sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vale e CNPq darão mais de 2,5 mil bolsas de estudo para formar engenheiros



Imagem: Fellipe Castro/Esp. Aqui PE/D.A Press

Uma parceria da Vale com o CNPq vai distribuir 2.500 bolsas para pesquisadores, estudantes do ensino médio e técnico e de graduação, com o objetivo de estimular a formação de engenheiros no Brasil. Serão investidos R$ 24 milhões no programa Forma-Engenharia, sendo que cada organização contribuiu com metade do valor. O edital com a primeira chamada para participar já está disponível no site do CNPq.

A iniciativa é voltada para diversas áreas da engenharia, entre as quais as de minas, elétrica, metalúrgica e mecânica, e 30% dos recursos serão destinados exclusivamente para instituições das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O Forma-Engenharia nasceu da preocupação de o Brasil sofrer a partir de 2020 um “apagão de engenheiros” caso a economia do país mantenha o atual ritmo de crescimento, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

“Essa iniciativa, pioneira, visa a garantir a nossa atuação no longo prazo. É também uma ação conjunta com nosso departamento de Recursos Humanos e que de forma mais ampla contribui também para o Brasil. Parafraseando nosso slogan recente, não há futuro sem mineração, e não há mineração sem planejarmos os engenheiros para o nosso futuro”, afirma Luiz Mello, diretor-presidente do ITV (Instituto Tecnológico Vale), que representa a Vale no convênio.

Para o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a parceria, além do estímulo à formação de pessoas nas áreas de fronteira para o desenvolvimento do país, é um exemplo emblemático para outras empresas de que a inovação é a principal estratégia de competitividade no mundo moderno.

Para concorrer às bolsas, as propostas devem ser formadas por projetos de pesquisa, melhoras em centros de estudo da área, realização de eventos relacionados à engenharia e produção de material de divulgação de projetos ligados à área. A ideia central é promover e divulgar o estudo de engenharia entre a população. Os valores distribuídos incluirão recursos para compra e manutenção de equipamentos e bolsas de estudo para alunos de cursos universitários, técnico ou do ensino médio. O prazo para enviar propostas, que devem ser encabeçadas por um professor, é 17 de julho.

Da Agência O Globo

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/economia/nota.asp?materia=20120524183048

Nenhum comentário :

Postar um comentário