar a família sobre sua intenção de doar. No caso de morte encefálica (cérebro paralisa suas funções, mas o coração permanece batendo) do paciente, os parentes devem procurar o médico responsável para assinar um termo de doação. A partir daí, a central encaminhará o órgão para um receptor compatível. A decisão deve ser rápida, para que o transplante seja bem-sucedido. Vale salientar que o corpo do doador não fica mutilado, como muita gente pensa. Os pré-requisitos são os mesmos exigidos para um doador de sangue: não apresentar doenças contagiosas (a exemplo de hepatite e Aids), câncer com metástase, leucemia e ter sido usuário de drogas.

Mais informações sobre transplantes podem ser obtidas através do telefone: 0800-281-2185.

Fonte:http://www.pe.gov.br/blog/2012/02/28/pernambuco-bate-recorde-de-transplantes-de-cornea-em-janeiro/

Câmara aprova texto principal da Funpresp e adia para amanhã votação dos destaques

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, o texto principal projeto de lei do Poder Executivo que cria a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp), menos os destaques que visam a alterar a proposta.

Os destaques devem ser votados amanhã (29). O texto aprovado estabelece a criação de três fundos de previdência complementar – um para os servidores do Poder Executivo, outro do Legislativo e um terceiro para os servidores do Poder Judiciário.

Votaram favoravelmente à aprovação do projeto 318 deputados, 134 votaram contra e houve duas abstenções. A maioria dos partidos encaminhou votação favorável ao texto do relator, deputado Rogério Carvalho (PT-SE). Apenas o PDT, DEM, P-SOL e o PMN recomendaram votação contrária à matéria. O PSD, o bloco PPS/PV e o bloco PSB/PTB/PCdoB liberaram seus deputados para a votação.

Com a criação da Funpresp, os futuros servidores públicos terão garantido pela União uma aposentadoria igual a que é paga aos trabalhadores regidos pelo Regime Geral da Previdência. No entanto, os novos servidores que quiserem aumentar suas aposentadorias terão que aderir ao plano de previdência complementar e contribuir com um percentual a ser negociado. A contribuição do servidor será paritária com a da União até o limite de 8,5%.

Se o servidor optar por contribuir com um percentual menor que os 8,5%, ele poderá fazê-lo e, nesse caso, a contrapartida da União será igual ao percentual de contribuição do servidor. Caso o servidor queira contribuir com percentual acima de 8,5 %, ele poderá contribuir, mas a contrapartida da União não poderá ser superior ao teto de 8,5%.

De acordo com o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), as novas regras de previdência para os servidores públicos estabelecidas com a criação da Funpresp não irão prejudicar os atuais servidores. “Elas só valerão para aqueles que ingressarem no serviço público após a sanção da nova lei”.

Concluída a votação da Funpresp na Câmara, o projeto será encaminhado à apreciação e votação do Senado. Se for modificado pelos senadores, a matéria terá que ser novamente apreciada pelos deputados.

Segundo o secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Jairo Mariz, a partir da sanção da nova lei serão 180 dias para a criação dos três fundos de previdência complementar e 240 dias para a entrada em funcionamento das novas regras. De acordo com ele, a medida visa equacionar o déficit da previdência no futuro.

Edição: Rivadavia Severo

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-28/camara-aprova-texto-principal-da-funpresp-e-adia-para-amanha-votacao-dos-destaques

Operadoras deverão fornecer programa para medir velocidade da banda larga usada pelo internauta

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A partir de amanhã (29), as empresas que fornecem banda larga por rede de telefonia fixa deverão oferecer, por meio das próprias páginas que mantêm na internet, um aplicativo (software) para que os usuários possam medir a velocidade real de conexão que está sendo entregue. A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) definiu hoje (28) o programa que deverá ser oferecido pelas prestadoras na página da operadora ou na página principal de oferta do serviço de banda larga.

A partir de outubro, operadoras de internet fixa e móvel deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada. Esses percentuais deverão aumentar a cada ano, até chegar, em 2014, à média mensal de 80% da velocidade contratada. Atualmente, a velocidade média que é entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada pelos consumidores.

O aplicativo aprovado pela agência reguladora é provisório e será comprado pelas empresas prestadoras do serviço. “Foi uma decisão para atender ao prazo e [por isso] escolhemos um software de fácil utilização. Existem vários softwares de medição no mercado, mas precisávamos de um único para poder comparar o desempenho de todas as empresas”, explicou o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos. O programa final deverá estar disponível até outubro. Até lá, a agência também deverá definir um mecanismo para medir a velocidade de transmissão de dados da internet móvel.

O programa é grátis e vai permitir que o usuário tenha acesso aos resultados de cada medição, que devem mostrar a velocidade instantânea e a média das velocidades medidas. A obrigatoriedade vale para as empresas com mais de 50 mil acessos ativos, que deverão fornecer uma cartilha informativa com a descrição dos parâmetros de qualidade e as instruções sobre a utilização do aplicativo.

A Anatel também definiu hoje a empresa PricewaterhouseCoopers como responsável para aferir a qualidade dos serviços de banda larga de acordo com os parâmetros determinados pela agência.

Edição: Vinicius Doria

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-28/operadoras-deverao-fornecer-programa-para-medir-velocidade-da-banda-larga-usada-pelo-internauta

Pernambuco: Estado e prefeituras dão calote nos compositores de músicas carnavalescas

Leonardo Salazar, no site Música LTDA

Como forma de valorizar os usuários de música que respeitam os compositores que dão alma ao Carnaval, o Ecad – órgão responsável pela cobrança e repasse dos valores de direitos autorais – comemora o pagamento da retribuição autoral das músicas executadas no Galo da Madrugada, Baile Municipal, Siri na Lata, Sala de Justiça, Guaiamum Tresolo, Carvalheira Fantasy e tantos outros promovidos, reconhecendo a importância da música e de seus autores para a realização dessa grandiosa festa.

O mesmo não acontece com o Governo do Estado de Pernambuco e com as Prefeituras de Recife, Olinda e Jaboatão, que promovem eventos carnavalescos sem efetuar o pagamento da retribuição autoral. Músicos como André Rio, Almir Rouche, J.Michiles, Capiba, José Mario Chaves, Duda, Alceu Valença, Matias da Rocha, Carnerá, Lourival Oliveira, Nelson Ferreira, Ademir Araújo, Antônio e Maria, Edson Rodrigues, Spok, Irmãos Valença, Luiz Bandeira, Edgar Moraes, Severino Araujo, Getúlio Cavalcanti, Zumba, Alírio Moraes, Clóvis Pereira, Geraldo Azevedo, José Menezes, João Santiago, Clóvis Maméde e outros são alguns dos artistas que estão sendo prejudicados pelo alto índice de inadimplência.

Quanto à inadimplência da Prefeitura do Recife e Fundarpe (Governo do estado) referente ao Carnaval 2012 – toda a documentação foi anexada ao processo já existente.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/28/pernambuco_estado_e_prefeituras_dao_calote_nos_compositores_de_musicas_carnavalescas_126650.php

Governo vai pagar novo piso

Estado deve definir amanhã como implementará o reajuste nos salários dos professores

O secretário de Educação do estado, Anderson Gomes, afirmou que o governo vai cumprir a Lei do Piso Nacional, que prevê reajuste de 22,22% no salário-base dos professores retroativo a janeiro. Na última segunda-feira, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o novo valor, de R$ 1.451 para 40 horas semanais. Ontem, o núcleo de gestão do governo, formado por representantes da Vice-Governadoria, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado e secretarias de Planejamento e Fazenda, reuniu-se para tratar da questão. A forma como esse dinheiro será pago só deve ser divulgada amanhã.

“Vamos cumprir a lei e concordamos que precisamos melhorar os salários dos professores. Sabemos, porém, que o orçamento deste ano é mais apertado que o do ano passado. Por isso o núcleo de governo vai decidir como o governo vai proceder”, explicou Anderson Gomes, durante coletiva de imprensa para anunciar a pré-matrícula do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o aumento deve gerar um impacto financeiro de R$ 5,4 bilhões para as cidades. No ano passado, o governo do estado deu reajuste total de 18% à categoria, além de 5% de acréscimo para quem tinha curso superior e 15% de aumento no piso do magistério. Para pressionar o governo, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Heleno Araújo, avisou que os professores podem entrar em greve.


“Caso o governo não envie à Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui o reajuste até 16 de março, o sindicato vai propor aos professores que decretem greve”, disse Heleno. O reajuste anual nos salários-base está previsto no artigo 5º da Lei do Piso. De 14 a 16 de março haverá paralisação nacional para defender os direitos dos professores. Se até lá não houver o reajuste, a greve continuará. Cerca de 900 mil alunos estudam na rede estadual.


Apesar de ser uma lei federal, o piso ainda é desrespeitado por muitos estados e municípios. Segundo o presidente do Sintepe, em Pernambuco só São Lourenço da Mata paga o salário-base de R$ 1.451 desde janeiro, como determina a lei de 2008. Na rede estadual, cerca de 2,2 mil docentes recebem apenas o piso. Quinze mil professores com ensino superior ganham R$ 1.241. Eles também serão beneficiados com o reajuste.


Saiba mais


Piso nacional


R$ 1.451 é o novo valor do Piso Salarial Nacional dos professores para 2012


O valor representa um reajuste de 22,22% em relação ao piso do ano passado, que é de R$ 1.187


O pagamento deve ser retroativo ao mês de janeiro deste ano


O aumento atende o artigo 5º da Lei do Piso Nacional, criada em 2008, que determina reajustes anuais ao piso do magistério


Apenas 2,2 mil professores da rede estadual recebem somente o piso da categoria


15 mil professores da rede estadual, com ensino superior, ganham R$ 1.241 por mês e também terão seus salários ajustados


Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe)

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2012/02/29/vidaurbana7_0.asp

Pesquisa é favorável a mais rigor na lei para reduzir mortes no trânsito

Penas mais rigorosas para quem dirige sob efeito de álcool e outras drogas, inclusive com o pagamento de indenizações às vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias. Este é o principal resultado de uma pesquisa feita pelo Disque Câmara (0800-619619), com 1.263 pessoas que ligaram de 10 de novembro a 11 de dezembro de 2011, para avaliar a opinião da população sobre a atuação dos poderes públicos; os fatores agravantes no trânsito; e a atuação do Legislativo.

Em segundo lugar destaca-se a opinião de que a legislação deve ser modificada de modo a considerar bêbado o motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro. Em terceiro lugar, os pesquisados entenderam que é necessário aumentar o rigor das punições para todos os tipos de infração de trânsito. Acompanhe no infográfico os principais dados da pesquisa.

Fonte : Agência Câmara

Fonte:http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/index.php/2012/02/pesquisa-e-favoravel-a-mais-rigor-na-lei-para-reduzir-mortes-no-transito/

Dilma chama prefeito de “grande parceiro”

(Foto: Blog da Folha)

O prefeito João da Costa ganhou o dia nesta terça-feira ao ouvir da boca da presidente Dilma que “é um grande parceiro”. Durante discurso da presidente da República, a pestista destacou o trabalho desenvolvido em Pernambuco pelas mãos do governador Eduardo Campos (PSB), considerado por ela um administrador “combativo, eficiente e que transformou Pernambuco. Estado que mais cresce no Brasil”.

Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=13954

Moradores dos Via Mangue terão linha de crédito

Além de ganharem novos apartamentos, os moradores dos habitacionais Via Mangue tiveram a notícia de que contarão com uma especial de crédito. A notícia foi dada pelo prefeito João da Costa durante a inauguração, nesta terça-feira (28), das 480 novas moradias, no bairro do Pina. A Prefeitura do Recife junto com a Caixa Econômica Federal realizaram assinatura de um convênio para instalação de um Ponto de Atendimento de Microcrédito (PAM) ao residentes do local.

O objetivo do programa é conceder financiamentos individuais aos moradores. Os financiamentos variam de R$ 300 a R$ 15 mil, com prazo para pagamento de até 24 meses e juros de 0,64% ao mês. O Microcrédito vai promover ainda, a inclusão bancária e possibilitar a geração de trabalho e renda e terá como foco o financiamento de atividades realizadas por microempreendedores populares, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza, em sintonia com o Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, a Prefeitura ajudará com consultoria e capacitação e disponibilizando uma melhor taxa de juros. “Para o Recife é importante a criação do microcrédito, pois serão gerados novos negócios na capital. Também é a possibilidade de nova vida para esses moradores contemplados pelos apartamentos”, destacou.

Com o convênio, os interessados poderão procurar o Banco do Povo para ter acesso aos benefícios do Programa Crescer, da Caixa Econômica. O Banco do Povo é um programa da Prefeitura do Recife, desenvolvido através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo orientar e facilitar o acesso ao crédito àqueles que já têm ou pretendem abrir um pequeno negócio. O programa também oferece aos empreendedores orientação para formalização e capacitações.

Para obter o financiamento, os interessados deverão se dirigir até a sede da Prefeitura do Recife (Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife). As informações podem ser conseguidas na PCR, diariamente, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h. Com informações da assessoria da PCR.

Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=14012

Dilma diz ter “grande dívida com Pernambuco”

(Foto: Blog da Folha)

Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff voltou a dizer que tem uma grande dívida com Pernambuco, pelos votos e apoio que recebeu durante toda a campanha eleitoral. Ao lembrar que o ex-presidente Lula saiu daqui em um pau de arara, foi interrompida pela reação da plateia que gritava o nome do petista.

Com informações de José Accioly

Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=13959

Presidente garante que os R$ 2 bilhões que prometeu a PE estão assegurados

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Os R$ 2 bilhões que a presidente Dilma Rousseff (PT) prometeu para obras de mobilidade na Região Metropolitana do Recife (RMR) estão garantidos, segundo a presidente Dilma Rousseff (PT).

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (28), após inaugurar os conjuntos habitacionais Via Mangue 1 e 2, no Pina, a presidente afirmou que o dinheiro da versão do Programa de Aceleração do Crescimento voltado para a mobilidade urbana (PAC Mob) são liberados quando os serviços começam.

Foto: Priscila Buhr/JC Imagem

No bolo de intervenções estão obras como o corredor exclusivo de ônibus na BR-101, a segunda perimetral que liga Recife a Olinda e o lendário projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe.

"No governo federal, os recursos estão disponíveis tão logo inicie a obra. Não há qualquer restrição de recursos", explicou.

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem





Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/28/presidente_garante_que_os_r_2_bilhoes_que_prometeu_a_pe_estao_assegurados_126623.php

Leia a íntegra do discurso da presidente Dilma Rousseff

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Recife-PE, 28 de fevereiro de 2012

Eu queria dizer, primeiro, que para mim é muito importante estar aqui agora, com todos vocês, e eu queria começar cumprimentando as mulheres aqui presentes, cumprimentando as mulheres pernambucanas. Essas mulheres que eu vejo aqui, que receberam as chaves, e que são o centro e, muitas vezes, sozinhas, a cabeça da família.

Eu cumprimento também nossos companheiros queridos, nossos companheiros homens. Mas eu estou começando pelas mulheres, porque aqui hoje nós estamos falando de casa. Quando a gente fala de casa, a gente fala de mulher e de criança, de família. Por isso, o meu abraço a cada uma das mães e também dos nossos pais aqui presentes.

Vou saudar o nosso governador, Eduardo Campos, que vocês, pernambucanos, devem ter muito orgulho. Muito orgulho, porque vocês têm um governador combativo, capaz, eficiente, um governador que, nos últimos anos, transformou o estado de Pernambuco. Hoje, o estado de Pernambuco é um dos estados que mais cresce no Brasil, e crescer, aqui, nós estamos falando que não é só aumentar o dinheiro no bolso dos grandes empresários. É também, é também, mas é, sobretudo, aumentar o dinheiro no bolso do povo aqui do Recife e do povo de Pernambuco. E é, sobretudo, ampliar oportunidade. Essa palavrinha que, muitas vezes, reflete todo o futuro, os sonhos e a realização no presente para muitos jovens, para muitas mulheres, para muitas crianças: oportunidade.

E eu falo também sobre o prefeito João da Costa, um outro parceiro que nós temos aqui nesta cidade.

Queria cumprimentar as duas mulheres, as duas mulheres que estão aqui e que têm uma presença forte ao lado dos seus maridos: a Renata Campos, pelo trabalho que faz, pelo trabalho nacionalmente reconhecido que faz na área da infância. Uma das coisas mais reconhecidas, também do governo Eduardo Campos, é esse trabalho do “Mãe Coruja”, que orgulha, que orgulha e deve orgulhar toda mulher pernambucana e os homens também, que é essa questão fundamental deste país. Porque um país tem que ser medido pelo que faz para as suas crianças e para os seus jovens. E criar o “Mãe Coruja” é, desde cedo, dar oportunidade para as nossas crianças, que vêm das famílias mais pobres, ter acesso ao que a criança da família rica tem, que é estudo, que é estímulo, que é carinho e que é acolhimento.

Eu vou cumprimentar aqui uma mulher que vocês viram, e quando ela fala, ela mexe com o coração e a cabeça de todos nós, que é a Márcia – a Márcia, aqui, moradora do apartamento que eu visitei. Porque a Márcia fala aquilo que toda a mulher fala quando se trata de defender sua família. O que é que uma mulher quer? A mulher quer uma casa para morar e criar seus filhos, criar, com segurança, seus filhos, e o que a Márcia disse aqui foi justamente isso. Além do emprego, que é fundamental para se manter as famílias, que os homens deste estado e as mulheres deste estado hoje tenham oportunidades que não tinham antes, a outra coisa fundamental é a casa própria, é onde morar.

Queria também cumprimentar as duas outras mulheres que receberam chaves: a Maria Luiza da Silva e a Cilene Félix do Nascimento.

Vou cumprimentar os ministros de Estado que estão aqui comigo, cumprimentando, primeiro, o nosso ministro aqui de Pernambuco, o Fernando Bezerra; a Miriam, do Planejamento; o Agnaldo Ribeiro, das Cidades; a Helena Chagas, da Comunicação Social.

Queria cumprimentar também uma pessoa que tem ajudado muito o governo federal, no Congresso, a passar as leis que são importantes para que nosso país continue crescendo e distribuindo renda: Humberto Costa.

E os deputados federais que também têm nos ajudado muito: Anderson Ferreira, Inocêncio Oliveira, Fernando Ferro, Pedro Eugênio, Pastor Eurico.

Cumprimentar o presidente da Caixa, Jorge Hereda,

A presidenta da Empresa de Urbanização do Recife, a Débora,

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco e prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, em nome de quem cumprimento todos os prefeitos e prefeitas aqui presentes.

Cumprimentar também o vereador Jurandir Liberal, presidente da Câmara.

Cumprimentar aqui os jornalistas, as jornalistas, os fotógrafos e os cinegrafistas.

E dizer para vocês que eu tenho, em relação a Pernambuco, eu tenho, primeiro, uma dívida. A dívida pelo fato de que foi com os votos e o apoio de vocês que eu me elegi presidenta. Muito me honra, muito me honra ter recebido esses votos de um povo tão combativo, tão guerreiro e que, ao longo da história do nosso país, sempre esteve ao lado das causas justas, sempre esteve ao lado do Brasil quando se tratava de defendê-lo e sempre foi um firme defensor das causas do povo.

E eu queria dizer para vocês que hoje eu estou aqui num momento muito especial. Duas coisas me trouxeram aqui. Primeiro, este programa Minha Casa, Minha Vida. Eu vi aqui hoje como é algo importante para o povo brasileiro, para o povo aqui de Pernambuco e do Recife a questão da casa própria. Eu queria lembrar a vocês que nós começamos a fazer o programa Minha Casa, Minha Vida ainda no governo desse pernambucano, que saiu daqui num pau de arara e virou presidente da República. É bom que vocês se manifestem assim porque, certamente, ele está olhando este programa, ele está olhando esta transmissão e vai ficar muito comovido com o carinho de vocês.

Mas, como eu estava dizendo, foi no governo do Lula que nós começamos a fazer o programa Minha Casa, Minha Vida. Naquela época, falar, no Brasil, que a gente ia fazer um programa de casa própria para a população brasileira era um verdadeiro escândalo. Primeiro, uma parte dizia que era impossível, que a gente não ia fazer. A outra parte dizia que não ia dar certo. E aí eu quero explicar uma coisa para vocês. O Minha Casa, Minha Vida, ele dá certo, porque ele resolve focar, colocar luz, centrar a atenção numa questão que é fundamental: quem não tem casa no Brasil. Ah, é você. E por que é que não tem casa? Porque não conseguia comprar a casa, por um motivo muito simples: não conseguia comprar casa. O que é que o pessoal dizia? “Ah, se virem, se virem”. A política do “se virem”, que é aquela política que entrega para o povo um problema que ele não pode resolver. O que é que a nossa sensibilidade política determinou? Que era, para que o povo pudesse ter casa, o governo tinha de ajudar. Um simples raciocínio: é impossível, com o preço das casas, o pessoal comprar casa sozinho. Então, o governo tem de participar.

O Minha Casa, Minha Vida é isso. É o governo passando dinheiro, não para quem constrói a casa, mas para quem compra a casa. O dinheiro sai da Caixa Econômica e vai direto para aquele que compra a casa. Isso é que está permitindo que cada vez mais pessoas tenham acesso à casa. É visível que nem todos que precisam têm, ainda, acesso à casa. Mas também é visível que, cada vez mais, nós estamos vendo as pessoas, as famílias, as mulheres aparecerem e terem acesso a sua casa. E aí eu quero assumir, com vocês, aqui um compromisso. Eu asseguro a vocês que este programa Minha Casa, Minha Vida vai continuar até que os brasileiros mais pobres tenham acesso a suas moradias. Cada vez mais nós vamos aumentar a quantidade de casas que nós vamos construir. Ninguém aqui pode achar que nós resolvemos todos os problemas, do dia para a noite, mas nós começamos e vamos avançar cada vez mais.

Quando a gente iniciou o programa, nós iniciamos com 1 milhão de moradias. Passamos para dois, 2 milhões de moradias e, necessariamente, passaremos para mais moradias. E este programa é um programa fundamental, porque, como disse o nosso governador Eduardo Campos, ele faz duas coisas: ele garante a casa e garante também a ampliação do emprego. Ele faz essas duas coisas. Ele tem sido responsável, junto com toda a política do governo, pela expansão do emprego na construção civil no Brasil, e isso, para nós, é muito importante, porque o Brasil precisa continuar crescendo. O Brasil não pode parar, nem vai parar, no que depender de mim. Eu asseguro a vocês também que nós vamos enfrentar essa crise e vamos transformá-la numa oportunidade para o Brasil.

Nós, hoje, somos reconhecidos e, por isso, podemos ficar de cabeça erguida. Nós somos reconhecidos como um dos países mais estáveis, que cresce e que distribui renda. Para vocês terem uma ideia, muitos países crescem, mas, na maioria desses países que crescem, a renda não se distribui, ela se concentra. Uns ficam mais ricos e outros ficam pobres. A diferença do nosso modelo é que nós queremos um crescimento em que, ao mesmo tempo que o país cresce, o povo cresce junto, o povo não fica para trás, o povo não é relegado ao último lugar nas prioridades do governo. A primeira prioridade do governo tem de ser o acesso do povo brasileiro à riqueza que ele mesmo produz e aquela à qual ele tem direito.

Eu queria também dizer para vocês – eu já vou falar de vocês, não tenham dúvida.

