sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pelópidas é o primeiro neurocárdio do país


Hospital inaugurado ontem oferecerá as áreas de neurologia, neurocirurgia e cardiologia


Após dois anos de obras, parte do Hospital Pelópidas da Silveira, no Curado, começou a funcionar. Com a inauguração de ontem, entram em atividade as áreas de neurocirurgia, a UTI, a enfermaria neuroclínica e os exames de apoio ao diagnóstico. O Pelópidas já está sendo considerado um dos mais modernos e especializados do país, incluindo a rede privada. Trata-se do primeiro neurocárdio do SUS do Brasil, o que significa que é pioneiro em oferecer gratuitamente assistência médica em todas as especialidades das áreas de neurologia, neurocirurgia e cardiologia.

“Esse hospital vai nos ajudar a servir melhor a população que depende da rede pública de saúde”, disse o governador Eduardo Campos. No próximo dia 15, abrem a enfermaria e a emergência neurocárdio. Em 15 de janeiro, começam as cirurgias cardíacas e então o hospital atinge 100% de sua capacidade.

O governador, o ministro da Saúde e vários políticos percorreram ontem pela manhã os corredores da nova unidade de saúde. Entre os equipamentos de última geração estão um sistema de hemodinâmica, um tomógrafo computadorizado e um raiox com mesa de comando digital.

Da mesma forma como acontece com os hospitais Miguel Arraes e Dom Helder, o Pelópidas da Silveira funcionará como unidade referenciada, ou seja, destinada a pacientes encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros, UPAS ou Central de Regulação de Leitos. A ideia é fazer com que doentes graves não disputem espaço com pacientes com viroses, febres e pequenos cortes, desafogando o atendimento.

O hospital receberá pacientes infartados ou com outras doenças do coração, aneurisma, acidente vascular cerebral e tumores cerebrais. Entre os exames especializados, oferecerá cateterismo, tomografia, ultrassonografia e polissonografia (para detectar doenças do sono).

UPAS

Um cinturão de emergência. Assim está sendo chamada a rede que inclui o Pelópidas e as UPAS de São Lourenço da Mata, Curado e Torrões. Essa ligação entre as unidades fará com que hospitais como Restauração e Getúlio Vargas sejam desafogados. Outra vantagem é que a população da Zona Oeste do Recife e pacientes acidentados trazidos do interior pela BR-232 também receberão socorro mais rapidamente.

Durante o evento, o governador aproveitou para anunciar a construção de mais uma maternidade em Jaboatão dos Guararapes, orçada em R$ 16 milhões e com cerca de 50 leitos. O projeto da obra está em elaboração. Atualmente o município tem apenas uma maternidade, reaberta na atual gestão.

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/12/09/vidaurbana2_0.asp

Nenhum comentário :

Postar um comentário