terça-feira, 22 de maio de 2012

IPI zero é a nova cartada do governo

Até agosto, comprar um carro novo estará 10% mais barato. Medida deve recuperar prejuízo nas vendas

Aindústria automobilística nacional está em desaceleração. E como o freio no consumo não combina com a nova política de juros baixos e crédito farto encampada pelo governo Dilma Rousseff, o Ministério da Fazenda tratou de anunciar uma nova ofensiva para reverter a apatia deste mercado: zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros de mil cilindradas. A medida, válida até o dia 31 de agosto para montadoras que integram o regime automotivo, também reduz pela metade - de 13% para 6,5% - o imposto sobre automóveis a gasolina de até 2 mil cilindradas. Os utilitários tiveram o tributo reduzido de 4% para 1%.

O anúncio feito ontem à noite pelo titular da pasta, Guido Mantega, ocorre dez dias após a primeira “tacada” para tirar a indústria do sufoco, com a queda de juros para os financiamentos de automóveis em cerca de 800 concessionárias de todo o país. O programa, lançado pela Caixa Econômica Federal e o Banco PanAmericano no dia 11 deste mês, baixou a taxa mínima de juro no empréstimo dos bancos para financiamento de veículos para 0,97% ao mês, com prazo de pagamento de até 60 meses e financiamento de 70% do valor do veículo.

Mas a estratégia dos bancos mostrou-se insuficiente para reverter uma queda que, somente no primeiro trimestre, impactou em vendas 13,27% menores na Região Metropolitana do Recife, segundo dados da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE).

De acordo com o novo pacote, o preço do automóvel popular novo vai cair até 10% com os descontos que as montadoras devem dar. Sobre o preço de tabela, o valor cairá 2,5% para carros de mil cilindradas, 1,5% entre mil e 2 mil, e 1% para utilitários. As empresas vão manter os empregos e prometeram fazer promoções.

Para as montadoras do Mercosul e México, o IPI de carros populares até mil cilindradas será reduzido de 37% para 30%, de 41% para 36,5% no caso dos carros flex de mil a 2 mil cilindradas e de 46%para 36,5% nos movidos a gasolina. Já os utilitários importados terão alíquota reduzida de 34% para 31%.

“Estamos diante do agravamento da crise internacional, e isto está trazendo problemas aos emergentes. Exige esforços redobrados para manter a taxa de crescimento em um patamar razoável”, explicou Mantega durante a coletiva. “As medidas anunciadas, sem dúvida, atendem à demanda do setor”, completou o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) contabilizam 244.853 unidades vendidas em abril, 13,8% a menos que em março.

O ministro também anunciou que o governo vai liberar parte do compulsório dos bancos para a compra de veículos, o que elevará a oferta de crédito. Ainda baixou de 2,5% para 1,5% o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) das pessoas físicas e cortou os juros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico para compra de máquinas e equipamentos. (Com informações do Estado de Minas )  

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2012/05/22/economia5_0.asp

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