quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jaboatão o Melhor é Possível!



Pedalando atrás de votos e em defesa da implantação de ciclovias em toda a área territorial do município de Jaboatão



Um dos meios de locomoção utilizado pelo vereador Robson Leite – PT em busca de votos nas eleições deste ano tem sido a bicicleta. E nas reuniões realizadas com os moradores verificamos que  um dos maiores quantitativos de reclamações é “a falta de ciclovias em nosso município”.

Em três  anos  e sete meses de mandato a gestão tucano somente implantou 800 metros de ciclovia na orla de Piedade, muito pouco para um município que tem 258,62 (Km²).  O vereador Robson Leite-PT já encaminhou diversos requerimentos solicitando a implantação de ciclovia em toda a extensão do território do nosso município.

O Projeto Ciclofaixas consiste em criar um mapa da cidade de Jaboatão dos Guararapes, com as rotas mais seguras para os ciclistas se deslocarem pela cidade.  A proposta prevê  a demarcação dessas vias, criando um Sistema Cicloviário baseado em Ciclo-faixas, não será necessário construir vias exclusivas. O máximo de interferência que poderá ocorrer, será o estreitamento de algumas vias para pintar uma faixa de, no mínimo, 1 metro de largura, exclusiva para ciclistas. 

Vale ressaltar que atitudes de restrição aos veículos são as únicas alternativas para darmos um basta ao caos que é causado, exclusivamente pelos carros. Muitas cidades já vem utilizando políticas de estreitamento de faixas, visando diminuir a velocidade dos carros em determinadas vias e conseqüentemente, aumentando o espaço destinado para pedestres e ciclistas.

Em diversas cidades do mundo, onde os males causados pelos veículos são controlados, existe uma enorme dificuldade em se estacionar em qualquer via, já que a maioria, principalmente as que ficam em bairros residenciais, existem ciclofaixas dos dois lados da via, o que inibe o motorista a usar seu veículo, já que ele terá uma enorme dificuldade em estacionar sem cometer uma irregularidade de trânsito, ou seja, parar sobre a ciclofaixa.


Nenhum comentário :

Postar um comentário