A Secretaria Nacional do Consumidor, que é ligada ao Ministério da Justiça, revelou que as reclamações de cobranças indevidas lideram o ranking das queixas registradas pelos consumidores brasileiros nos Procons de todo o Brasil. O dado faz parte de uma lista de informações consolidadas pelo órgão no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que foi elaborado com base em registros feitos em 2012. As informações são do G1.
Segundo a pasta, as reclamações de cobranças indevidas representam 28,3% dos processos administrativos protocolados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2012. Problemas relacionados à garantia de produtos estão em seguida, somando 21,8% das queixas. Totalizaram 16,3% as reclamações sobre a qualidade de produto ou serviço.
A Secretaria informou que na análise segmentada por produtos, as queixas contra aparelhos celulares e equipamentos de informática encabeçam a lista dos processos administrativos instaurados nos Procons a partir de reclamações dos consumidores. Celulares representam 12,3% dos processos da categoria produto. Já os itens de informática totalizaram 6,6% do total.
Em seguida vêm os bancos comerciais, que obtiveram 6,5% das reclamações por assunto. Depois vêm eletrodomésticos de linha branca, com 6% das queixas.
Apenas em 2012, o Procon atendeu 2.031.289 demandas em 319 cidades. Desse montante, 211.076 processos administrativos foram formalizados.
De acordo com a pasta, 59,9% das reclamações registradas em 2012 acabaram sendo atendidas. O levantamento também mostrou que 40,1% das queixas apresentadas no País ficaram sem resolução.
Reclamações
A empresa alvo do maior número de processos administrativos nos Procons, de acordo com o levantamento do Governo Federal, foi a operadora Oi Celular/Fixo, com 9.371 reclamações. A Claro/Embratel vem em segundo lugar na listagem da pasta, com 7.653 queixas. Na sequência das empresas mais reclamadas está a Máquina de Vendas, representante da Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar, com 6.568 reclamações por parte dos consumidores. E na quarta posição do ranking está o banco Itaú, que somou 6.440 queixas, seguido do grupo formado pelas empresas Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom, que se encontra no quinto lugar, com 5.963 reclamações.
Em resposta, por meio de nota, o Itaú Unibanco informou que todas as reclamações de clientes feitas diretamente por meio dos canais ou intermediadas pelos Procons são tratadas com atenção, visando a solução consensual com ao consumidor. “A redução de reclamações e o aumento da solução em nossos canais internos são prioridades na agenda do Itaú (…). Nossos controles internos indicam que 98% das solicitações recebidas pelos canais internos do banco (agências, SAC e Ouvidoria) são resolvidas”, diz a nota.
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