sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quinze cidades vão ser benefiadas pela privatização do saneamento

O edital da Parceria Público-Privada (PPP) do Saneamento, que vai universalizar os serviços de esgotamento sanitário em 15 municípios, sendo os 14 da Região Metropolitana do Recife mais a cidade de Goiana, na Mata Norte, será publicado nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado.

A autorização para o início da licitação foi dada esta tarde (24) pelo governador Eduardo Campos, durante evento da Reunião do Conselho da AESBE (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais), que também foi prestigiado pelo vice-governador, João Lyra Neto. Realizado pela primeira vez no Recife, o encontro prossegue até amanhã (25) no Hotel Transamérica Prestige, em Boa Viagem.


A PPP do Saneamento estima um aporte de R$ 4,5 bilhões para execução de obras de implantação de esgotamento sanitário, sendo cerca de 70% dos recursos de responsabilidade do privado e 30% do poder público. A previsão é iniciar as obras em janeiro de 2013, com prazo de execução de 12 anos, beneficiando 4 milhões de pessoas.


Veja a relação das cidades beneficiadas


1- Abreu e Lima

2- Araçoiaba
3- Cabo de Santo Agostinho
4- Camaragibe
5- Igarassu
6- Ilha de Itamaracá
7- Ipojuca
8- Itapissuma
9- Jaboatão dos Guararapes
10- Moreno
11- Olinda
12- Paulista
13- Recife
14- São Lourenço da Mata
15- Goiana (Mata Norte)

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, disse nesta quinta que, a partir da publicação, amanhã, do edital da PPP, serão decorridos 45 dias para que as empresas interessadas estudem o edital.

No fim desse prazo, entra a fase de apresentação e análise das propostas, que segue o ritual da Lei de Licitações.


Na opinião de Tavares, o projeto de PPP proposto pelo governo de Pernambuco será um exemplo para o Brasil, já sendo considerado também o maior já realizado na América Latina.


Desde 2007, o governo de Pernambuco e uma comissão de técnicos da Compesa vêm estudando a modelagem da PPP.


“Demoramos na análise por entendermos que este projeto precisava ser amplamente estudado, pois na dimensão que estamos fazendo não existe nenhum exemplo no país”, disse Tavares.


Ainda segundo o dirigente da Compesa, a PPP elevará o índice de cobertura no Estado de 30 para 90%, além de permitir o equilíbrio econômico-financeiro da Compesa sem impactos em tarifas e atendendo aos interesses da população menos assistida.


Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/05/24/quinze_cidades_vao_ser_benefiadas_pela_privatizacao_do_saneamento_131512.php

Nenhum comentário :

Postar um comentário