quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Arquitetos e urbanistas apresentam propostas



Prefeituráveis do Recife receberão documento com sugestões dos profissionais (Foto: Divulgação)










O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) – órgão federal que representa a categoria e reúne mais de 3.500 profissionais no Estado – deu início nesta terça-feira à entrega de um documento, elaborado em conjunto com demais entidades ligadas ao setor, com propostas urbanísticas para os candidatos a prefeito do Recife. O socialista Geraldo Julio será o primeiro a receber as propostas, durante encontro com o presidente da entidade, Roberto Montezuma, a partir das 16h30, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby.

Intitulado “Elementos para um projeto de cidade e do território – Contribuições aos futuros prefeitos dos municípios pernambucanos”, o documento está dividido em cinco partes. A primeira traz um conjunto de dez premissas de como o Recife e demais municípios do Estado devem ser “pensados” pelos gestores. O segundo, terceiro e quarto capítulos contemplam um conteúdo mais técnico, quem visa à implantação de ações concretas, a longo prazo, pelos municípios, como a elaboração de planos diretores de iluminação e de arborização pública. Já a última parte é composta pela apresentação da “Árvore da Água”, um estudo de caso desenvolvido por arquitetos e urbanistas do Recife e da Alemanha, este ano, que utiliza a rede fluvial estuarina do Recife como opção de mobilidade e integração para os habitantes.

“O Recife e outras cidades pernambucanas têm experimentado enormes transformações físico-espaciais, nos últimos anos, resultado do recente ciclo de crescimento econômico. Entretanto, esse mesmo crescimento expôs a precária infraestrutura das cidades. Sem um planejamento a longo prazo, as cidades não suportam mais o desenvolvimento do Estado. É preciso planejar os municípios de forma integrada e integradora. Não se admitem mais soluções pontuais, emergenciais e fragmentadas”, defende o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma.

Depois de Geraldo Julio, Humberto Costa (PT), Mendonça Filho (DEM) e Daniel Coelho (PSDB) – os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto no Recife – serão os próximos a receber o documento que, ao longo do período eleitoral, será disponibilizado ainda aos prefeituráveis dos demais municípios pernambucanos. Após a conclusão das entregas no Recife, o documento será apresentado em detalhes à Imprensa.


Nenhum comentário :

Postar um comentário