quarta-feira, 25 de abril de 2012

Faxina em área de mercado


PRAZERES Para melhorar o trânsito na região, em Jaboatão, 80 comerciantes serão removidos. Eles criticam os valores das indenizações

O bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, vai ganhar um binário, na tentativa de reduzir os transtornos no trânsito da região. Para implantá-lo, a prefeitura vai retirar, do entorno do mercado público, 80 comerciantes da Rua Emiliano Ribeiro. A via será alargada para fazer parte do binário com a Avenida Barreto de Menezes, que na continuidade vira a Rua Aarão Lins de Andrade.

Os comerciantes serão indenizados pela prefeitura e relocados para o Mercado das Mangueiras, na mesma região. Eles estão insatisfeitos com o valor da indenização e reclamam do novo local. A obra vai ligar a Estrada da Batalha à Avenida Bernardo Vieira de Melo.

Ontem, um grupo de comerciantes protestou na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Jaboatão, exigindo outra proposta da prefeitura.

"Não somos contra a melhoria do trânsito ou o desenvolvimento da cidade. Se for necessário, vamos sair, mas queremos um lugar melhor, mais digno para trabalhar. Não é justo trocar um box onde estamos há anos por uma banca em um mercado diferente", disse a comerciante de ervas Mônica Bezerra, 32 anos, que trabalha há 13 no local.

Segundo ela, a prefeitura está aterrorizando os proprietários de boxes. "Eles vieram aqui há algumas semanas, mediram cada box, marcaram os que seriam demolidos e determinaram o valor da indenização. Isso sem nos avisar ou dar prazo para que deixemos o local. Não dá para ficar sem perspectiva de trabalho. Queremos apenas propostas melhores."

De acordo com os comerciantes, três reuniões foram marcadas com a Câmara de Vereadores, nos últimos meses, para buscar outras soluções, mas em nenhum momento a prefeitura mandou representante. O grupo disse que o MPPE agendou um encontro com a Secretaria de Planejamento do município, no dia 2 de maio, para discutir mais uma vez o assunto.

Diante da incerteza, o chaveiro Jairo Filho, 53, lamentou o anúncio de demolição dos boxes. "Querendo ou não, tiramos o sustento das nossas famílias daqui. Sabemos que a obra vai ser boa para a região, mas não é fácil sair para um lugar menor." Ele trabalha há 15 anos na Rua Emiliano Ribeiro.

O procurador-geral do município, Henrique Leite, um dos responsáveis pelas relocações e pagamento dos comerciantes, disse que alguns deles já aceitaram o valor da indenização oferecida pela prefeitura.

"Isso sempre será discutido em qualquer obra em que comerciantes precisem ser relocados, mas trabalhamos com limitações. Além disso, o município não indeniza pela propriedade do box, porque eles são públicos e não privados. Não dá para indenizar algo que já é do município. O objetivo dessa obra é beneficiar a população inteira e, infelizmente, não podemos impedir isso por causa de uma minoria", explicou.

A implantação do binário faz parte do Programa de Mobilidade do município e custou R$ 5 milhões. As obras começaram em abril de 2011 e devem ser concluídas no fim de agosto. O procurador-geral garantiu que o trabalho na Rua Emiliano Ribeiro deve começar nas próximas semanas, quando as pendências com os comerciantes forem resolvidas.

Saiba mais

150 - comerciantes e feirantes devem ser retirados da Rua Emiliano Ribeiro até o início das obras no local

2 - mil reais foi o valor mínimo da indenização oferecida pela prefeitura. O valor varia até R$ 4 mil, dependendo do tamanho do box


Fonte: Jornal do Commercio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário