As questões culturais em Jaboatão dos Guararapes degradaram-se muito do primeiro ano da gestão Elias até este último. Com um secretário de cultura inoperante e sem equilíbrio ao tratar com artistas e subordinados, que só entendia de eventos, não poderia ser muito diferente. Ao longo de quatro anos os artistas somaram desilusões e viram a desconstrução do pouco de Cultura que havia na cidade. Abaianaram a orla, acabaram com a Festa da Manga em Comportas, com o São João em todo Jaboatão, esvaziou-se a Festa de Iemanjá e nada se promoveu de novo. O Festival de Música Regional, além de ser uma vergonha de público, está fazendo sucesso é nas redes sociais, onde o vencedor em vários quesitos cobra o prêmio de cerca de 5 mil reais a que fez jus em dezembro de 2011 e que até agora diz não ter recebido. As reclamações de atraso e de não pagamento a artistas também foram motivos para o afastamento de Cobra Cordelista da Secretaria de Cultura, por exemplo.
Agora recebemos a denúncia de um oficineiro do NAC - Núcleo de Ação Cultural - do Córrego da Batalha, em Prazeres, onde o mesmo diz quer está há 5 (cinco) meses sem receber e que foi afastado quando reclamou. Abaixo o desabafo de Erik Martins. Estamos abertos às explicações da Assessoria de Imprensa da administração, da Secretaria de Cultura e da coordenadora citada na denúncia.
"AO PREFEITO DA CIDADE DO JABOATÃO DOS GUARARAPES:
VOSSA EXCELÊNCIA ELIAS GOMES não tem respeito com artistas profissionais que foram contratados para dar aula no PROJETO em que lançou o NAC (NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL) pois os oficineiros estão há 5 MESES com atraso de salário, e não querem que façamos protesto com isso, pois a coordenadora geral do projeto quando eu, ERIK MARTINS, que dou aula de ARTE CIRCENSE no NÚCLEO do CÓRREGO DA BATALHA em Prazeres, quando comuniquei a mesma que iria só bater o ponto e dispensar meus alunos em forma de protesto pelo não recebimento do meu salário, ela me solicitou que deixasse o projeto, que ira colocar outro oficineiro no meu lugar.
É Dr. ELIAS esta é uma ditadura, pois não faço mais parte do quadro de oficineiros do projeto quando decido revindicar o meu salário. É temos que trabalhar de graça para a VOSSA EXCELÊNCIA ser reeleito aqui em JABOATÃO? Este projeto deveria ser para a comunidade ver que a PREFEITURA está investindo e retirando os meninos da rua, mas é um projeto que não funciona, pois não dá perspectiva nenhuma às crianças que dele participam.
Até hoje, o que foi investido de material para ensinar a quase 30 meninos foram 06 bolinhas para malabares, 01 pacote de nariz de palhaço, 03 perucas, 03 potinhos de tinta para palhaço, todos nas cores azuis, para a VOSSA EXCELÊNCIA ver, além de não recebemos temos que se virar para dar nossas aulas. E sem falar que a coordenadora do projeto Sra. MARIA PAULA fala que este dinheiro é depositado na conta de um empresa, mas não informa nome da empresa, nem CNPJ, nem onde é localizada.
Nenhum comentário :
Postar um comentário