quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dilma elogia PPP depois de negar privatização


A presidente Dilma Rousseff (PT) elogiou nesta quarta-feira (23) a Parceria Público-Privada (PPP) para creche feita pela administração do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). A declaração foi feita dois dias depois de negar que o leilão do Campo de Libra, do pré-sal, tenha sido uma privatização. As informações são da Folha de S. Paulo.

Dilma inaugurou na manhã desta quarta a escola infantil da prefeitura que já funciona desde o começo de setembro. Na ocasião, ela afirmou ser preciso “sublinhar e divulgar as boas práticas”.

“Quero dizer ao Marcio que fiquei bastante impressionada com o projeto dele de PPP. Achei extremamente interessante essa formatação em que todas as atividades que não são educacionais ficam para a iniciativa privada, mas as atividades educacionais e alimentação são função estrita da prefeitura”, declarou.

A petista também afirmou acreditar que a PPP “extremamente criativa” vai melhorar a gestão da escola infantil.

O prefeito de Belo Horizonte rompeu politicamente com o PT em 2012 e agora enfrenta oposição do partido na Câmara Municipal. O prefeito elogiou, em sua fala, o programa de escola infantil da cidade implantada em 2004 pelo então prefeito, ministro Fernando Pimentel.

Além disso, a presidente declarou considerar a PPP “uma forma inteligente de ampliar o escopo das creches” e prometeu implantar 6 mil creches no País.

Dilma voltou a falar do leilão do pré-sal e novamente relacionou os lucros que o governo terá com o pré-sal para aplicar em educação. Dessa vez, ela disse que, além dos royalties do petróleo, o Brasil terá o “excedente em óleo” para aplicar também no custeio da educação.

O montante, de acordo com as contas apresentadas por Dilma, somente com o Campo de Libra, poderá chegar a R$ 20 bilhões por ano.

Já ao participar da formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o segundo evento do dia na capital mineira, a petista voltou a destacar os recursos que o País vai dispor com as receitas do petróleo para serem aplicados na educação e pediu aos jovens que fiscalizem a aplicação desses valores. Ela afirmou: “Vocês vão ter que ficar de olho nesse dinheiro”.


Nenhum comentário :

Postar um comentário