sábado, 3 de março de 2012

Bibliotecas do Recife terão seus acervos ampliados em 2012

As bibliotecas administradas pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (Afogados e Casa Amarela) foram aprovadas por dois editais da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) para atualização e ampliação de seus acervos. Aproximadamente sete mil novos títulos, de várias áreas do conhecimento, serão destinados para as bibliotecas, que atualmente atendem 60 mil pessoas por ano. A previsão de recebimento dos livros é para o inicio do segundo semestre deste ano.

As bibliotecas municipais só puderam participar da concorrência dos editais “Escolha e Aquisição de Livros” e “Seleção de Livros para o Programa de Ampliação e Atualização” por serem inscritas no cadastro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, comemora a classificação nos editais. "Essa é uma conquista do capital humano da Fundação de Cultura. Nossos técnicos estão de parabéns, pois se trata
de um edital bastante concorrido. Quem ganha com isso é a população do Recife, que terá bibliotecas um acervo melhor, com mais títulos à disposição".

A gerente dos Centros de Formação e Pesquisa Cultural da FCCR, a bibliotecária Tereza Marinho, explica as etapas da concorrência. “O processo começou no ano passado, quando foi realizado o Cadastro das nossas bibliotecas municipais, oportunidade para detalharmos um pouco do nosso trabalho (administrativo e técnico), estatísticas de (volume do acervo, público atendido, empréstimos, consultas ao acervo), ações que realizamos e forma de gestão. Após a validação do cadastro,
seguimos todos os pré-requisitos necessários para a aprovação como, por exemplo, montar um Comitê de Avaliação do Acervo”.

De acordo com Tereza, as bibliotecas possuem um acervo diversificado e estão sempre buscando a atualização e qualificação. “Neste momento estamos selecionando na lista da FNB os novos títulos. Quase todas as áreas do conhecimento serão contempladas, com porcentagens diferentes conforme a necessidade do acervo de cada biblioteca. ”, afirma.

O diretor de Gestão de Equipamentos Culturais da FCCR, Fábio Cavalcante, ressalta a importância das chamadas públicas lançadas na área da cultura. “Os editais públicos são uma forma de realizar melhorias e novas ações nos equipamentos culturais do Recife. Estamos investindo nisso e o resultado tem sido positivo”.

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/03/02/bibliotecas_do_recife_terao_seus_acervos_ampliados_em_2012_126901.php

Nenhum comentário :

Postar um comentário