terça-feira, 12 de junho de 2012

Estudantes recifenses na Rio+20

Projeto da Escola Municipal Professor José da Costa Porto foi selecionado 

 


Allan Torres
Vão Maria Luíza, e seus alunos, Alessandro e Vinícius
 

Foi com o tema Desvendando o delicioso mundo da Geometria, que a Escola Municipal Professor José da Costa Porto, localizada no bairro do Coque, localizada na área Central do Recife, obteve o segundo lugar na XVII Ciência Jovem, realizado no ano de 2011, no Espaço Ciência, Complexo de Salgadinho, em Olinda. Com um projeto que envolvia pequenos objetos como palitos de dente, canudos, cordões, luvas e até jujubas, a mentora do trabalho e professora de matemática, Maria Luíza Anselmo, conseguiu, com a ajuda dos alunos do Ensino Fundamental II, conquistar reconhecimento nacional para a escola.

A partir de um convite feito pela Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (Femact Rio+20), a docente e mais dois alunos, Alessandro Silva, 13, e Vinícius Santos, 12, ambos estudantes do 7º ano, partiram rumo à Cidade Maravilhosa na tarde desta segunda-feira (11), representando a instituição e Pernambuco.
No evento realizado no ano passado, 40 escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) foram selecionadas pelo próprio museu, que encaminhou seus projetos para a produção do Rio+20. Porém, somente a Costa Porto foi selecionada para participar do evento nacional. “A equipe do Espaço (Ciência) me encaminhou um e-mail há cerca de dois meses, informando que a nossa instituição havia sido escolhida para participar da Femact. Foi uma surpresa muito grande, e é dessa forma que percebemos que o nosso trabalho está valendo à pena”, vibrou a professora Maria Luíza.

Ao todo, serão 120 escolas públicas e particulares, de todo o Brasil, apresentando seus projetos na feira até a próxima quinta-feira. Para os alunos que também viajaram com a professora, essa participação é um privilégio. “Estou muito ansioso e nervoso. Foi uma vitória para mim, porque com tantos alunos da escola, nós é que fomos os escolhidos. E eu sei que existem muitos deles bons, posso até dizer que melhores que eu. Mas a professora viu nosso desempenho”, contou, esbanjando felicidade, Alessandro. “Estamos muito animados, mas nervosos também. Foi uma surpresa muito grande saber que nosso projeto foi escolhido. Queríamos, mas não estávamos esperando”, completou Vinícius.

Além do projeto criado pela escola recifense, todo o evento realizado pela Femact Rio+20 conta com trabalhos contribuintes para a solução de problemas ligados ao meio ambiente, sustentabilidade, circulação nas grandes cidades, produção e consumo de energia, tratamento e destinação de lixo, prevenção de desastres naturais, tecnologia social e economia solidária.

Fonte:http://www1.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arquivos/2011/outubro/2142.html

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário