Na pesquisa espontânea, o candidato Humberto Costa lidera com 16%. Em segundo lugar, está Geraldo Julio, com 12%, e em terceiro, Mendonça Filho, com 8% das intenções de voto
Pesquisa é marco zero porque mede a popularidade dos candidatos antes do início do guia eleitoral, nesta terça-feira. Fotos: Arquivo/DP/D.A Press |
A primeira rodada da pesquisa DiarioData Associados revela que o candidato do PT à Prefeitura do Recife, senador Humberto Costa, lidera as intenções de votos na capital pernambucana. Hoje, o petista tem 16% da preferência do eleitorado. Em segunda colocação está o o ex-secretário estadual Geraldo Julio (PSB), com 12%. O ex-vice-governador Mendonça Filho (DEM) aparece em terceiro, com 8%. Na quarta posição aparece o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), com 5%. Esses são números da sondagem espontânea, na qual o eleitor declara em quem pretende votar.
Na edição do Diario de Pernambuco desta segunda-feira (20) estão os resultados mais completos da pesquisa, incluindo a pesquisa estimulada (na qual o eleitor recebe uma lista com os nomes da disputa e, a partir dela, faz escolhas), assim como os números da rejeição dos candidatos, do interesse dos recifenses no pleito e dos principais problemas apontados por eles.
A margem de erro dos resultados é de 3 pontos percentuais. Deve ser considerada tanto para mais quanto para menos. Foram entrevistadas 1.100 pessoas, seguindo um plano de amostras que representa o universo eleitoral com suas características estratificadas de sexo, idade e áreas de moradia das pessoas. Os pesquisadores visitaram os domicílios recifenses entre os dias 14 e 16 de agosto.
A publicação da primeira pesquisa do instituto coincide com a data que antecede o início da propaganda eletrônica, chamada na cidade de guia eleitoral. O guia será veiculado a partir desta terça-feira em emissoras de TV e rádio. “É o marco zero. A pesquisa servirá como uma boa base comparativa porque, com a exibição da propaganda, devemos ver algumas alterações no quadro”, afirma Adriano Cerqueira, cientista político responsável pelo estudo. O primeiro turno das eleições municipais deste ano, vale lembrar, ocorrerá no dia 7 de outubro.
Com relação ao quadro atual, o pesquisador analisa: “A grande surpresa da primeira rodada foi o bom desempenho do candidato Geraldo Julio. Ele está bem posicionado para ser um candidato ainda pouco conhecido e conta com certa boa vontade do eleitor, conforme vemos no conjunto dos indicadores”, diz. “Quanto a Humberto Costa, acho que ele tem uma posição relativamente confortável, mas tem de ficar atento a indicadores como a rejeição”.
Sobre o candidato do DEM, Adriano Cerqueira afirma: “Ao meu ver, Mendonça Filho está numa posição um pouco crítica porque já é um candidato conhecido e tem rejeição preocupante”. O comentário do estudioso sobre Daniel Coelho é o seguinte: “Ele está com boa intenção de voto e tem um caso parecido com o de Geraldo Julio, mas conta com uma estrutura menor, então não sabemos se vai conseguir avançar em virtude desse fator”.
Os demais candidatos, Esteves Jacinto, do PRTB; Edna Costa, do PPL, Roberto Numeriano, do PCB, e Jair Pedro, PSTU, tiveram 0% das intenções de voto na pesquisa espontânea.
O número de eleitores indecisos, que não sabem qual dos candidatos escolher ou pretendem votar em branco soma 37% do total. Os eleitores que estão propensos a votar nulo ou em “ninguém” totalizam 17%. Ao longo da campanha esses percentuais devem ser bastante alterados porque o grau de interesse costuma aumentar com a proximidade da disputa.
Nenhum comentário :
Postar um comentário