Equipamento atenderá exclusivamente pacientes do SUS
BÁRBARA FRANCO
Divulgação
Pela primeira vez, moradores de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), não precisarão se deslocar para outras cidades para realizar uma tomografia computadorizada. O exame, considerado de alta complexidade, é capaz de identificar diversas patologias e passa a ser disponibilizado no município por meio do Hospital Memorial Jaboatão (HMJ), localizado no Centro da cidade. O equipamento e a construção da área física que vai abrigar a máquina contaram com investimentos conquistados por meio do Ministério da Saúde, um total de quase R$ 650 mil. O serviço, que começa a funcionar hoje, será oferecido exclusivamente para pacientes vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Uma equipe formada por quase dez profissionais já foi montada para a realização do serviço que funcionará todos os dias da semana. O grupo conta com um médico radiologista, técnicos radiologistas, enfermeiras e um auxiliar administrativo. Segundo o diretor administrativo da unidade hospitalar, Marcelo Aurélio Mingati, demandas de outros municípios serão aceitas, se encaminhadas pela Central da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O usuário deve realizar a marcação do procedimento de segunda a sexta, das 8h às 18h. O foco principal é garantir o atendimento para moradores de Jaboatão. “O tomógrafo é um serviço de alta complexidade e esse é o primeiro a ser oferecido no município. Dessa forma, vamos trazer mais conforto e eficácia para os pacientes, sem que eles tenham que ser deslocados”, disse.
Em 24 horas, o tomógrafo tem capacidade de realizar 250 exames. “A quantidade de pessoas atendidas vai depender da nossa demanda. Apesar de a máquina conseguir funcionar durante 24 horas, vamos usá-la apenas durante 12 horas, de segunda a segunda”, afirmou Mingati. Além dos pacientes que tiverem exames marcados, o equipamento também vai atender aqueles que se encontram na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do próprio hospital.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2013/03/18_03_2013/0036.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário