A presidente Dilma Rousseff anunciou em Brasília, nesta terça-feira, a
liberação de R$ 32 bilhões do PAC II para obras de mobilidade em 18
estados do país.
O Governo de Pernambuco foi representado na solenidade pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral, e a Prefeitura do Recife pelo prefeito João da Costa (PT).
Pernambuco será contemplado com R$ 2.4 bilhões, dos quais R$ 800 milhões serão destinados ao município do Recife.
O programa consiste na realização de obras de mobilidade em 51 municípios com mais de 700 mil habitantes.
Serão construídos 600 quilômetros de corredores exclusivos para
ônibus, mais de 380 estações e terminais, 200 km de linhas de metrô e
adquiridos mais de 1 mil veículos sobre trilhos.
Em Pernambuco, segundo Danilo Cabral, os recursos serão empregados na
construção de corredores exclusivos para ônibus na II Perimetral/Via
Metropolitana Norte e IV Perimetral (BR-101), no programa de
navegabilidade do Rio Capibaribe e na construção das obras de arte e
estações dos corredores Norte Sul e Leste Oeste, que já estão em
andamento.
Veja, abaixo, os projetos de Pernambuco incluídos no PAC da Mobilidade;
II Perimetral - A nova avenida se chamará Via
Metropolitana Norte e funcionará como prolongamento da II Perimetral
Metropolitana, que será triplicada no trecho entre a Avenida Presidente
Kennedy e a PE-15 (com 4 km). A Via Metropolitana Norte começará no
entroncamento com a Rodovia PE-15, a partir do Terminal Integrado da
PE-15, onde será construído um viaduto. Depois seguirá margeando o Rio
Fragoso. A estrada prossegue até a PE-01, na altura da ponte sobre o Rio
Paratibe, que separa as cidades de Olinda e Paulista.
IV Perimetral na BR 101 - Na IV Perimetral (BR-101),
o Governo do Estado também irá construir um corredor exclusivo de
transporte nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO). A rodovia
terá o pavimento requalificado ao longo do seu contorno (30,7 km). O
canteiro central será usado para implantação das estações de embarque no
padrão TRO: pagamento antecipado e embarque no nível da porta de
entrada, a exemplo do metrô. No percurso será implantado ainda um
elevado nas proximidades da reitoria da UFPE até a altura da BR-232. Com
a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus, a via será alargada.
Corredores Fluviais - O projeto visa ao
aproveitamento da calha do rio Capibaribe para a implantação de um
sistema integrado de transporte de passageiros, que utilize embarcações
adequadas ao transporte de massa e que por meio de suas estações de
embarque e desembarque de passageiros, se realize o transbordo e a
integração com o sistema de transporte metropolitano existente.
A implantação do corredor possibilitará a integração entre o Corredor
Fluvial e o Sistema Estrutural Integrado (SEI) por sentido. Ou seja:
com uma só passagem de ônibus para ir e outra para voltar, os
passageiros podem integrar com o barco sem precisar pagar nova tarifa.
Cada embarcação poderá receber até 86 passageiros sentados,
transportando em média 80 mil passageiros por mês. Os barcos serão
climatizados e acessíveis para pessoas com deficiência. Outro
diferencial será a regularidade das viagens, sem interferência de
trânsito. Para este projeto serão investidos R$ 289 milhões.
Sistema de Transporte Rápido de Ônibus – Ainda
dentro do PAC da Mobilidade, os corredores Norte Sul e Leste Oeste,
cujas obras já estão em andamento (com recursos do próprio Tesouro
Estadual – contrapartida), serão contemplados com a construção de
estações e diversas obras de arte.
No Corredor Norte-Sul – Uma obra de R$ 390 milhões
vai atender a 328 mil passageiros/dia dos municípios de Igarassu, Abreu e
Lima, Paulista, Olinda e Recife. PAC vai financiar 9 das 42 estações,
os viadutos que estão sendo construídos nos Bultrins e em Ouro Preto e
ainda os viadutos da Agamenon Magalhães. Todo o corredor tem uma
extensão de 37,9 km, saindo de Igarassu e indo até o Terminal de Joana
Bezerra, com bifurcação, no Tacaruna, para o centro do recife, via a
Avenida Cruz Cabugá.
No Corredor Leste-Oeste – Uma obra no valor R$ 145
milhões vai beneficiar 126 mil passageiros/dia que circulam no trecho
que vai da Praça do Derby (em Recife) até o Terminal Integrado de
Camaragibe (12,5 km de extensão). Serão implantadas, além das 22
estações e dos dois Terminais de Integração (III Perimetral, IV
Perimetral), um túnel na Praça João Alfredo, um viaduto próximo à UPA da
Caxangá e ainda dois elevados, sendo um na Terceira Perimetral, próximo
ao Hospital Getúlio Vargas, e um no Engenho do Meio.
Fonte:http://maisab.com.br/tvasabranca/inaldosampaio/2012/04/24/pernambuco-e-contemplado-com-r-24-bilhoes-pelo-governo-federal-para-obras-de-mobilidade/
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