Outra coisa muito importante são as nossas cidades, são as nossas cidades. Recife, Recife capital de Pernambuco e toda a região metropolitana do Recife são um dos grandes polos de concentração de brasileiros e brasileiras neste país. Nós não podemos relegar, nós não podemos abandonar, nós não podemos deixar as nossas cidades degringolarem. Nós não podemos deixá-la entrar em decadência, nós não podemos deixar que, onde a gente mora, não tenha aquele cuidado que a gente coloca na casa da gente. Por isso, essa iniciativa que nós tomamos aqui hoje, de investir aqui nesta região, R$ 2 bilhões em parceria com o governador Eduardo Campos e com o prefeito João da Costa e com os demais prefeitos da região metropolitana, é algo muito importante.

Vocês vejam, vocês vejam que o que nós estamos fazendo aqui é melhorando uma das questões principais para quem mora e para quem trabalha numa cidade. É como se movimenta: como é que sai de casa, vai trabalhar; como é que sai de casa, vai passear. Essa questão é fundamental numa cidade. Quando nós colocamos aqui 1 bilhão de orçamento da União e financiamos 1 bilhão para o prefeito e para o governador, o que nós estamos querendo com isso? Nós estamos querendo que a vida do Recife, que a vida da população metropolitana do Recife seja uma vida melhor. E isso significa... ô gente, calma aí, calma aí, olha lá o empurra, empurra. Cuidado, cuidado, vocês vão machucar gente aí. Tem uma senhora aqui na frente. Cuidado. Está dando choque? Ô gente, dá um passo aí para trás para o pessoal aqui poder dá um passo para trás, porque tem um fio aqui que está dando choque. Faz assim, dá um passinho aí atrás. Dá gente, um passinho para trás aí. Melhorou? E povo bom! Agora os seguranças estão ali testando o choque é neles, né?

Bom, eu estava dizendo então para vocês que esse investimento aqui é muito importante, e que nós iremos fazer uma coisa que é muito... eu acho que vai ser muito simbólico aqui para o estado. Que é transformar o rio Capibaribe numa estrada, num caminho, numa rua fluvial. Uma cidade que foi construída, porque aqui tinha dois rios que formavam Oceano Atlântico, tem de valorizar esses rios. E aí eu acho que essa decisão do governo Eduardo Campos, que nós iremos apoiar sem uma restrição, é uma decisão fundamental. Posso dizer para vocês que muitos brasileiros, estrangeiros virão aqui só para andar de barco no rio Capibaribe. Vocês vão usar como transporte. Nós vamos vir aqui aproveitar da beleza também.

Finalmente eu queria falar da Muribeca. Eu determinei à Caixa Econômica Federal o seguinte: não só que ela faça com vocês uma reunião, mas também, que ela leve o seguinte em consideração. Nessa história da Muribeca e dos prédios caixão, o risco é do morador, o risco é do morador. Não interessa, em primeiro lugar, de quem é a responsabilidade de ter construído prédios inseguros e colocado gente lá dentro. Isso a gente discute depois. Mas em primeiro lugar nós vamos tratar de resolver o problema da moradia das pessoas que moram nessas condições. Porque essas pessoas correm risco, correm risco. E há um critério dentro do governo. Para o Minha Casa, Minha Vida, tem um critério. O primeiro critério é o seguinte: nós atendemos aqueles que correm risco. A Caixa Econômica tem a minha determinação de tratar essa questão como prioritária. Num segundo momento, eles discutem a responsabilidade, o que vão fazer, o seguro, o que quiserem. Mas em primeiro lugar está a segurança das pessoas.

Outra questão que eu queria dizer a vocês é que podem ter certeza que nós, podem ter certeza que nós estamos dispostos a escutar, a escutar, a debater, a ter humildade para reconhecer onde que está errado e onde que está certo. E isso significa uma relação de respeito com os movimentos sociais. Uma relação de respeito que não era a característica deste país. Mas este país mudou. Hoje, nós estamos construindo uma democracia qualificada. E numa democracia qualificada uma das questões principais é ouvir, reconhecer e aceitar as reivindicações do povo deste país.

Finalmente eu quero dizer para vocês que eu ainda voltarei muitas vezes aqui no estado de Pernambuco. E que eu tenho a certeza que aqui no Nordeste está uma das maiores realizações do governo do presidente Lula, e eu tenho certeza, do meu também. Que é o seguinte: com a parceria com o Eduardo Campos, com a parceria com os prefeitos, com o João da Costa, nós mudamos uma coisa neste país. No passado, o Brasil crescia só no Sul e no Sudeste. Essa era a realidade deste país. O que houve de alteração fundamental a partir de 2003 foi que esta forma de crescimento, este modelo de crescimento que não excluía só as pessoas, excluía também as regiões, mudou. Por isso, é muito importante para nós vermos aqui, uma taxa de crescimento que muitas vezes é maior que a média do Brasil, e se assemelha à taxas de crescimento dos chamados Tigres Asiáticos. Então, nós temos aqui, uma onça nordestina. Não é bem um Tigre Asiático, mas é uma onça nordestina.

E aí eu encerro a minha fala dizendo para vocês: não só que eu voltarei, mas que eu deixo um beijo no coração de cada uma e de cada um dos pernambucanos aqui. Beijo.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/28/leia_a_integra_do_discurso_da_presidente_dilma_rousseff_126631.php

Eleições 2012: Rui Falcão reafirma otimismo quanto ao desempenho do PT nas capitais

Rui Falcão, presidente nacional do PT (Foto: Ricardo Weg/PT)

Presidente fala sobre a atuação do Partido na disputa eleitoral nas capitais e também nas grandes e pequenas cidades.


Na segunda parte da sua entrevista ao Portal do PT, o presidente nacional Rui Falcão fez um balanço a respeito da situação atual do Partido no que diz respeito à disputa eleitoral nas capitais brasileiras para 2012.

“Nós fizemos um balanço junto com a Comissão de Acompanhamento Eleitoral nas capitais. É claro, que nós vamos disputar as eleições em centenas de municípios, mas as capitais tem um peso, pois todas têm horário eleitoral e são regiões que espalham políticas pelo entorno. Nós já temos hoje 14 capitais com candidaturas próprias praticamente definidas.Nós já definimos candidatos próprios em Porto Alegre, São Paulo, Salvador e estamos a vésperas de definir em Fortaleza, Campo Grande, Vitória e tem Goiânia que nós vamos apoiar o nosso companheiro à reeleição, em Macapá teremos candidato próprio, Porto Velho, Rio Branco, em Aracaju, enfim, nesses lugares, a definição é no nosso campo mesmo. E as expectativas são muito otimistas porque o prestigio do PT, do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma são componentes que nos ajudam quando a campanha começar”, afirmou.

Falcão destacou a força política do ex-presidente Lula na eleição na capital paulista. “O ex-presidente Lula aparece com 48% de influencia na decisão do voto, e quase metade dos entrevistados dizem que votariam no candidato indicado pelo Lula. Então são circunstancia que se espalham por todas as capitais e naturalmente não podemos subestimar os adversários e temos que nos organizar e debater programas e fazer alianças. Então foi esse o debate na executiva que nos animou muito para entrar 2012 com essa expectativa de otimismo”.

O presidente falou também sobre a disputa eleitoral nos pequenos municípios e a decisão de realizar cursos preparatórios para os candidatos. “Nós temos que ter uma tática para as grandes cidades, e uma tática diferente para as pequenas cidades, um tratamento diferente, para isto, nós estamos inclusive se organizando para cursos, nós vamos à partir do 1º semestre, logo no começo, a Escola de Formação do PT. Nós vamos estar fazendo cursos para vereadores, prefeitos e prefeitas, principalmente das pequenas cidades”.

Outro ponto destacado por Rui Falcão no programa Entrevista com o Presidente foi o debate sobre a democratização das comunicações e do marco regulatório. Ele informou que na ultima reunião do Diretório Nacional, no dia 2 de dezembro, em Belo Horizonte, foi aprovado uma resolução que da consequência ao Seminário sobre o marco regulatório, realizado no inicio do mês de dezembro em São Paulo.

“Esta resolução, primeiro ela dá continuidade ao debate, segundo ela sugere aos nossos governadores e parlamentares, que na esfera da sua influencia, façam instalar o conselho de comunicação previsto na constituição, estamos também orientando os nossos parlamentares a exigirem do presidente do Congresso, que instalem o conselho de comunicação que está previsto na constituição e em lei também, e queremos dar continuidade à campanha, divulgando nos nossos veículos, nos sites dos nossos parlamentares, vai ser uma campanha permanente, nós vamos levantar a bandeira da democratização também na campanha eleitoral, queremos que os nossos candidatos defendam”.

(Ricardo Weg – Portal do PT)


Fonte:http://www.pt.org.br/noticias/view/eleicoes_2012_rui_falcaeo_reafirma_otimismo_quanto_ao_desempenho_do_pt_nas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ROBSON LEITE ESTEVE PRESENTE EM CERIMONIA DE ENTREGA DOS HABITACIONAIS VIA MANGUE 2, ONDE A PRESIDENTA DILMA ASSINOU CONVÊNIO DO PAC DA MOBILIDADE

"Vi muita emoção nos olhos da nossa presidenta Dilma que emocionou a todos ao falar do Ex-Presidente Lula e do seu compromisso em dar moradia de qualidade a quem não pode comprar". Robson Leite.



Em cerimônia bastante concorrida a Presidenta Dilma e o Prefeito do Recife João da Costa (PT), entregou hoje (28), na Beira Rio Comunidade do Pina, Recife, os habitacionais Via Mangue II. O evento marcou o retorno de Dilma a Capital Pernambucana, que desde as eleições Presidenciais não participava de um evento em Recife. Na ocasião, foram anunciados novos investimentos para capital e para a zona metropolitana, dentre eles o PAC da MOBILIDADE que com investimentos de mais de 2 bilhões para melhorar a mobilidade na capital e na zona metropolitana de Pernambuco. Além do Corredor Exclusivo para Ônibus que deverá ser construído ao longo da BR. 101 e a construção da Hidrovia no Rio Capibaribe que deverá dar uma nova opção de mobilidade ao recifense, além de impulsionar o turismo na capital.

O Vereador do (PT) e Pré-Candidato a prefeito de Jaboatão, Robson Leite participou do evento de entrega das moradias construídas pelo prefeito João da Costa, com recursos do PAC, a convite da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores e se mostrou bastante esperançoso com a assinatura do PAC da mobilidade que poderá trazer recursos federais para melhorar a mobilidade no município de Jaboatão."Vi muita emoção nos olhos da nossa presidenta Dilma, que emocionou a todos ao falar do Ex-Presidente Lula e do seu compromisso em dar moradia de qualidade a quem não pode comprar" e continuou "O PAC da mobilidade anunciado hoje pela Presidenta, trará para os municípios da zona metropolitana do Recife, em especial para Jaboatão que já começa a sofrer com os engarrafamentos, recursos federais para que os municípios possam conter o crescente problema de falta de mobilidade urbana", afirmou Robson Leite.

Vejam as fotos:



O Vereador e pré-candidato pelo PT a Prefeito do Jaboatão Robson leite participará da comitiva que recepcionará a Presidenta Dilma nesta terça feira


O PT Estadual convocou os pré-candidatos do seu partido para participar da comitiva que recepcionará a Presidenta Dilma amanhã no Recife. A Presidenta Dilma participará da entrega do conjunto habitacional no Pina, as 10 horas da amanhã. Alem do Prefeito do Recife que é o anfitrião, foi convidado para esta cerimônia o pré-candidato a Prefeito pelo PT do Jaboatão Robson Leite.


Fonte:http://blogdoroberto58.blogspot.com/

Agências Móveis da Celpe prestam serviços em Jaboatão dos Guararapes, Bezerros e Caruaru

As Agências Móveis da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) promovem prestação de serviços, durantes toda esta semana, em comunidades das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Bezerros e Caruaru. As unidades itinerantes estão posicionadas em locais estratégicos para oferecer maior comodidade aos clientes das três localidades.

Os consumidores de Jaboatão dos Guararapes irão receber a visita da agência móvel no Bairro da Muribeca, na Rua Dois, próximo ao Programa de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo da Polícia Militar. Em Caruaru, o serviço será oferecido no Marco Zero, em frente à Igreja Matriz. Já em Bezerros, a unidade ficará à disposição do público na Praça Duque de Caxias, em frente à sede da prefeitura.

Os clientes poderão usufruir de serviços comerciais como emissão de segunda via de conta de energia, negociação de débito, solicitação de ligação, além de cadastramento da Tarifa Social, entre outras assistências. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Os clientes ainda podem contar com as 48 agências convencionais e mais de 200 Pontos Celpe em todo o Estado, além da Agência Virtual por meio do site www.celpe.com.br.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/27/agencias_moveis_da_celpe_prestam_servicos_em_jaboatao_dos_guararapes_bezerros_e_caruaru_126567.php

Dilma diz que refinaria Abreu e Lima é 'exigência' para o Brasil

DO VALOR

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (27) que o projeto da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, é uma "exigência" para tornar o Brasil autossuficiente na produção de derivados do petróleo.

A afirmação foi feita durante entrevista no município de Maracanaú (CE) após anúncio de investimentos de quase R$ 3 bilhões no metrô da região metropolitana de Fortaleza.

Dilma afirmou que, embora o retorno financeiro seja baixo, é importante o país fazer o refinamento do petróleo para não se sujeitar às altas dos preços no mercado internacional.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/27/dilma_diz_que_refinaria_abreu_e_lima_e_exigencia_para_o_brasil_126569.php

Dilma sai de jantar sem falar de política

Foto: Eduardo Braga/SEI/Divulgação

Num jantar onde estão o escritor Ariano Suassuna e o poeta Antonio Marinho não há a menor chance de se falar de política. Alías, não há sequer chance de falar.

O econtro da noite desta segunda-feira (27) que recebeu mais de 15 convidados não permitiu que a novela política protagonizada no Recife ocupasse lugar.

As conversas no terraço da casa ficaram na área das amenidades.

O senador Armando Monteiro Neto (PTB) foi o primeiro a deixar a casa do governador. Mesmo assim, ainda havia gente demais para ouvir - e se intrometer - num diálogo que precisa de mais reserva.

A presidente Dilma Rousseff (PT), que chegou à residência no bairro de Dois Irmãos pouco antes das 20h, deixou a casa às 23h30. Sequer abaixou os vidros do carro para falar com a imprensa e com duas vizinhas do governador, as únicas que aguardaram até tarde para ver a líder política.

Ao contrário do que acontece em outros eventos no local, os jornalistas, desta vez, foram mantidos bem longe da porta do nº 121 da Rua Luiz da Mota Silveira, junto com 25 agentes da CTTU que faziam a escolta presidencial. A companhia do Recife, aliás, é a única do Brasil habilitada a escoltar chefes de Estado.

Ao deixar a casa de Eduardo, Dilma seguiu para o Hotel Transamérica, em Boa Viagem.

Nesta terça-feira (28), a presidente tem apenas um compromisso, às 10h. No Pina, ela inaugura dois conjuntos habitacionais e assina um convênio para garantir microcrédito às 480 famílias que antes moravam em palafitas, no caminho da Via Mangue.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/27/dilma_sai_de_jantar_sem_falar_de_politica_126579.php

Eduardo, João da Costa, Milton, Humberto e Pedro Eugênio recebem Dilma

Foto: PCR//Divulgação


A presidente Dilma Rousseff (PT) chegou ao Recife às 19h30 desta segunda-feira (27) e seguiu direto para a casa do governador Eduardo Campos (PSB).

No aeroporto, ela foi recebida pelo governador, pelo prefeito João da Costa, pelo vice-prefeito Milton Coelho, pelo senador Humberto Costa e pelo presidente do PT em Pernambuco, Pedro Eugênio.

Na casa de Eduardo estão, além da primeira dama e dos primeiros filhos, os ministros Helena Chagas (Comunicação), Miriam Belchior (Planejamento), Fernando Bezerra (Integração) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades).

Também estão na casa João da Costa, Guilherme Uchoa (presidente da Assembleia), Milton Coelho, Jorge Hereda (presidente da Caixa Econômica Federal), os senadores Armando Monteiro Neto e Humberto Costa, e os secretários Tadeu Alencar e Sileno Guedes.

Por enquanto, só conversam amenidades na varanda.

Se o cardápio político ainda não foi servido, o gastronômico agrada: camarão na moranga, peixe ao forno, paleta de cordeiro, purê de batata doce, farofa de pão e arroz de amêndoas. Para sobremesa, salada de fruta, bolo de rolo, bolo Souza Leão e doce em compota.

A noite promete ser longa. Acabou de chegar o escritor Ariano Suassuna. Também está o contador de causos Antonio Marinho e o cantor Maciel Melo é aguardado.

A imprensa não tem acesso sequer à rua onde fica a casa. Estão todos os jornalistas aguardando na esquina.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/27/eduardo_joao_da_costa_milton_humberto_e_pedro_eugenio_recebem_dilma_126574.php

Detran-PE convoca primeiros colocados aptos ao benefício

A partir desta terça (28), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE) convoca – através de correspondência - os primeiros 5.570 candidatos a uma das 18 mil vagas disponíveis para o Programa CNH Popular 2012. Os candidatos aprovados devem priorizar suas datas específicas de atendimento (vide tabela) e terão até o dia 30 de março para validar suas inscrições. A listagem com nomes, datas e local de comparecimento dos convocados está disponível em http://tinyurl.com/6tpzz5t.

Nesta primeira etapa, serão convocados 2.728 candidatos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e 3.042 candidatos do interior do Estado. Quem receber a correspondência, deve comparecer ao Detran-sede (para quem mora na capital) ou em uma das 23 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) especiais (para os que moram no interior).

Na etapa de validação, é essencial que os convocados levem toda a documentação que possa comprovar as informações declaradas na inscrição feita pela Internet. Caso contrário, a vaga é automaticamente destinada ao próximo colocado do ranking que conseguir comprovar as declarações feitas.

Em 2012, o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, irá investir R$ 12 milhões no programa CNH Popular. Desde 2008, quando foi criado, o programa já beneficiou mais de 37 mil pernambucanos. Uma CNH gira entre R$ 800,00 e R$ 1.300,00, valores totalmente custeados pelo Governo e incluem todas as etapas: realização de exames médico e psicológico, aulas e provas teóricas e práticas bem como emissão do documento. Este ano 237.843 mil pessoas se inscreveram, mas 25% dos pedidos (59.937) foram invalidados por erros de preenchimento no formulário.

Fonte:http://www.pe.gov.br/blog/2012/02/27/detran-pe-convoca-primeiros-colocados-aptos-ao-beneficio/

Centro de Inovação da Microsoft na Etepam abre vagas para cursos

oiasuhr

O Centro de Inovação da Microsoft na Escola Técnica Professor Agamemnon Magalhães (Etepam) abriu inscrições para novas turmas do programa Students to Business (S2B). O Centro, coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), está ofertando vagas para os cursos de Infraestrutura de Redes, Desenvolvimento de Sistemas e Webdesign. São 36 vagas por curso. As inscrições são gratuitas e se estenderão até o dia 13 de março.

As inscrições podem ser feitas no site www.programas2b.com.br. Os candidatos devem estar matriculados no ensino médio ou técnico da rede pública estadual ou particular. Também podem participar alunos de nível Universitário, mas estes devem se inscrever no Ensino Superior – MICPernambuco (em Olinda).

A pré-seleção dos candidatos será feita com base nas informações prestadas no ato da inscrição, levando em consideração o nível de formação, as áreas dos cursos dos candidatos, o vínculo com o mercado de trabalho e os conhecimentos específicos em informática. Nessa fase serão classificados 1,5 mil candidatos, que passarão ainda por mais três etapas.

No dia 27 de março, os pré-selecionados participarão de um aulão no auditório da Etepam, quando receberão informações sobre os três cursos e sobre outros programas da Microsoft. Ao final do aulão será realizada uma prova que irá selecionar os 36 alunos por curso.

O MIC Etepam tem sido um sucesso. Cerca de 51% dos alunos que já passaram pelo Centro conseguiram ingressar no mercado de trabalho. “Nesta edição os cursos serão incrementados com novas tecnologias”, destacou o coordenador do Centro de Inovação, Francinildo Kleyson.

CURSOS - O curso de Infraestrutura de Redes ensina aos alunos a administrar redes e servidores com tecnologia Microsoft. O foco principal do curso é o sistema operacional Windows Server 2008. Ele será ministrado por Gustavo Henrique, instrutor certificado na tecnologia pela Microsoft. O curso de Desenvolvimento de Sistemas ensina aos alunos como criar e desenvolver software através do uso da plataforma Microsoft.NET. O curso será ministrado por Gabriel Magalhães.

Já no curso de Webdesign, os alunos terão técnicas de Webdesign com o pacote de softwares Expression Studio 4, da Microsoft. Este curso será ministrado por Rodrigo Moreira Paixão, que já recebeu alguns prêmios na área, tais como o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2008 e o Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional.

Maiores Informações:

www.micetepam.pe.gov.br/cursos_s2b.aspx


Fonte:http://www.pe.gov.br/blog/2012/02/27/centro-de-inovacao-da-microsoft-na-etepam-abre-vagas-para-cursos/

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Edição: Lana Cristina

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-27/piso-nacional-do-magisterio-de-2012-e-definido-em-r-1451

Dilma defende metrô como solução para mobilidade urbana em regiões metropolitanas

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (27) o metrô como solução mais adequada de mobilidade urbana para as grandes cidades e regiões metropolitanas brasileira, durante anúncio de investimentos de R$ 1,6 bilhão para ampliação do metrô de Fortaleza.

Dilma disse que as linhas de metrô devem ser ampliadas no país. “Nos anos 1980 uma parte das lideranças deste país considerou que ter metrô era um luxo, e nós sabemos que não é assim. Uma cidade e uma região metropolitana quando crescem precisam ter transporte de massa, ela precisa que esse transporte de massa seja de qualidade. Isso significa que ele seja rápido, que ele seja seguro e que tenha conforto”.

De acordo com o Ministério das Cidades, a implantação dos 12 quilômetros (km) da Linha Leste do metrô de Fortaleza está orçada em R$ 3,034 bilhões, dos quais R$ 1,6 bilhão sairão do Orçamento Geral da União, R$ 633,9 milhões virão de contrapartida do governo estadual e R$ 800 milhões serão financiados. No Orçamento, estão incluídas a aquisição de 20 trens e a construção de 12 estações subterrâneas e uma de superfície.

“O governo federal acha que esta é uma iniciativa que cabe a ele ajudar os governos estaduais a transformar a qualidade de vida urbana nas grandes e nas médias cidades deste país. E, quanto às pequenas, nós temos de começar já a assegurar que elas não sejam levadas a ter esses problemas de transporte coletivo que muitas cidades do Brasil têm hoje”, disse Dilma.

Além da capital cearense, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador também estão recebendo investimentos para construção e expansão de linhas de metrô. Todas as cidades da lista estão entre as sedes da Copa do Mundo de 2014.

Segundo a presidenta, melhorar o transporte de massa nas cidades é parte do processo de crescimento e distribuição de renda no país. “Quando a gente fala que o Brasil melhorou, que está crescendo, distribuindo renda, nós também temos de olhar na melhora do serviço para a população. E criar transporte é melhorar um serviço para a população”.

Dilma passou o dia em Fortaleza, e, além do anúncio de investimentos para o metrô, a agenda inclui visita a obras de revitalização da orla da cidade, do eixo de integração entre o Açude do Castanhão e o Complexo Industrial e Portuário de Pecém e de um conjunto habitacional popular que está sendo construído em uma área de risco da capital cearense.

Edição: Rivadavia Severo

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-27/dilma-defende-metro-como-solucao-para-mobilidade-urbana-em-regioes-metropolitanas

Moradores de habitacionais Via Mangue terão acesso a microcrédito

Uma boa notícia divulgada na tarde desta segunda-feira (27) é que as 480 famílias que a partir desta terça-feira (28) passarão a viver nos conjuntos Via Mangue I e 2 terão também acesso a um microcrédito para que se tornem empreendedores.

