sexta-feira, 30 de março de 2012

Revitalização da Lagoa Olho D'água, uma questão meramente viária?

Segundo o governo do estado de Pernambuco, a Lagoa Olho D'água será transformada em área de preservação ambiental e passará por um plano socioambiental de revitalização e urbanização, ao custo de R$ 115 milhões. Ao contrário do que se possa pensar, ainda não há uma afirmativa de que este governo possa dar início à dragagem da Lagoa, embora muitos técnicos acreditem ser indispensável para poder iniciar as intervenções viárias e o então diretor da Cehab, João Amaro, tenha feito alusões ao fato, em audiência pública nos idos de 2009.

O governo diz, por enquanto, que “na área ambiental, estão sendo realizados estudos e levantamento de dados para o melhor aproveitamento da lagoa”.

Numa análise prática, as intervenções viárias previstas terão impacto na grande área que compreende a Lagoa Olho D’Água e suas comunidades circunvizinhas, Curcurana, Jardim Piedade e parte de Piedade, pois os projetos viários da Lagoa e do Binário de Cajueiro Seco se ligarão e se complementarão, ligando a Praia do Paiva à BR 101 e à Estrada da Batalha, pelo futuro binário.
As obras viárias na Lagoa consistem, principalmente, de um trecho de 13km que se inicia na Estrada de Curcurana, acompanhando o Canal da Lagoa, contorna a Lagoa Olho D’Água pelo lado este e segue pelo Canal de Setúbal (Avenida José Rodovalho) até a São Sebastião, onde se integra ao futuro Binário de Cajueiro Seco. Depois de pronta esta parte principal, está previsto um contorno pelo lado oeste da Lagoa.

As duas obras compõem a chamada Via Metropolitana Sul, que embora seja divulgado como facilitadora do acesso à Suape, vai beneficiar outras áreas. Toda a região de entorno da Lagoa e de Barra de Jangada terão impactos positivos, tanto em urbanização como em valorização da área. Empreendimentos imobiliários já estão previstos para Barra de Jangada e áreas bem próximas à Estrada de Curcurana.

Em termos de empreendimento, ganha também a Via Parque, pois o fluxo de veículos aumentará sensivelmente. Quem vier do aeroporto ou mesmo do Agreste e do Litoral Norte pela 101 encontrará uma “linha direta” até a Ponte do Paiva, novinha em folha e sem os engarrafamentos de hoje em dia. Como a Via parque cobra pedágio, é natural prever que caminhões seguirão para Suape pelos caminhos tradicionais, sobrando o “filé” dos carros particulares para a operadora.

Ganham também os moradores de Piedade e de Candeias, que seguindo em direção à Boa Viagem ou ao centro do Recife, não terão aumento do fluxode carros tão intenso, daqui para diante.

Fonte:http://www.gazetanossa.net.br/index.php?option=com_content&view=article&id=939:revitalizacao-da-lagoa-olho-dagua-uma-questao-viaria&catid=56:jaboatao&Itemid=59

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