Os principais pontos da agenda socioambiental brasileira foram destacados pela organização não-governamental SOS Mata Atlântica em um documento de 20 páginas voltado para eleitores e candidatos a dirigentes dos municípios. Lançada ontem no Estado, a Plataforma Ambiental aos Municípios 2012 tem como base eixos como desenvolvimento sustentável, clima, educação, saúde e saneamento básico. O intuito é de que os candidatos, ao assinarem a lista, comprometam-se com a agenda socioambiental.
Até agora, o documento conta com a adesão de mais de 200 nomes. Para a ONG, era importante a participação dos candidatos no ato, realizado ontem na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Apesar disso, apenas um candidato a prefeito, o petista Sérgio Leite (Paulista), o candidato a vice-prefeito no Recife, o deputado João Paulo (PT), e quatro candidatos a vereadores estiveram no evento e se juntaram à lista.
João Paulo (PT) foi um dos primeiros a chegar na solenidade, mas, alegando compromissos políticos, assinou o documento e foi embora antes da apresentação da plataforma. Sérgio Leite também passou na solenidade apenas para assinar o documento. Segundo o diretor de Políticas Públicas da ONG, Mario Mantovani, os eleitores têm o papel de chamar a atenção e cobrar dos candidatos um compromisso público com a genda socioambiental. “É um guia pro eleitor e para os candidatos a prefeitos e vereadores. Nós queremos buscar tudo que tem hoje de aspecto ambiental numa gestão local e trazer isso para um debate para que os compromissos que fossem assumidos pelos candidatos tivessem consequências. Aquilo que for compromisso vai ter que ser registrado, vai ter consequência e vai ser cobrado”, disse.
Nenhum comentário :
Postar um comentário