sexta-feira, 18 de maio de 2012

Lista de votantes é uma incógnita

Petistas continuam se desentendendo em relação ao número de filiados aptos a votar

Faltam apenas dois dias para a realização da prévia do PT, que vai escolher o candidato do partido à Prefeitura do Recife. A disputa será no próximo domingo. Em tese, era para estar tudo pronto e o militante esperando apenas a hora de teclar o voto na urna, a favor do prefeito João da Costa (PT) ou do secretário estadual de Governo Maurício Rands (PT). Mas apesar do tempo curto, os correligionários dos dois concorrentes ainda brigam com o número dos filiados aptos a votar. Nos últimos 15 dias, três listas foram divulgadas oficialmente. As informações, no entanto, são desencontradas e questionadas pelos integrantes das duas correntes.

Na última quarta-feira, os partidários de João da Costa e Rands se reuniram no diretório municipal para fechar a relação de filiados. Dessa vez em caráter definitivo. A reunião começou às 17h e terminou na madrugada de ontem. Foram mais de sete horas de debate. Esperava-se, portanto, que todas as dúvidas fossem solucionadas, inclusive em relação ao número de comissionados. Mas não foi bem isso que aconteceu.

De acordo com o secretário-geral da municipal do Recife, Rosano Carvalho, a lista foi fechada com 24.623 filiados aptos para votar. Na semana passada, o número era de 27.824. Para justificar a diferença, ele afirmou que algumas regras do regimento da legenda contribuíram para a redução. “O regulamento prevê, por exemplo, que quem estiver filiado ao partido a menos de um ano não pode votar. Tinha muita gente nessa situação”, destacou.

Já o número de comissionados ficou em 382. Desse total, 158 quitaram o débito e estão aptos a votar, enquanto 224 foram excluídos da relação. Anteriormente, a informação era de que 1.800 filiados ocupavam cargos de confiança na Prefeitura do Recife.

Vinícius Carvalho, da comissão eleitoral, indicado por João da Costa, discorda dos números apresentados por Rosano. Segundo ele, o grupo de Rands defendeu, inicialmente, que todos os militantes votassem e mudou as regras no meio do jogo. “A nossa lista tem cerca de 33.200 pessoas. Defendemos que todos possam votar”, frisou. O problema agora está nas mãos dos dirigentes nacionais. Ontem, as duas listas foram enviadas ao diretório nacional, que divulgará hoje qual delas vai prevalecer para a prévia.  

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2012/05/18/politica2_0.asp

Nenhum comentário :

Postar um comentário