O convênio que será assinado entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura do Recife permitirá o funcionamento de um Posto de Atendimento do Microcrédito (PAM).

"A Caixa vai juntar esforço com o Banco do Povo, da Prefietura, e vamos trazer recursos federais para aportar para os microempreendedores", explicou o superintendente regional da Caixa, Paulo Nery.

A Prefeitura ajudará com consultoria e capacitação.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/27/moradores_de_habitacionais_via_mangue_terao_acesso_a_microcredito_126560.php

Pedro Eugênio apoia novamente imposto zero para a cesta básica nacional

Os itens essenciais da alimentação brasileira poderão ter preço diferenciado dos demais a partir do próximo ano. Foi protocolado nesta semana, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3154/2012, que dispõe sobre a redução de alíquotas dos produtos que compõem a cesta básica nacional. A proposta é reduzir a zero as taxas para Cofins¹, PIS/Pasep² e IPI³.

O presidente do PT de Pernambuco, deputado federal Pedro Eugênio, que subscreveu o PL juntamente com companheiros de partido, apoia integralmente a medida. “É importante não só porque beneficia os mais pobres e desonera de impostos federais, mas também define o que é cesta básica. Os produtos atuais ainda são da época de Getúlio, com algumas adaptações, é claro. Agora haverá critérios mais específicos, como o nutricional”, explica o parlamentar.


Em 2010, durante as discussões sobre a Reforma Tributária (PEC 233), o parlamentar já havia defendido a redução da cesta básica a fim de tornar os produtos alimentícios mais acessíveis. A atual medida poderá alterar a legislação tributária antes da ampla reforma que implique mudanças constitucionais por meio de emendas.


Regras e benefícios

A proposta determina que os alimentos que comporão a cesta básica serão selecionados pelos critérios da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também serão levados em conta o valor nutricional dos produtos e a oferta de acordo com a produção da agricultura familiar. A cada cinco anos, os itens serão revistos pelos ministérios da Fazenda, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.

A medida visa beneficiar os mais pobres, que geralmente destinam mais de dois terços de sua renda para a aquisição de alimentos. Segundo o IPEA, a carga fiscal média que incide sobre os alimentos encontra-se na faixa de 14,1%. Na medida em que o dispêndio alimentar no orçamento das famílias de menor renda é responsável por uma parcela ainda relevante do gasto total, uma tributação excessiva leva a efeitos negativos na distribuição da renda pessoal e na manutenção do contingente abaixo da linha de pobreza.



A criação de uma cesta básica com tributação reduzida cumpre o papel de incentivo a produção da agricultura familiar. Segundo dados do IBGE, apesar de ocupar uma área menor com lavouras e pastagens, a agricultura familiar é a grande responsável pela segurança alimentar do país, pois é importante fornecedora de alimentos para a mesa dos brasileiros.


Em 2006 a agricultura familiar era responsável por 87% da produção nacional de mandioca; 70% da produção de feijão; 46% do milho; 38% do café; 34% do arroz; por 58% do leite de vaca; 67% do leite de cabra; 59% do plantel de suínos; 50% das aves; 30% dos bovinos, e, ainda, 21% do trigo produzido no País.


Atualmente os itens da cesta básica são: carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão francês, café, banana, açúcar, óleo e manteiga.


1. Contribuição para Financiamento da Seguridade Social

2. Contribuição para Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público
3. Imposto sobre Produtos Industrializados

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Leitor do blog reclama de pavimentação sem drenagem em Candeias, Jaboatão

Olá amigo, estou lhe enviando esse e-mail, para que você peça explicação à Prefeitura de Jaboatão com respeito a pavimentação que esta sendo realizada sem drenagem. Isso mesmo, tal obra fica localizada em Candeias, na Rua Alfredo Regis de Lima Lota.

Como é do conhecimento de todos, quando chove a Av. Presidente Castelo Branco (conhecida como três faixas), em alguns pontos fica uma lagoa e justamente num desses pontos que a prefeitura começou a pavimentação sem drenagem. Pelo outro lado da rua também alaga, na Av. Ulisses Montarroyos, conhecida como Av. Comercial. Imagine você isso no inverno?


Gilvan
Morador de Candeias

Fonte:http://www.lagoaolhodagua.com.br/2012/02/leitor-do-blog-reclama-de-pavimentacao.html

João da Costa nomeia 650 professores para Rede Municipal

Nesta segunda-feira (27), às 18h30, 650 professores aprovados no último concurso público, realizado pela Prefeitura no mês de janeiro. Os educadores que exercerão docência em Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (1º e 2º Ciclos) serão lotados em Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal do Recife, localizadas nas 06 Regiões Político-Administrativas (RPAs) da Cidade, de acordo com as necessidades da Rede Municipal de Ensino.

A nomeação acontecerá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado na Rua Real da Torre, 299, na Madalena.

Durante o ato de nomeação, os novos professores vão receber orientações funcionais e financeiras com técnicos das secretarias de Educação e de Administração e Gestão de Pessoas. Caberá aos novos professores ministrar aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental, planejar, coordenar e executar atividades pedagógicas, lúdicas, culturais e desportivas.

Também estará entre as funções dos docentes a elaboração e execução do plano anual de trabalho em sintonia com as diretrizes da Política Educacional do Município e com o Projeto Pedagógico da Unidade Educacional; participação de atividades de formação continuada promovidas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; participação de atividades de avaliação do rendimento escolar dos alunos; produção e sistematização de material pedagógico; entre outras funções.

A Rede Municipal de Ensino recebeu um incremento de 1.368 professores nos últimos três anos. Com os novos educadores nomeados nesta segunda-feira, o número sobe para 2.518. Em outubro de 2009 e em abril de 2011, o prefeito João da Costa empossou, respectivamente, 550 e 218 profissionais aprovados no certame de 2007.

Em fevereiro de 2011, a Prefeitura abriu mais 200 vagas ao cargo de Professor II. Em agosto de 2011, a PCR realizou processo de seleção pública simplificada para contratação temporária de 400 professores. Os educadores assumiram turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e atuam em programas e projetos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/27/joao_da_costa_nomeia_650_professores_para_rede_municipal_126529.php

CENA POLÍTICA



Jaboatão no ...

O Debate CBN, na Rádio JC/CBN, com mediação de Aldo Vilela, recomeça esta semana as entrevistas com os pré-candidatos de Jaboatão dos Guararapes. A série volta amanhã, às 15h, com o prefeito Elias Gomes (PSDB).

... Debate CBN

Na quarta-feira participam Robson Leite (PT) e Luiz Carlos Matos (PTB) e, na quinta, Paulo Varejão (PMN) e Rodovalho (PRTB). Hoje, o entrevistado é Humberto Costa (PT), que falará sobre eleições e o governo Dilma.

Cobrança de Taxa de Estacionamento do Shopping Center Guararapes


Absurdo maior que a cobrança da taxa de estacionamento aos usuários dos shoppings center é o fato de que a empresa que administra o estacionamento do Shopping Guararapes não emite cupom fiscal pela prestação de serviços. Pode ser observado em todos os outros shoppings center e estacionamentos do estado que é de praxe a emissão do cupom fiscal, em Recife onde o sistema foi implantado a população foi incentivada a pedir a nota fiscal eletrônica de serviços e acumular créditos para serem abatidos até em 50% do valor do IPTU.
A obrigatoriedade da emissão de cupom fiscal no ato do pagamento da taxa de estacionamento irá proporcionar aumento na arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) do município, possibilitando a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes implantar novas ações que proporcionem a melhoria da qualidade de vida da população Jaboatonense.
Na qualidade de usuário, tenho procurado me informar junto aos funcionários que efetuam a cobrança do estacionamento e os mesmos informam que a empresa responsável pela administração do estacionamento do Shopping Guararapes não tem previsão de implantação de tecnologia para a emissão de cupom fiscal. Caso o cliente solicite a emissão ela é feita manualmente.Tenho conhecimento que o vereador Robson Leite encaminhou o requerimento n.º 1391 /2009 e o ofício n.º 148/2011 ao gabinete do prefeito solicitando ao Secretário da Fazenda, Gestão e Previdência, para que adote as medidas cabíveis para determinar a empresa responsável pela administração do estacionamento do Shopping Guararapes a obrigatoriedade da emissão de cupom fiscal no ato do pagamento da taxa de estacionamento. Além desta iniciativa tenho conhecimento que o vereador Robson Leite - PT adotou as seguintes medidas: Encaminhou um Projeto de Lei no mês de Agosto de 2009, solicitando a proibição de cobrança nos estacionamentos de shopping center, supermercados e agências bancárias no caso de permanência por tempo igual ou inferior a 60 (sessenta) minutos.

