sexta-feira, 22 de março de 2013

Integração capacita técnicos de áreas de risco em PE



Um treinamento especial, com um simulado de desastres naturais, vai ser promovido pela Defesa Civil Nacional no próximo sábado (23), às 9h, na comunidade Lagoa Encantada, no bairro Ibura, no Recife. O objetivo é agir preventivamente antes da estação das chuvas. O Ministério da Integração Nacional aprovou um conjunto de ações visando a preparação de agentes da defesa civil de todo o país e espera no simulado criar um ambiente bem próximo ao real para que a população aprenda a perceber o risco imediato e a se proteger em locais seguros. Atualmente, cerca de 160 famílias residem na comunidade Lagoa Encantada.

Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, agir preventivamente é fundamental. “Mesmo considerando que o Nordeste ainda está enfrentando uma situação de seca, o período de chuvas já se aproxima e estamos agindo agora porque sabemos que a precipitação pluviométrica pode trazer algumas dificuldades para as populações do Nordeste”, explica. No mesmo dia e horário do simulado no Recife, o trabalho se repete em João Pessoa, Paraíba, no bairro Trincheira, acrescentou.

Esta semana, técnicos e gestores de 25 municípios pernambucanos iniciaram a capacitação em preparação para desastres. Durante o curso de quatro dias, no Recife, os participantes tem visto como elaborar o plano de contingência e mapear áreas de risco. Também tem sido repassadas informações sobre o Sistema de Monitoramento, Decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública e o Cartão de Pagamento de Defesa Civil. A intenção é que esses profissionais estejam aptos a realizar ações de prevenção para minimizar as perdas devido à ocorrência de desastres.

A ideia central dos simulados está baseada na cultura de prevenção. De acordo com o secretário, colocar em prática esse modelo é um dos desafios que o Ministério da Integração Nacional tem enfrentado com determinação. “Nós estamos adotando no Brasil uma cultura que não se tinha antes e que a gente sabe com muita clareza e segurança que dá resultado”, afirma Humberto Viana.

Até o final do mês de abril todos os estados do Nordeste receberão os treinamentos. A meta da Defesa Civil Nacional é zerar o número de óbitos em todo o país e minimizar possíveis impactos econômicos e sociais em decorrência de desastres. Os simulados complementam as ações de Defesa Civil realizadas pelo ministério na região, a exemplo do Programa Água para Todos e da Operação Carro-Pipa.


Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=87018

Nenhum comentário :

Postar um comentário