Projeto prevê criação de edifícios-garagem em 18 bairros do Recife, dentro dos próximos três anos
Daqui a três anos o Recife passará a contar com 10 mil novas vagas de estacionamento, através da construção de edifícios-garagem em 18 bairros. A previsão é do Instituto Pelópidas Silveira, que elaborou, a pedido da prefeitura, um mapeamento sobre as áreas que mais precisam receber essa infraestrutura. Foram identificados 25 locais, incluindo a região central e bairros como Casa Amarela, Espinheiro e Boa Viagem.
As áreas já passaram por avaliação preliminar da prefeitura e se mostraram viáveis. A prefeitura pretende construir os edifícios-garagem através de parcerias público-privadas (PPPs). A novidade foi anunciada ontem pelo prefeito João da Costa.
O Instituto Pelópidas Silveira fez um estudo preliminar de quatro locais que têm grandes chances de receber os edifícios: o Mercado das Flores, no Cais de Santa Rita, o anexo do Mercado de Casa Amarela, o terreno ao lado da sede da Prefeitura do Recife e um galpão situado atrás da Praça Machado de Assis, perto do Cinema São Luiz. Essas áreas são consideradas estratégicas para quem procura o comércio popular e crescem em virtude da expansão do setor de tecnologia. As análises fazem parte do Plano de Mobilidade do Recife e só foram anunciadas agora, segundo a prefeitura, porque o pontapé dependeria do interesse do setor privado.
A estimativa da prefeitura é de que o condutor pague R$ 1 pelo prazo mínimo de duas horas, valor correspondente ao preço do Zona Azul. Mas como a tarifa já não é alterada há dez anos, poderá passar por reajuste no próximo triênio. Se tudo correr como o planejado, as primeiras obras dos novos equipamentos devem começar em um ano.
O total de prédios ainda segue indefinido. Ao todo, a prefeitura mapeou 25 regiões tidas como prioritárias. Dez se distribuem entre Santo Antônio, Ilha do Leite, Santo Amaro, Soledade, Boa Vista, São José e Bairro do Recife. O Centro do Recife deve receber 2,5 mil novas vagas ao menos, se for cumprido o que aponta a sugestão inicial da prefeitura. Os bairros de Boa Viagem, na Zona Sul, e das Graças e Espinheiro, na Zona Norte, também são avaliados como locais potencialmente viáveis.
“Já temos conhecimento de que várias empresas estão interessadas em construir edifícios-garagem na cidade. Essa é uma das ações estratégicas do Plano de Mobilidade, que tem como uma das metas diminuir o número de carros nas ruas”, comentou Milton Botler, coordenador do instituto. Ontem, o prefeito João da Costa também falou sobre os novos equipamentos. “Estamos tirando a ideia do papel e a colocando na vida real. Tirar os carros das ruas ajudará na mobilidade”, completou.
Quase um milhão de veículos circulam na capital por dia. “A construção dos edifícios-garagem é positiva. Quando tiramos um carro da rua, liberamos uma via. E ainda existe a vantagem do modal da bicicleta”, contou Maria de Pompéia, presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2012/03/22/vidaurbana7_0.asp
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