quinta-feira, 22 de março de 2012

Saúde lança consulta pública para elaborar manual de atendimento a pessoas com síndrome de Down

Profissionais e familiares que cuidam de pessoas com síndrome de Down terão uma nova ferramenta para ajudar no diagnóstico, tratamento e acompanhamento deste público. O Manual de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down já está em consulta pública na internet e será elaborado com a ajuda da população e de entidades científicas.

A consulta pública foi lançada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (21), Dia Mundial da Síndrome de Down. A data é celebrada pela primeira vez em 193 países, após a aprovação de uma moção apresentada pelo Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o Senado Federal promoveu uma sessão especial pelo dia.

O objetivo da consulta pública é definir as diretrizes do manual. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e foi publicado, também nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 300 mil pessoas com a síndrome. “O objetivo é oferecer orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde da pessoa com síndrome de Down, nos diferentes pontos de atenção da rede do SUS”, afirma o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

A consulta pública visa atrair a participação de interessados sobre o tema, que poderão opinar sobre as metodologias e orientações sugeridas no documento (veja aqui). O Ministério da Saúde também vai receber, até dia 20 de abril, sugestões por meio do endereço eletrônico manualsindromededown@saude.gov.br.

Ao final deste prazo, a publicação terá a aprovação da pasta e o documento com instruções e normas para o atendimento de pessoas com síndrome de Down terá vigência em todo o território nacional.

Orientações

De acordo com o manual, é importante ressaltar que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição humana geneticamente determinada. O Ministério da Saúde já atua em ações de cuidados com pessoas com síndrome de Down. “Atualmente, o país conta com 1.004 Unidades de Saúde com Serviço de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Autismo. Por ano, são investidos R$ 170 milhões para o custeio das unidades, administradas pelas secretarias estaduais e municipais de saúde”, afirma o secretário.

Fonte: Portal Planalto


Fonte:http://www2.planalto.gov.br/imprensa/noticias-de-governo/saude-lanca-consulta-publica-para-elaborar-manual-de-atendimento-a-pessoas-com-sindrome-de-down/view

Nenhum comentário :

Postar um comentário