segunda-feira, 23 de julho de 2012

Humberto lidera disputa com 35%


Pesquisa do Datafolha mostra Mendonça Filho em segundo lugar, no Recife


Analistas acreditam que as eleições deste ano no Recife serão marcadas pela queda de braço entre Lula e Eduardo Campos

A primeira pesquisa Datafolha sobre a eleição para prefeito no Recife, divulgada neste sábado (21), mostra o candidato do PT, Humberto Costa, com 35% das intenções de voto contra 22% do prefeiturável do Democratas, Mendonça Filho. Na terceira posição na preferência do eleitorado recifense aparece Daniel Coelho (PSDB), com 8%, em situação de empate técnico com o socialista Geraldo Julio, que tem 7%. O estudo encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo revela que a possibilidade de uma polarização entre os postulantes do PT e do PSB ainda continua distante. Analistas do cenário político acreditam que as eleições deste ano na Capital pernambucana serão marcadas pela queda de braço entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Eduardo Campos (PSB).
O senador Humberto Costa entrou para a disputa da Prefeitura do Recife (PCR) por indicação do PT nacional. Os petistas estão há 12 anos à frente da administração da Cidade. A pesquisa Datafolha ainda mostrou o posicionamento dos demais candidatos a prefeito: Esteves Jacinto, representante do PRTB, aparece com 2% das intenções de voto do eleitorado recifense, seguido pela candidata do PPL, a ex-vereadora Edna Costa, que tem 1% da preferência. Os prefeituráveis Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) também aparecem com 1%. Brancos, nulos e nenhum somam 13% e 10% dos eleitores não souberam responder.

Rejeição
A pesquisa Datafolha também foi às ruas saber o percentual de rejeição entre os candidatos a prefeito do Recife. O democrata Mendonça Filho é o que aparece com maior índice (26%). Nesse quesito, os pesquisados dizem que não votariam nele de jeito nenhum. A rejeição apontada para os demais postulantes à PCR é a seguinte: tecnicamente empatado com Mendonça, o petista Humberto Costa assume a segunda posição de mais rejeitado, com 24% das pessoas afirmando que não votariam no senador.
 
Em seguida, aparecem Edna Costa, 18%; Jair Pedro, 17%; Geraldo Julio, 16%; Daniel Coelho e Roberto Numeriano empatados com 15%. Esteves Jacinto é o menos rejeitado, segundo o Datafolha, com apenas 14%. Dos eleitores que declararam votar em qualquer um dos candidatos à PCR ou que não rejeitavam nenhum dos postulantes, o índice foi de 8%. O percentual dos que rejeitaram todos os prefeituráveis ou declararam que não votariam em nenhum também foi de 8%. Ainda nesse quesito da entrevista, 13% dos consultados não souberam responder.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 19 e 20 de julho. Foram entrevistadas 828 pessoas na Capital pernambucana. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), sob o número 00049/2012.

Nenhum comentário :

Postar um comentário