segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Com Campos e Aécio, Dilma vence no 1º turno

No levantamento, Marina aparece com maior potencial para bater Dilma (Foto: BR247)







A Folha de São Paulo publicou neste sábado (12) a primeira pesquisa de intenções de votos para a corrida eleitoral após a filiação da ex-senadora Marina Silva ao PSB do governador Eduardo Campos. No levantamento feito pelo instituto Datafolha na última sexta-feira (11), a presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição contra os dois candidatos mais prováveis do PSDB (Aécio Neves) e do PSB (Eduardo Campos). O Datafolha ouviu 2.517 entrevistas em 154 municípios, o que resulta numa margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.

Nesse cenário, a petistas teria 42% das intenções de voto; Aécio, 21%; Campos, 15%. Brancos, nulos ou nenhum somam 16%. Outros 7% não sabem em quem votar. Nos três outros cenários para eleição presidencial de 2014 testados pelo Datafolha – alternando os nomes de Campos e Marina Silva, pelo PSB, e os de Aécio e José Serra, pelo PSDB – a eleição só seria decidida no segundo turno.

A disputa mais apertada foi registrada no levantamento que constava os nomes da presidente Dilma, Marina Silva e José Serra. Nessa simulação, a petista alcança 37% das intenções de voto, Marina marca 28%, Serra alcança 20%. Esse cenário, porém, dizem especialistas, é o mais difícil de acontecer já que dificilmente o PSB abrirá mão da candidatura de Eduardo Campos e o PSDB da de Aécio Neves.

Os números apresentados neste sábado sugerem que os votos de Marina foram divididos de forma quase idêntica entre Dilma, Aécio e Campos. A petista teria herdado 7 pontos; o tucano, 8; o socialista agora apoiado por Marina, 7. O levantamento também confirma outro dado: Marina seria a adversária mais competitiva da presidente Dilma Rousseff em 2014.

SEGUNDO TURNO

Se a eleição do segundo turno fossem hoje, Dilma seria reeleita em todas as simulações apresentadas pelo Datafolha. Contra Marina, ganha por 47% x 41%. Contra Serra, por 51% x 33%. Contra Aécio, 54% x 31%. Contra Campos, 54% x 28%.

REJEIÇÃO

Depois de Serra (36%) e Dilma (27), Eduardo Campos é o terceiro candidato com maior rejeição – 25%, seguido por Aécio (24%) e Marina (17%).

CONHECIDO

Eduardo Campos, porém, ainda é o candidato a presidente menos conhecido entre os eleitores entrevistados pelo Datafolha. Nos números apresentados, 43% não conhecem o governador de Pernambuco.


Nenhum comentário :

Postar um comentário