quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pernambuco é contemplado com R$ 2,4 bilhões pelo governo federal para obras de mobilidade

A presidente Dilma Rousseff anunciou em Brasília, nesta terça-feira, a liberação de R$ 32 bilhões do PAC II para obras de mobilidade em 18 estados do país.

O Governo de Pernambuco foi representado na solenidade pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral, e a Prefeitura do Recife pelo prefeito João da Costa (PT).

Pernambuco será contemplado com R$ 2.4 bilhões, dos quais R$ 800 milhões serão destinados ao município do Recife.

O programa consiste na realização de obras de mobilidade em 51 municípios com mais de 700 mil habitantes.

Serão construídos 600 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, mais de 380 estações e terminais, 200 km de linhas de metrô e adquiridos mais de 1 mil veículos sobre trilhos.

Em Pernambuco, segundo Danilo Cabral, os recursos serão empregados na construção de corredores exclusivos para ônibus na II Perimetral/Via Metropolitana Norte e IV Perimetral (BR-101), no programa de navegabilidade do Rio Capibaribe e na construção das obras de arte e estações dos corredores Norte Sul e Leste Oeste, que já estão em andamento.

Veja, abaixo, os projetos de Pernambuco incluídos no PAC da Mobilidade;

II Perimetral - A nova avenida se chamará Via Metropolitana Norte e funcionará como prolongamento da II Perimetral Metropolitana, que será triplicada no trecho entre a Avenida Presidente Kennedy e a PE-15 (com 4 km). A Via Metropolitana Norte começará no entroncamento com a Rodovia PE-15, a partir do Terminal Integrado da PE-15, onde será construído um viaduto. Depois seguirá margeando o Rio Fragoso. A estrada prossegue até a PE-01, na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, que separa as cidades de Olinda e Paulista.

IV Perimetral na BR 101 - Na IV Perimetral (BR-101), o Governo do Estado também irá construir um corredor exclusivo de transporte nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO).  A rodovia terá o pavimento requalificado ao longo do seu contorno (30,7 km). O canteiro central será usado para implantação das estações de embarque no padrão TRO: pagamento antecipado e embarque no nível da porta de entrada, a exemplo do metrô. No percurso será implantado ainda um elevado nas proximidades da reitoria da UFPE até a altura da BR-232. Com a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus, a via será alargada.

Corredores Fluviais - O projeto visa ao aproveitamento da calha do rio Capibaribe para a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiros, que utilize embarcações adequadas ao transporte de massa e que por meio de suas estações de embarque e desembarque de passageiros, se realize o transbordo e a integração com o sistema de transporte metropolitano existente.

A implantação do corredor possibilitará a integração entre o Corredor Fluvial e o Sistema Estrutural Integrado (SEI) por sentido. Ou seja: com uma só passagem de ônibus para ir e outra para voltar, os passageiros podem integrar com o barco sem precisar pagar nova tarifa. Cada embarcação poderá receber até 86 passageiros sentados, transportando em média 80 mil passageiros por mês. Os barcos serão climatizados e acessíveis para pessoas com deficiência. Outro diferencial será a regularidade das viagens, sem interferência de trânsito. Para este projeto serão investidos R$ 289 milhões.

Sistema de Transporte Rápido de Ônibus – Ainda dentro do PAC da Mobilidade, os corredores Norte Sul e Leste Oeste, cujas obras já estão em andamento (com recursos do próprio Tesouro Estadual – contrapartida), serão contemplados com a construção de estações e diversas obras de arte.

No Corredor Norte-Sul – Uma obra de R$ 390 milhões vai atender a 328 mil passageiros/dia dos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. PAC vai financiar 9 das 42 estações, os viadutos que estão sendo construídos nos Bultrins e em Ouro Preto e ainda os viadutos da Agamenon Magalhães. Todo o corredor tem uma extensão de 37,9 km, saindo de Igarassu e indo até o Terminal de Joana Bezerra, com bifurcação, no Tacaruna, para o centro do recife, via a Avenida Cruz  Cabugá.

No Corredor Leste-Oeste – Uma obra no valor R$ 145 milhões vai beneficiar 126 mil passageiros/dia que circulam no trecho que vai da Praça do Derby (em Recife) até o Terminal Integrado de Camaragibe (12,5 km de extensão). Serão implantadas, além das 22 estações e dos dois Terminais de Integração (III Perimetral, IV Perimetral), um túnel na Praça João Alfredo, um viaduto próximo à UPA da Caxangá e ainda dois elevados, sendo um na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas, e um no Engenho do Meio.

Fonte:http://maisab.com.br/tvasabranca/inaldosampaio/2012/04/24/pernambuco-e-contemplado-com-r-24-bilhoes-pelo-governo-federal-para-obras-de-mobilidade/

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