quarta-feira, 25 de abril de 2012

Visto para os EUA facilitado

Consulado estima aumentar de 500 para 1,5 mil por dia às solicitações de entrada no país norte-americano

Anamaria Nascimento

O número de pessoas que vão embarcar para os Estados Unidos ainda neste ano deve triplicar nos próximos meses. Ontem, o Consulado dos EUA no Recife anunciou que a quantidade de solicitantes de vistos atendidos na cidade vai aumentar de 500 para 1,5 mil por dia. Para isso, o quadro de funcionários vai aumentar de 19 para 46. Outra mudança é que pessoas com menos de 16 anos e mais de 66 estão liberadas das entrevistas e não precisam coletar dados biométricos (foto e impressão digital). As novidades começam no próximo dia 30. O novo formato deve desafogar o fluxo no consulado, evitando as longas filas já conhecidas no local. Os critérios de segurança e requisitos para aprovação do visto, porém, continuam os mesmos.

Com o sistema atual, a coleta dos dados biométricos do solicitante é feita no mesmo dia da entrevista, na sede do Consulado Americano do Recife, no bairro da Boa Vista. A partir de maio, os serviços serão separados por dia e local. Já na primeira semana do próximo mês, será inaugurado o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), no Pina. “Agora, as fotos e impressões digitais serão coletadas no CASV do Pina. Já as entrevistas serão realizadas no consulado, mas nem todas as pessoas precisarão ir até a sede. Os solicitantes que têm menos de 16 anos, mais de 66 ou os que vão renovar vistos emitidos a partir de 2008 serão liberados”, explicou a chefe da seção consular do Consulado dos Estados Unidos no Recife, Lesley Hayden.


O tempo de espera para a entrevista deve diminuir de até 50 dias para 15 dias. Por outro lado, deixa o processo menos conveniente para as pessoas que vêm de outras cidades para tirar o visto no Recife. Isso porque o novo sistema não permite que a coleta de dados e a entrevista aconteça no mesmo dia. “Os que são de outros locais precisarão ficar na cidade por, no mínimo, dois dias. Eles poderão agendar para dois dias seguidos, por exemplo. É por isso que também vamos abrir aos domingos”, afirmou. A novidade animou a estudante Ana Letícia Barbosa, 14 anos. Ela vai ganhar uma viagem para os EUA dos pais quando completar 15 anos. “Gostei de saber que  não precisarei fazer a entrevista. Não queria perder aula para tirar o visto”.

SAIBA MAIS

O que muda?

- Pessoas com 15 anos ou menos e acima de 66 anos estão liberados da coleta de impressões digitais no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)
- Pais ou responsáveis por pessoas dessas faixas etárias devem ir ao local e levar uma fotografia 5x7 da criança, adolescente ou idoso
- Para fazer a renovação de vistos emitidos após 2008, também não será necessário ir até o consulado e realizar nova entrevista. Basta ir ao CASV para a coleta de dados biométricos biométricos (foto e impressões digitais)
- O número de pessoas atendidas diariamente no consulado deve aumentar de 600 para 1,8 mil
- O pagamento de taxas de agendamento e de envio do visto pelos Correios foi extinto. A partir de 30 de abril, será necessário pagar apenas uma taxa (de 160 dólares)
- O pagamento da taxa só era feito diretamente em agências bancárias do Citibank. Com a mudança, o pagamento pode ser feito online por cartão de crédito

Passo a passo para a solicitação de visto para os EUA a partir de 30 de abril:

1. Preencha o formulário DS-160 online pelo endereço http://ceac.state.gov/genniv

2. Pague a taxa de solicitação de visto (taxa MRV) de 160 dólares. O pagamento poderá ser efetuado por cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em espécie em quaquer agência Citibank ou ainda por boleto bancário

3. Agende um horário para comparecer ao CASV, no Pina, e ao consulado, na Boa Vista (se for necessário). Esse agendamento deve ser feito pelo site ou por telefone. A entrevista no consulado deve ser feita de um a sete dias após a coleta de dados biométricos no CASV.

4. Compareça ao CASV para coleta de dados. Os solicitantes precisam apresentar o passaporte e o formulário DS-160

5. Compareça à entrevista, caso ela tenha sido solicitada, no consulado. Os solicitantes devem apresentar o passaporte e o formulário DS-160 com código de barras

6. Caso o visto tenha sido aprovado, aguarde a chegada do passaporte no endereço que você escolheu para recebê-lo

Fonte: Consulado dos EUA no Recife

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2012/04/25/vidaurbana7_0.asp

Nenhum comentário :

Postar um comentário