quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jaboatão ganha posto de coleta de leite

Espaço é para as mães que produzem o alimento em excesso e às que necessitam

 

O Hospital Memorial Guararapes, localizado em Jaboatão dos Guararapes, inaugurou o primeiro posto de coleta de leite materno do município. O espaço é destinado tanto para as mães que produzem o líquido em excesso, quanto para aquelas em que o contrário acontece e seus bebês precisam de doação, suprindo, assim, a demanda interna da unidade de saúde.

A garçonete Renata Rodrigues, 24, deu à luz Maria Vitória no dia 15 deste mês e como o consumo da menina é baixo ela decidiu doar. “Tenho muito leite e a quantidade que ela toma não dá vencimento. Tem gente precisando e decidi doar”, relatou.


Além disso, Renata acrescentou que, antes de começar a doar o líquido, sentia muita dor, sua mama ficava petrificada, o leite pingava e ela já tinha, inclusive, apresentado febre. “Agora  estou doando. Alivia muito, pois grande parte dessas coisas que eu sentia não aparece mais. Venho aqui de duas em duas horas para fazer a retirada do leite”, explicou.


De acordo com a técnica em enfermagem do Hospital Memorial Guararapes, Mônica Jocelina, as mulheres que desejam participar precisam fazer um cadastro levando um documento de identificação e o cartão pré-natal. “Depois do cadastro, procuramos saber se a mulher está apta ou não para fazer a doação, porque, para isso, ela não pode ser portadora de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), por exemplo”, afirmou.


O posto está aberto 24 horas por dia, todos os dias da semana e o líquido coletado é destinado aos recém-nascidos da UTI neonatal da unidade de saúde. A coleta do leite demora de 15 a 30 minutos. O material escolhido é encaminhado para a Maternidade Bandeira Filho, onde é pasteurizado e, após a conclusão do processo, retorna ao Memorial Guararapes.


“O posto pode ser utilizado por todas as mães que se interessarem em doar e não somente as daqui. Elas podem vir a qualquer hora e nossos bebês agradecem”, declarou Mônica Jocelina. A unidade de saúde ainda disponibiliza um portador capacitado e um veículo adaptado para realizar coletas em domicílio às segunda, quartas e sextas-feiras.

Fonte:http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/Maio/24_05_2012/0055.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário