sábado, 25 de fevereiro de 2012

Economia INSS recadastra a partir de maio

Bancos começam a convocar os 22 milhões de beneficiários já em abril e eles terão 30 dias para se apresentar

ROSA FALCÃO

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos ao período do recadastramento, que inicia em maio. A novidade neste ano é que serão convocados tanto os segurados que recebem o benefício através de crédito em conta e aqueles que têm o dinheiro depositado em conta corrente. A partir de abril os bancos começam o chamamento dos 22 milhões de beneficiários da Previdência Social. Após o aviso eles terão o prazo de 30 dias para se apresentar ao banco. A Caixa Econômica Federal (CEF) se antecipa e começa a alertar os cinco milhões de segurados do INSS que têm conta no banco para ficarem atentos ao aviso da renovação da prova de vida.

Todos os anos o INSS faz o recadastramento para evitar que outras pessoas recebam o benefício indevidamente no lugar do aposentado e do pensionista. A prova de vida é feita através do comparecimento do segurado à agência bancária onde recebe o benefício para a apresentação de um documento de identidade. Se ele deixar de atender o chamamento, tem o benefício suspenso pela Ministério da Previdência Social (MPS). Quem tiver dificuldade de locomoção poderá constituir um procurador para representá-lo junto ao banco. A procuração tem a validade de um ano.


O superintendente regional da Caixa Paulo Nery orienta o beneficiário do INSS aguardar a convocação para evitar tumulto. A partir de abril o aviso do recadastramento será dado pela rede bancária no momento do saque do benefício, no extrato bancário, e pelo Internet Banking. “O segurado não precisa se antecipar para se deslocar até a agência. Ele deve aguardar o chamado da Caixa que será feito de forma escalonada”, reforça.


Segundo Nery, a Caixa vai montar um esquema especial com uma equipe reforçada e horários diferenciados para o atendimento dos aposentados e pensionistas que recebem o benefício pelo banco. O detalhamento do expediente especial será divulgado nos próximos dias. Em Pernambuco, 310 mil beneficiários retiram o dinheiro do INSS na Caixa através de crédito em conta e da conta corrente.


Mais uma dica para tranquilizar o segurado do INSS: ele não precisa fazer contato antecipado com a agência bancária que possui a conta corrente. É só aguardar o chamado que vem no rodapé do extrato ou no momento do saque. Quem faz a prova de vida através de identificação biométrica (com a impressão digital) terá que comparecer ao banco.


Saiba mais


Aposentados e pensionistas do INSS


Quando começa o recadastramento?

A prova de vida para os segurados do INSS começa a partir de maio na rede bancária

Até quando deve ser feita a prova de vida?

O benefíciário deverá comparecer ao banco em que recebe o benefício no prazo de 30 dias após à convocação

Como será feita a convocação?

A convocação será feita através do extrato bancário, pelo saque e pelo Internet Banking

Quem precisa fazer o recadastramento?

Todos os aposentados e pensionistas do INSS

O que o beneficiário deve fazer para se recadastrar?

Comparecer à agência bancária onde recebe o benefício do INSS e levar um documento de identificação (Carteira de Identidade, CNH ou CTPS)

Em caso de dificuldade de locomoção, o que o segurado deve fazer?

Deve nomear um procurador em uma das agências do INSS

Fonte: Caixa Econômica Federal

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2012/02/25/economia2_0.asp

Nenhum comentário :

Postar um comentário