sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Manifestantes e vereadores do Recife tentam acordo

Reunião entrou pela madrugada, mas grupo segue acampados no plenarinho (Foto: Facebook)

Atualizada às 1h12
Em reunião com manifestantes, que adentrou a madrugada desta sexta-feira (9), o presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Vicente André Gomes (PSB), propôs uma lista de garantias para os manifestantes que estão acampando no plenarinho da Câmara desde o início da tarde da última quinta-feira (8). A contrapartida do parlamentar foi para que os estudantes se retirassem da Casa. O grupo, que pediu garantias de que todas as pautas serão cumpridas, prometeu levar o caso para os demais manifestantes, que decidirão se acatam ou não o pedido do presidente. A reunião acabou por volta da 1h40 desta madrugada. Após a reunião, foi permitida a entrada de comida e água para os ocupantes da Câmara.

Na ocasião, membros da comissão afirmaram que o grupo só desocuparia a Casa, quando fosse instaurada uma CPI do Transporte Público. Ainda durante o diálogo, Vicente afirmou que não pode obrigar os vereadores a assinar. “Confesso até que tenho vontade”, afirmou o socialista, que garantiu colocar a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito para ser votado no Plenário na próxima terça-feira (13). De acordo com ele, não existe uma garantia de que seja aprovado. “Vamos dar entrada nessa CPI até com uma assinatura, e decidir se os vereadores assinam ou não a CPI”, ressaltou.

Em relação ao PL que propõe o passe livre, Vicente propôs criar uma comissão especial para viabilizar a questão. Contudo, ele alertou que só será possível colocar para votação em até 60 dias, após a matéria tramitar nas comissões obrigatórias. O parlamentar voltou a destacar que caso o movimento acate a decisão, todos terão que desocupar a Câmara. Ele também afirmou que ainda não existe uma liminar para a retirada das pessoas de lá, mas, caso haja um descumprimento por parte dos manifestantes, a Casa deverá, sim, procurar meios judiciais para a saída destes manifestantes de lá.

A respeito do manifestante que está detido na delegacia de Santo Amaro, os vereadores se comprometeram a viabilizar a soltura, sem que este responda pelo Boletim de Ocorrência. Ainda durante a reunião, Vicente André Gomes foi pressionado pelo grupo para ligar para o prefeito Geraldo Julio. Contudo, Vicente tentou entrar em contato com o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, Fred Oliveira, que não teria antedido as ligações.

Neste momento, acontece no plenarinho, uma assembleia entre os manifestantes, na qual estão discutindo acerca das propostas de Vicente. Em seguida, eles apresentarão a resposta ao presidente da Câmara. Por volta das 1h10, foi informado na assembleia que o homem preso havia sido liberado. Ainda de acordo com o grupo, ele seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML), para fazer exame de corpo de delito.


Nenhum comentário :

Postar um comentário