quinta-feira, 28 de março de 2013

Rede social que monitora poder público e incentiva participação popular já está disponível para todos os pernambucanos



Como já divulgado aqui no Blog, surgiu no Recife uma nova rede social batizada de Colab, visando estimular a cidadania entre os cidadãos recifenses. Após três "semanas de testes", com apenas 50 convidados, o Colab está aberto, a partir desta quarta-feira (27), para todos os internautas pernambucanos interessados em participar.

A ferramenta, idealizada pela também pernambucana empresa Quick, tem por objetivo fazer uma ponte entre o cidadão e o poder municipal, possibilitando uma gestão pública colaborativa e mais participativa. E contribui para que os cidadãos mudem sua relação com a cidade, passando a fiscalizar e apontar o que está certo e errado ao seu redor.

O designer Diego Pinheiro, um dos 50 primeiros a participar, conta que depois que passou a utilizar o Colab mudou de comportamento em relação à cidade. "Entrei no Colab na versão de teste e marquei três carros estacionados em local irregular. Sei que a rede social ainda não está aberta e os gestores da cidade não têm acesso a essas informações. Mas sabe o que mais mudou pra mim? No outro dia, quando fui estacionar o meu carro e o segurança do restaurante apontou uma possível vaga em cima da calçada, não tive coragem de estacionar lá", relata.

Um dos idealizadores da rede social, Gustavo Maia diz que o mesmo foi acontecendo com ele. "Como eu poderia reclamar do prefeito por uma falta de planejamento, se também não fazia a minha parte, respeitando a cidade e, principalmente, os cidadãos?". E acrescenta: "A importância de uma rede social para a cidadania não se dá apenas ao apontar problemas e soluções para a cidade, ela se dá também na conscientização de cada indivíduo".



A rede social Colab é baseada em três pilares de interação com a cidade. O botão "Fiscalize" permite ao cidadão apontar problemas rotineiros, como iluminação pública, coleta de lixo, defesa do consumidor etc. O "Proponha" é um excelente banco de ideias para a gestão pública. Ele funciona como um fórum através do qual os usuários colocam suas ideias e projetos em debate com a população. O "Avalie" é um espaço onde o cidadão dá notas para os serviços, instituições e entidades ligadas ao governo, avaliando-os notas entre uma e cinco estrelas. Os projetos que a Prefeitura submete à aprovação popular também são avaliados.

Todas as informações contidas na ferramenta estarão disponíveis para qualquer cidadão, imprensa e poder público. Serão gerados relatórios diários. Os dados serão abertos para quem quiser acessar.

A plataforma também terá um ranking de interatividade, que segue a tendência de "gamification", transformando as atividades diárias numa espécie de jogo. A cada participação no Colab o usuário receberá uma pontuação específica, que será somada a um número chamado também de Colab. Além da web, a nova rede social também terá aplicativo para iPhone (IOS) e Android.

A rede social totalmente integrada às outras, como o Facebook, através da qual será criada a conta inicial do novo integrante. Automaticamente, o Colab reproduzirá todos os seus dados, como cidade, amigos, estudos e trabalho. Para se cadastrar no Colab, basta entrar no endereço www.colab.re.



Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2013/03/27/rede_social_que_monitora_poder_publico_e_incentiva_participacao_popular_ja_esta_disponivel_para_todos_os_pernambucanos_148481.php

Nenhum comentário :

Postar um comentário