Um número vem preocupando o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Dos mais de 1.169 milhão de eleitores do Recife, apenas 356.234 realizaram o recadastramento biométrico até a última contabilização feita no dia 5 de outubro, o que significa que apenas 30,46% do total se preocupou em tomar a iniciativa. E é preciso correr contra o tempo. Quem não se cadastrou ainda tem até o dia 22 de março de 2014. Caso contrário, o título de eleitor pode ser cancelado.
Em visita à Folha de Pernambuco, nesta terça-feira (8), o presidente do TRE-PE, desembargador José Fernandes de Lemos, avaliou com preocupação a situação dos mais de 813 mil eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico.
“A nossa preocupação é exatamente de chamar esses eleitores para que evitemos que esse cadastramento fique para os últimos meses do ano, que vai gerar certamente longas filas, fazer um constrangimento aos eleitores. Então, o propósito nosso é exatamente estimular para que comecemos agora um maior comparecimento dos eleitores em face desse percentual do Recife, que está baixo”, disse.
De acordo com o presidente, uma média de 12 mil eleitores por mês agendam o procedimento e não comparecem. O mais grave é que o não comparecimento implica que um novo agendamento não pode ser feito antes de 30 dias.
Quem não fizer o recadastramento biométrico dentro do prazo terá o título de eleitor cancelado. Apesar da dificuldade no Recife, o presidente do órgão explicou que a situação nos outros municípios que estão fazendo o recadastramento biométrico é melhor. Em Pernambuco, são 35 cidades no total.
O agendamento é feito pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – www.tse.jus.br. Lá, o eleitor encontra as informações necessárias sobre a documentação e os postos disponíveis para o recadastramento biométrico.
O presidente do TRE-PE, José Fernandes de Lemos, foi recebido pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro e pelos diretores da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi e José Américo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário