sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Recife é a quarta capital do País onde se gasta mais tempo no trajeto até o trabalho

Duração do percurso é de 38 minutos. Cariocas são os que levam mais tempo


A Região Metropolitana do Recife (RMR) está entre os centros urbanos onde os trabalhadores gastam mais tempo no deslocamento de casa para o local de trabalho, segundo dados divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o estudo, que tem como base informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os recifenses levam em média 38 minutos durante o trajeto.
Bruno Campos/Arquivo Folha
14% dos trabalhadores recifenses gastam mais de uma hora por dia até o local de trabalho
No topo do ranking das regiões metropolitanas com piores índices de tempo aparece o Rio de Janeiro, com gasto aproximado de 47 minutos, seguido por São Paulo, com 45,6 minutos. Salvador surge em terceiro (39,7 minutos) na lista, sendo uma das regiões metropolitanas do Norte e Nordeste que registrou o maior aumento de tempo gasto no percurso nos últimos 20 anos, com 27,1%, junto com Belém (35,4%) e Recife, que apresentou variação de 17,8%. Entre as RMs do Sul e Sudeste, São Paulo apresentou a tendência de maior aumento nos tempos de deslocamento, segundo a pesquisa.



De acordo com os dados, em 1992 a RMR apresentava tempo de percurso de casa para o trabalho de 32,3 minutos. O acréscimo no deslocamento, portanto, é de 5,7 minutos. Quando analisado o percentual de trabalhadores que gastam mais de uma hora por dia até o trabalho, a Capital pernambucana apresenta um quantitativo de 14% de pessoas inseridas neste quesito, com base no ano de 2012. Em 1992, 9,6% dos trabalhadores recifenses gastavam mais de uma hora no deslocamento. Os cariocas também aparecem na dianteira deste ranking, com 24,7%. No Nordeste, os baianos (17,3%) lideram.

No quesito onde o Ipea analisa as regiões onde os trabalhadores gastam mais de 30 minutos no deslocamento de casa, 14% dos recifenses se enquadram neste item. A dianteira, mais uma vez, é do Rio de Janeiro, com 24,7% dos trabalhadores cariocas. São Paulo aparece em seguida com 23,5% da população que se enquadra neste ponto da pesquisa. Em Salvador, terceiro colocado, 17,3% dos baianos gastam mais de meia hora no trajeto até o trabalho.

Em termos gerais, aproximadamente 20% dos trabalhadores das regiões metropolitanas brasileiras gastam mais de uma hora por dia no deslocamento de casa para o local de trabalho. Segundo o estudo, a situação da mobilidade no País vem piorando, visto que 20 anos antes os trabalhadores dos principais centros urbanos do Brasil que sofriam com a situação equivalia a 14,6%. No grupo dos trabalhadores brasileiros, 10% gastam mais de uma hora nesse trajeto e 65,9% levam menos de meia hora.


Nenhum comentário :

Postar um comentário