Recebemos correspondência do Sindicato da Guarda Municipal de Jaboatão se posicionando com relação aos diversos arrombamentos em escolas da rede pública no município, que reproduzimos a seguir:
"Guardas Municipais, autoridades públicas e sociedade jaboatonense:
Vimos informar a todos que foi criado no município do Jaboatão dos Guararapes o SINDGUARDAS/JG – Sindicato dos Guardas Municipais do Jaboatão dos Guararapes.
Temos assistido nos últimos dias as escolas municipais serem alvo de furtos, dilapidação e vandalismo, e, em contrapartida, a lentidão e a inoperância dos gestores municipais na solução dos problemas relativos à segurança dos próprios municipais.
A Guarda Civil Municipal tem recebido inúmeros pedidos de socorro dos gestores dos diversos órgãos e repartições públicas municipais, que clamam pela presença de guardas municipais em seus estabelecimentos, recebendo da parte da gerência da Guarda Civil Municipal a mesma resposta: "não há efetivo disponível". Assim, ficam os referidos gestores e servidores públicos municipais – bem como os munícipes que se valem dos serviços prestados nesses órgãos – abandonados à própria sorte.
Além disso, muitos municípios brasileiros estão conseguindo reduzir a criminalidade e a violência, através de suas respectivas guardas municipais, as quais protagonizam ações preventivas e ostensivas, minimizando a insegurança de seus concidadãos. Porém, em nosso município, segurança pública tem sido um segmento esquecido e relegado, apesar de Jaboatão dos Guararapes figurar entre os municípios mais violentos do Brasil e do Mundo.
Nós, guardas municipais da cidade do Jaboatão dos Guararapes, sabemos que podemos fazer mais e melhor por nosso município, sendo necessário tão-somente que nos sejam dadas pelo Governo Municipal as condições necessárias para o desempenho de nossa mui relevante função social, sem a qual nenhuma sociedade pode subsistir, pois, onde não há segurança imperam o medo, a corrupção, a violência, a dilapidação, o vandalismo, a roubalheira, enfim, a barbárie.
Entendemos que o município do Jaboatão dos Guararapes, 3º maior PIB do Estado de Pernambuco, a exemplo de outras cidades de norte a sul do país, pode e deve contribuir com as demais esferas de governo com vistas ao alcance da tranquilidade e segurança de seus concidadãos, através de sua Guarda Civil Municipal, que já demonstrou inúmeras vezes ser capaz de realizar grandes feitos em benefício da população do município.
Nossa entidade sindical recém-criada pretende chamar a atenção do Governo Municipal e da comunidade jaboatonense para o problema da criminalidade e da violência vivenciadas em nosso município, bem como enfatizar o grande benefício de investir-se em segurança pública, pois a sociedade necessita de gestores preocupados em implementar ações efetivas para a manutenção da ordem e do bem-estar geral.
Aproveitamos a oportunidade para conclamar os companheiros e companheiras guardas municipais a cultivar e disseminar uma consciência politico-sindical participativa, através do engajamento de todos nas assembleias, atos públicos e demais eventos doravante promovidos por nosso sindicato, pois, sindicalismo sério e combativo se faz com o sacrifício pessoal e o empenho de todos e de cada um.
Resta-nos, pois, essa grande tarefa de unificarmos e dignificarmos nossa amada GCMJG, pois sabemos que podemos e devemos servir mais e melhor à sociedade jaboatonense.
Parabenizamos os companheiros e companheiras que tornaram nosso sonho de possuirmos um sindicato próprio possível.
Vamos todos, unidos, em busca da melhoria das nossas condições de trabalho, para que possamos desempenhar exitosamente, como sempre fizemos, o importantíssimo papel social que nos cabe protagonizar no âmbito municipal.
Parabéns e vamos à luta! Um forte abraço-azul-marinho.
Paulo Sérgio Lemos
GM Subinspetor da Guarda Civil Municipal do Jaboatão dos Guararapes
Fonte:http://www.gazetanossa.net.br/index.php?option=com_content&view=article&id=880:sindicato-dos-guardas-municipais-de-jaboatao-e-os-arrombamentos-de-escolas&catid=56:jaboatao&Itemid=59
Nenhum comentário :
Postar um comentário