Fonte:http://blogdoroberto58.blogspot.com/2012/02/cobranca-de-taxa-de-estacionamento-do.html

“....fui contratada pela Secretaria de Cultura de Jaboatão, para me apresentar no III Encontro de Poetas, Repentista e Feira de Literatura de Cordel,


Roberto Santos, eu sou Rivani Nasario, conhecida como Cangaceira do Cordel, e estou escrevendo esse texto, para relatar a você e ao mesmo tempo pedir um apoio de divulgação, pois fui contratada pela Secretaria de Cultura de Jaboatão, para me apresentar no III Encontro de Poetas, Repentista e Feira de Literatura de Cordel, em setembro de 2011, e até hoje, não recebemos o pagamento. Eu sou a professora que trabalha o cordel em sala de aula. Na verdade Roberto Santos, eu nunca vi tanto descaso com os artistas populares. Para você ter uma ideia, o poeta José Costa Leite, que tem 85 anos, está até doente com esta situação, pois também não recebeu. Eu só queria saber, como professora que sou, jornalista e poetisa popular, será que a Secretaria de Cultura de Jaboatão, tratou assim os baianos que invadiram o município para o Carnaval? Com a palavra o prefeito Elias Gomes.

Comentário: Sinto a mesma revolta que os colegas artistas, digo isso porque fui musico da orquestra do saudoso Maestro Jaime em Jaboatão Centro, e já toquei no carnaval de Olinda, Recife, Vitoria. Assim como vocês, só recebíamos o dinheiro, 7 ou 8 meses depois. Eu ficava Revoltado com o tratamento que devam aos músicos da época. Não entendemos como um município que realizou grandes festas em 2011 e em 2012, não paga os devidos compromissos aos artistas da casa. Isso precisa ser corrigido.
Espero que o amigo Ivan Lima possa esclarecer o fato.

Fonte:blogdoroberto58.blogspot.com/2012/02/fui-contratada-pela-secretaria-de.html

Jaboatão não pagou a premiação ao Vencedor do II Festival de Música de Jaboatão 2011 diz o vencedor Laécio Beethoven

Caro Roberto Santos!
Sou Laécio Beethoven, moro em Salvador e fui o vencedor do II Festival de Música de Jaboatão 2011. Realmente estaciono e não pago nada nos shoppings de Salvador. No entanto, Pernambuco que cobra, por exemplo, Jaboatão, não pagou ainda a premiação e a ajuda de custo do festival que ocorreu em 8 de dezembro de 2011. Contraditório, não? Você pode publicar algo sobre isso? Por favor!
Abração,
Laércio Beethoven


Fonte:http://blogdoroberto58.blogspot.com/2012/02/jaboatao-nao-pagou-premiacao-ao.html

Sistema Tapacurá para de mais de 40 localidades ficam sem água na terça-feira

O Sistema Tapacurá será desativado por 48 horas na próxima terça-feira (28), a partir das 08h. A paralisação será necessária para permitir a realização de 28 intervenções no sistema, entre elas a instalação de válvulas e a realização de interligações em diferentes pontos do Recife, além de serviços de manutenção de rotina. Com a parada, o abastecimento de água será interrompido em bairros do Recife e de Jaboatão dos Guararapes e da cidade de Camaragibe. Em outros bairros do Recife, a distribuição de água seguirá um calendário especial de abastecimento durante o período da parada, que prossegue até as 8h da quinta-feira (1/03).

Além dos 28 serviços que serão executados durante esta paralisação, a Compesa está programando uma outra, ainda sem data definida, para complementar as intervenções no sistema que visam melhorar a distribuição de água nos bairros. “Preferimos dividir os serviços em duas fases para não deixar a população sem água por um período maior”, informou o superintendente de Controle Operacional, José Edson Almeida.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Castelo Branco, no Curado, a Compesa irá instalar uma válvula de 800mm. O objetivo é melhorar as condições de operação do sistema, otimizando a manutenção das adutoras. "Com essa nova válvula, poderemos fazer intermitências no sistema, em casos emergenciais, sem prejudicar o abastecimento para grande parte da população", afirma o superintendente.

Ainda durante a paralisação do Sistema Tapacurá, a companhia irá realizar duas interligações. A primeira ocorrerá no cruzamento da Rua Araruna com a Avenida Carlos de Brito, no bairro do Engenho do Meio. Já a segunda interligação será realizada na BR-232, em frente a Gerdau, na travessia do metrô, no Curado. Segundo José Edson de Almeida, essas interligações servirão para melhorar a operacionalização das redes de abastecimento do Recife, otimizando assim as pressões.

Com a parada, o abastecimento será interrompido nas seguintes áreas: Coelhos, Coque, Santo Antônio, São José, Boa Vista, Graças, Espinheiro, Madalena, Mustardinha, Mangueira, Prado, Bongi, Torre, Torrões, Cordeiro, Jardim São Paulo, San Martin, Zumbi, Areias, Caxangá, Caçote, Barro, Engenho do Meio, Estância, Várzea, Iputinga, Detran, Brasilit, Monsenhor Fabrício, Coqueiral, Totó, Cidade Universitária, Cavaleiro, Curados I, II , III, IV e V, Sancho, Socorro, Sucupira, Jaboatão Velho, Pacheco e Camaragibe.

Outras áreas, no entanto, terão um esquema de rodízio especial. São elas: Casa Forte, Aflitos, Jaqueira, Poço da Panela, Casa Amarela, Parnamirim, Santana, Monteiro, Alto do Mandu, Vasco da Gama, Apipucos, Macaxeira, Bomba do Hemetério, Tamarineira e Mangabeira. Todas essas localidades receberão água das 8h da terça (28) até as 8h da quarta (29).

E das 8h da quarta (29) às 8h da quinta (1º) receberão água as seguintes localidades: Cajueiro, Campina do Barreto, Fundão, Água Fria, Beberibe, Arruda, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Hipódromo, Rosarinho, Torreão, Santo Amaro e Encruzilhada.

Para a realização de todos os serviços, estão sendo investidos R$ 300 mil. Mais informações pelo teleatendimento da Compesa: 0800 081 0195.


Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/26/sistema_tapacura_para_de_mais_de_40_localidades_ficam_sem_agua_na_tercafeira_126488.php

João Paulo discute com PT eleições 2012



Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) não chega, todas as atenções nesta segunda-feira (27) estão voltadas para o encontro do PT nacional. Por que tanto destaque para a reunião? Pelo simples fato de um dos protagonistas do evento ser o deputado federal e ex-prefeito do Recife João Paulo Lima e Silva (PT).

João Paulo preside junto com o deputado federal José Guimarães (CE) o Grupo de Trabaho Eleitoral (GTE) no Nordeste. Cabe a eles discutir estratégias eleitorais para a Região. O relato dos dois deputados servirá para avaliar a sucessão nas principais cidades do Nordeste, entre elas o Recife.


Ainda não percebeu onde mora o perigo?


Todo mundo sabe que João Paulo e o prefeito João da Costa (PT) - que quer de todo jeito disputar a reeleição - não se toleram. São, misteriosamente, desafetos desde logo depois que Costa assumiu a Prefeitura do Recife.


O encontro será presidido pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que tem todo interesse do mundo em acabar com as disputas internas que assolam o partido em todo o território nacional.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/26/joao_paulo_discute_com_pt_eleicoes_2012_126489.php