sábado, 30 de março de 2013

Comissão quer ouvir 250 agentes da repressão


Por Leandro Mazzini
Da Coluna Folha Esplanada

A Comissão da Verdade pretende fazer oitivas com 200 ou até 250 ‘agentes da repressão’. O prazo final é Dezembro, porque a presidente Dilma quer um relatório em 2014. Na lista provisória das testemunhas, cujos depoimentos sigilosos já se iniciaram, estão oficiais da reserva das Três Forças e policiais que pertenciam ao DOPS e DOI-CODI. O tenente Sebastião Rodrigues de Moura, famoso ‘Major Curió’, a priori decidiu colaborar, como publicou a coluna, mas ainda não há data marcada.

Coturno na porta
A assessoria da Comissão evita citar nomes dos oficiais e agenda, mas avalia que os testemunhos dos oficiais mais conhecidos serão coletados no segundo semestre.

Revolta na caserna
A caserna está em rebuliço, no entanto. Um movimento de militares da reserva, revoltados com o caso, prega o boicote à comissão.

Oba, oba
Começou farra sobre assunto sério: o caso Feliciano na Comissão de Direitos Humanos. A turma arranjou rima: ‘Até o Papa / renunciou / Feliciano a sua hora já chegou’.

Fator PEC 37
O Congresso está em alerta com o MP Federal. O PMDB, que teve quatro integrantes denunciados ao STF em menos de um mês, desconfia de que por trás da decisão do Procurador-Geral Roberto Gurgel há a campanha de promotores e procuradores contra o avanço da tramitação da PEC 37/11, que proíbe o MP de fazer investigação criminal.

Rumo ao STF
Para festejo dos políticos enrolados, a PEC galgou comissões e avança no Congresso. O PMDB faz revolta velada, por ora. Desde que Renan Calheiros tomou posse na Presidência, já denunciado, foram na esteira mais dois deputados e um senador.

Bebum no D.O.
Substituído há semanas do Ministério da Agricultura, Mendes Ribeiro surgiu no D.O. de Terça assinando decreto que padroniza a fabricação e rótulos de uísque estrangeiro no Brasil. Alguém bebeu na Imprensa Oficial. (Decreto nº 7.968, de 26.3.2013)

Perigo na corrida
Por falta de divulgação do GDF e do Sindicato, tem taxista em Brasília apanhando de passageiro, quando não o contrário, por causa do aumento do valor da corrida.

Sistema $
Ex-presidente do CNI, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) defende o Sistema S contra proposta de colocá-lo sob tutela de um ministério. ‘É um despropósito!’.

Urucubaca
Não haveria pior momento para a presidente Dilma passar pela África do Sul, que sofreu décadas com o apartheid, enquanto o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara chancela a frase ‘o continente africano é amaldiçoado’.

Charminho
O deputado Nilmário Miranda abandonou audiência do Pastor Feliciano na Quarta. ‘Está de modo ilegítimo!’. Mas os próprios PT e Nilmário – que já foi ministro da pasta temática – esnobaram a Comissão de Direitos Humanos antes de ser oferecida ao PSC.

Pela Nação
O deputado estadual Fernando Capez (PSDB-SP) vai apelar ao corintiano Lula em SP para intermediar a crise. De passagem por Brasília ele apresentou documentos nos quais aponta que os 12 torcedores presos na Bolívia correm risco de vida.

Crise, só na Europa
Marcos Troyjo, o economista brasileiro diretor do BRICLab da Columbia University, ganha destaque como fonte da Reuters, CNN, El Pais, etc. Lembra que ‘as exportações do Brasil representam 10% de seu PIB, e a Europa responde só por 20% desse naco’.

Segundo Poder
O senador Mozarildo Cavalcanti está na frente na disputa para ser eleito grão-mestre do Grande Oriente do Brasil. Lidera, com margem pequena contra o atual, Marcos Silva.

Segundo turno
Quando os bastidores vierem à tona, algum dia, vão descobrir como o grupo que votou no Cardeal Bergoglio em 2005 atuou forte pela renúncia de Bento XVI.

Ponto Final
Caso Engenhão: a reforma começa pela cobertura e acaba no bolso do torcedor.
Com Marcos Seabra, Maurício Nogueira e Adelina Vasconcelos


Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=88994

Nenhum comentário :

Postar um comentário