sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca recebeu do Governo de Pernambuco mais de R$ 650 mil por shows e publicidade

Foto: Reprodução de internet

Por Daniel Guedes (do Blog de Jamildo) e Otávio Batista ( do Jornal do Commercio)

O Governo de Pernambuco não patrocinou o desfile da Unidos da Tijuca, mas ajudou financeiramente de maneira indireta a escola de samba vencedora do Carnaval carioca que este ano prestou homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, natural de Exu, município no Sertão do Estado.

A intervenção palaciana se deu através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundparpe) que investiram ao menos R$ 650 mil em contratos com a escola. Agora, o governo espera lucrar em cima do título da Tijuca.


Apesar da reportagem ter pedido às 15h30 desta quinta-feira (23) o valor dos investimentos públicos, somente às 20h45, a assessoria de imprensa da Empetur informou que os dados seriam repassados apenas nesta sexta-feira (24).

O apoio governamental começou em julho do ano passado, quando o Palácio do Campo das Princesas recebeu um jantar entre a diretoria da escola e cerca de 20 das mais importantes empresas de Pernambuco ou que operam no Estado. Coube ao Governo fazer o meio de campo para garantir o patrocínio privado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Unidos da Tijuca, houve patrocínio da Moura Dubeux, Queiroz Galvão, Vital Engenharia, Coca Cola Guararapes, Conecta, MPX, Maxxima, Egesa, Jaraguá, GL Empreendimentos e Oi. Esses patrocinadores teriam garantido cerca de R$ 3 milhões.

Mais R$ 4 milhões, que todas as escolas recebem, vieram de Petrobras, Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ainda há recursos angariados com verba da quadra e shows da comissão de frente. O desfile da Unidos da Tijuca custou R$ 10 milhões.

A colaboração financeira do governo se deu, a princípio, através da contratação de integrantes da escola para a realização de cinco shows. Houve apresentações no Recife, em Garanhuns, em Exu e em cidades fora de Pernambuco, como Rio de Janeiro e Barretos, em São Paulo, onde acontece a Festa do Peão Boiadeiro.

A intenção, segundo o secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa, era trazer apreciadores da escola para Pernambuco.

"Barretos é um destino extremamente interessante para a gente, porque a gente identificou por pesquisa que o interior de São Paulo vem muito a Pernambuco. Então, a gente utilizou exatamente o viés de várias apresentações. Contratamos a Unidos da Tijuca lá (em Barretos)", explicou Feitosa.

O grupo também foi contratado para se apresentar na cidade do homenageado, Exu. "Nada mais justo do que você fazer na terra de Luiz Gonzaga, levar uma escola de samba... Nós fizemos isso. Justamente para linkar as pessoas e fazer com que se motivassem a acompanhar o desfile, torcer e também ajudar - e ajudaram muito - nas pesquisas que o Paulo Barros (carnavalesco da escola) fez".

A apresentação em Garanhuns aconteceu no Festival de Inverno do ano passado e custou R$ 150 mil aos cofres da Fundarpe. As demais apresentações foram contratadas num pacote de R$ 500 mil pagos pela Empetur.

A Empresa Pernambucana de Turismo ainda investiu num anúncio de seis páginas na revista oficial da escola, publicada em fevereiro, mês do Carnaval. A reportagem não conseguiu encontrar no Diário Oficial o valor gasto e assessoria da Empetur também não prestou esclarecimentos.

Também anunciaram Holding Alusa, Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário, Queiroz Galvão Construção, Vital Engenharia Ambiental, Coca Cola Guararapes, Maxima Empreendimentos, Armazenna Centro Logístico e Conecta Locação e Transporte.

RETORNO - O Governo quer agora explorar a visibilidade que o Carnaval do Rio de Janeiro e a escola campeã têm para trazer turistas para o Estado.

"A estratégia agora é justamente você poder pegar tudo isso que foi passado e, sempre que possível, poder linkar com as ações da nossa pasta. Por exemplo, nas nossas feiras, nos nossos eventos que tiverem o foco internacional, sempre a gente colocar no nosso material de propaganda, nos nossos estandes, sempre a gente mostrar... E este ano é um ano gonzagueano. O Estado também vai fazer várias ações com Luiz Gonzaga e sempre vai lembrar disso aí", explicou Feitosa.

O secretário citou uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) na África do Sul durante a Copa do Mundo de 2010 que mostra que 98% dos entrevistados que conheciam o Brasil pensavam logo no Rio de Janeiro, no Cristo Redentor e no Carnaval carioca quando questionados sobre o País.

O governador, familiares e uma comitiva de secretários e colunistas sociais conferiram o desfile da Unidos da Tijuca na segunda-feira (20). O grupo segue novamente para o Rio de Janeiro no sábado (25) para assistir à apresentação das campeãs do Carnaval.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/02/23/unidos_da_tijuca_recebeu_do_governo_de_pernambuco_mais_de_r_650_mil_por_shows_e_publicidade_126393.php

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