sábado, 18 de agosto de 2012

Morre cientista político Amaury de Souza



AE – Morreu nesta sexta-feira (17), no Rio de Janeiro, o cientista político Amaury de Souza, de 69 anos, vítima de câncer no pâncreas. Graduado em Sociologia e Política e em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Ciência Política pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, Souza foi professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ) e de diversas universidades norte-americanas. 

Em 1998 e 2005 Amaury atuou como consultor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República para o desenvolvimento de cenários. É autor dos livros “A agenda internacional do Brasil: A política externa brasileira de FHC a Lula”, e coautor de “A classe média brasileira: ambições, valores e projetos de sociedade”, com Bolívar Lamounier. À frente do Instituto Millenium, onde presidia o Conselho de Governança, Amaury defendeu e implementou projetos em defesa da liberdade, da democracia, da economia de mercado e do Estado de direito.

Desde junho de 2000 Souza era sócio consultor da MCM Consultores Associados, onde fazia principalmente análise polícia aplicada ao cenário econômico. Em nota, a empresa destacou que o pesquisador “tornou-se um dos mais brilhantes e lúcidos analistas políticos do País.” “Foi uma honra para a equipe da MCM tê-lo como amigo e companheiro de trabalho por mais de uma década”, diz o texto. Souza estava em tratamento contra o câncer e passou mal durante sessão de quimioterapia realizada na última quarta-feira, quando precisou ser internado e não resistiu.


Nenhum comentário :

Postar um comentário