A tragédia ocorrida ontem (02) no Shopping Guararapes, que provocou a morte de uma senhora de 90 anos além de ter deixado vários feridos, poderia ter sido evitada se as empresas de vigilância, os bancos e o estabelecimento estivessem cumprindo a Lei 341/2009, de autoria do vereador Róbson Leite (PT). Ela prevê uma série de normas para o transporte de valores, tais como a criação de rotas específicas para o trânsito dos vigilantes com malotes longe dos locais públicos.
“Foi uma morte anunciada. As empresas e o shopping são coautores, pois em 2009 realizamos uma audiência com todos os envolvidos. Foi assinado um acordo se comprometendo em regularizar a situação, mas isto nunca foi cumprido”, denunciou Leite. Ele lembrou, inclusive, que a lei foi criada após o homicídio de um aposentado após assalto na Caixa Econômica Federal de Jaboatão Centro, em 2009.
O presidente da Câmara Ricardo Valois (PT) também demonstrou indignação com o episódio. “No Brasil existe uma ‘cultura’ de descumprimento das leis. É preciso haver uma tragédia como esta para que as empresas comecem a sentir o peso da responsabilidade. O Procon atualmente está fechando supermercados e agora esperamos que os órgãos fiscalizadores atuem também para evitar novas situações como a que ocorreu ontem no shopping”, disse.
Para atestar como este tipo de ação dos bandidos é comum o vereador Soldado Souza (PTB) lembrou episódio semelhante ocorrido há alguns anos em um supermercado de Cavaleiro. “É preocupante o descumprimento da lei pelos bancos e empresas de vigilância. A população fica servindo como escudo humano na hora deste tipo de crime. Hoje é um pavor passar perto de um carro-forte”, afirmou.
O vereador Sargento Sampaio (Pros) disse que a Câmara precisa provocar o Poder Judiciário e pressionar para que a lei 341/2009 seja efetivamente cumprida. “O shopping já foi um lugar seguro, mas hoje a violência está em qualquer lugar e temos que criar meios de diminuir as possibilidades de ação dos marginais”, alertou.
Fonte:http://www.blogdorobertosantos.com.br/?p=5255
Nenhum comentário :
Postar um comentário