segunda-feira, 18 de março de 2013

Jaboatão ganha um novo tomógrafo


Equipamento atenderá exclusivamente pacientes do SUS

BÁRBARA FRANCO


Divulgação
ATENDIMENTO começa a ser realizado hoje

Pela primeira vez, moradores de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), não precisarão se deslocar para outras cidades para realizar uma tomografia computadorizada. O exame, considerado de alta complexidade, é capaz de identificar diversas patologias e passa a ser disponibilizado no município por meio do Hospital Memorial Jaboatão (HMJ), localizado no Centro da cidade. O equipamento e a construção da área física que vai abrigar a máquina contaram com investimentos conquistados por meio do Ministério da Saúde, um total de quase R$ 650 mil. O serviço, que começa a funcionar hoje, será oferecido exclusivamente para pacientes vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma equipe formada por quase dez profissionais já foi montada para a realização do serviço que funcionará todos os dias da semana. O grupo conta com um médico radiologista, técnicos radiologistas, enfermeiras e um auxiliar administrativo. Segundo o diretor administrativo da unidade hospitalar, Marcelo Aurélio Mingati, demandas de outros municípios serão aceitas, se encaminhadas pela Central da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O usuário deve realizar a marcação do procedimento de segunda a sexta, das 8h às 18h. O foco principal é garantir o atendimento para moradores de Jaboatão. “O tomógrafo é um serviço de alta complexidade e esse é o primeiro a ser oferecido no município. Dessa forma, vamos trazer mais conforto e eficácia para os pacientes, sem que eles tenham que ser deslocados”, disse.

Em 24 horas, o tomógrafo tem capacidade de realizar 250 exames. “A quantidade de pessoas atendidas vai depender da nossa demanda. Apesar de a máquina conseguir funcionar durante 24 horas, vamos usá-la apenas durante 12 horas, de segunda a segunda”, afirmou Mingati. Além dos pacientes que tiverem exames marcados, o equipamento também vai atender aqueles que se encontram na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do próprio hospital.

 
Fonte:http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2013/03/18_03_2013/0036.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário