terça-feira, 31 de julho de 2012

Lula vem ao Recife, mas visita terá tom diferente


(Humberto (E) aguardará informações da cúpula do PT sobre vinda de Lula (D) ao Recife (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)












O candidato a prefeito do Recife, Humberto Costa (PT), saiu da sessão de fotos do ex-presidente Lula com prefeituráveis do partido de vários Estados, nesta segunda-feira (30), com a certeza de que o principal cacique do partido tem tudo para desembarcar na capital pernambucana durante a campanha. Tudo dependerá dos resultados dos exames médicos ao qual Lula se submeterá, no dia 6. O prefeiturável, aproveitando a conversa a sós com o líder em meio aos registros, comentou sobre o cenário eleitoral no município, mostrando dados de pesquisas qualitativas e quantitativas. Segundo Humberto, o ex-presidente ficou animado com o que viu e pediu ao postulante para trabalhar, em seu discurso, a parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura do Recife (PCR), deixando o alinhamento com o Governo do Estado de lado.

“Foi um encontro rápido, até porque tinham mais de 200 pessoas. Não houve gravação. Conversamos rapidamente com Lula e ele reafirmou que vem para o Recife e falou da importância das parcerias do Governo Federal com a prefeitura. Ele perguntou sobre o cenário e mostrei pesquisas que o partido havia feito, as quantitativas e qualitativas. Ele disse que estava satisfeito com o que viu”, declarou Humberto Costa, em conversa com o Blog da Folha. Apesar da garantia do PT nacional, Humberto informou que só terá informações acerca da vinda de Lula ao Recife nos próximos 15 dias.

Caso os médicos deem “sinal verde” a Lula, o PT nacional vai fazer um cronograma de gravações e viagens pelo Brasil a ser cumprida pelo ex-presidente. Humberto tem expectativa de pelo menos uma visita ao Recife, mas as condições serão totalmente diferente das que o cardeal petista estava acostumado, durante agendas administrativas em sua terra natal.

A primeira dela é que provavelmente não será recepcionado, neste caso, pelo governador Eduardo Campos (PSB), haja vista que o socialista colocou um nome na disputa pela PCR, com a postulação de Geraldo Julio. Segundo porque, nos bastidores, ainda que Eduardo negue estremecimento na relação com o petista, Lula ainda estaria incomodado – para minimizar a sensação – com a candidatura do PSB no terreno do PT. E terceiro e último o evento tendo a ser restrito e mais curto, devido às condições de saúde de Lula.

Nenhum comentário :

Postar um comentário