Do JC
Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de computadores do mundo, atrás apenas da Índia e da China. A conclusão é da organização IDC, que divulgou um estudo sobre a venda de PCs no País. Segundo o estudo, foram vendidos 15,4 milhões de computadores no País em 2011.
Segundo o gerente de pesquisa da IDC Brasil, Luciano Grippa, o número representa 20% de crescimento em relação a 2010 no mercado doméstico. Já no segmento corporativo, o crescimento foi de 10% em relação ao mesmo período. O setor de governo e educação, no entanto, teve retração de 24%.
A tendência dos consumidores de buscarem por computadores portáteis ficou ainda mais evidenciada. Do total de equipamentos vendidos, 55% deles foram notebooks e netbooks.
Já os desktops representaram 45% dos itens comercializados. O mercado corporativo continua bem menor que o dos equipamentos destinados a domicílios: 30% dos computadores foram vendidos para companhias, enquanto 70% foram para os lares dos brasileiros.
Segundo o estudo da IDC, no ano passado um computador foi vendido a cada dois segundos no Brasil. O clima de fim de ano se mostrou ainda mais positivo para o setor. Somente no último trimestre foram comercializados 42 milhões de equipamentos, sendo 60% deles notebooks.
Apesar do ano positivo, não foi um bom período para os netbooks. Os ultraportáteis tiveram queda de 18% nas vendas, devido ao aumento das vendas dos tablets. Segundo o IDC, os usuários que procuravam nos netbooks um segundo computador estão optando por adquirir pranchetas eletrônicas.
A IDC analisa, no entanto, que o Natal do varejo de eletrônicos brasileiro, que foi 10% mais positivo que o fim de ano de 2010, poderia ter sido ainda melhor, caso o dólar não tivesse fechado o período em alta. A organização diz também que a quebra na cadeia de produção de HDs, influenciada pelas enchentes da Ásia, também influenciou negativamente a oferta de produtos.
Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/tecnologia/noticia/2012/02/23/brasil-e-o-terceiro-maior-consumidor-de-pcs-do-mundo-33250.php
Nenhum comentário :
Postar um comentário